RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME UMA LIÇÃO DE AMOR

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

O protagonista é o personagem Sam Dawson, interpretado por Sean Penn. Sam possui oligofrenia moderada, também conhecida por retardo mental moderado ou imbecilidade. A causa não é muito bem especificada no filme. O protagonista é um pai que cria sua filha, Lucy (Dakota Fanning). A mãe da criança era uma moradora de rua que Sam acolhera em seu lar que, após o parto, os abandonou. A partir desse artigo tem-se como foco a saúde da mulher, focando-se, principalmente, na redução da mortalidade materna. A grande diferença entre o sistema de saúde dos Estados Unidos (EUA), cenário do filme, e do Brasil é essa. Nos EUA, a atenção à saúde é vista como um problema individual, não público. No Brasil, a saúde é vista como um problema público com o modelo universalista.

Criado em 1988 pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Saúde de 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios doutrinários a universalidade, equidade e integralidade. Portanto, o sentimento de pertencimento social é de fundamental importância na prevenção do suicídio. O significado de “pai” vai além de simplesmente progenitor. Pai é aquele que tem responsabilidade para com seu filho, que procura uma proximidade e convivência, que expressa afetividade e procura ser o melhor para seu filho (MAZZO; ALMEIDA, 2020). Sam, apesar de seu retardo mental”, apresenta todas essas características. É sempre muito atencioso e amoroso com a filha e, quando percebe que não consegue suprir alguma necessidade dela, busca ajuda com os amigos. Os estudos indicam que a privação paterna da criança pode levar a problemas no desenvolvimento, o que é inclusive considerado um fator de risco (BLACK, 1999; MARSHALL, 2001).

Um estudo realizado com 855 crianças mostra que quanto maior o suporte paterno aos filhos, menores eram as chances de problemas comportamentais e sintomas depressivos, assim como o melhor desenvolvimento cognitivo (DUBOWITZ, 2001). Em relação à depressão, foi constatado que mais de 50% dos casos de suicídio estão relacionados com essa patologia (BARRACLOUGH, 1974; BERTOLOTE, 2003; ROBINS, 1959). O suporte social é um fator de proteção caracterizado por ações ou comportamentos de suporte emocional, de informação, de avaliação e suporte instrumental (HOUSE, 1981; ISRAEL, 1985). A Constituição Federal de 1988 é baseada em princípios iluministas. UM MODELO PARA ORIENTAÇÃO FAMILIAL EM OLIGOFRENIAS. Arquivo de Neuropsiquiatria, volume 34, São Paulo, 1976. DUBOWITZ, H. BLACK, M. M. RUNYAN, D. K. Father involvement and children's functioning at age 6 years: a multisite study.  Child Maltreatment, 6 ,300-309.

MARSHALL, D. Sainsbury, P. One hundread cases of suicide: Clinical aspects. Br J Psychiatry, 125, 355‐373. Bertolote, J. M. Gassner, S. Kayes, J. Some clinical considerajons in the prevenjon of suicide based on a study of 134 succesful suicides. Am J Public Health, 49, 888‐899. Israel, B. Documentário SICKO – SOS Saúde. Karl Marx. O Capital.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download