Projeto multidisciplinar I Gestão Comercial

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

JUSTIFICATIVAS DA ESCOLHA DO TEMA. TEMA. OBJETIVOS. Objetivos Geral. Objetivos Específicos. Participação da Empresa no Mercado. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAL. AREA COMERCIAL. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS. Relevância do Estudo O estudo se faz necessário para este primeiro momento o aluno e membros do corpo docente conheça a empresa apresentada na sua base, para que posteriormente os mesmos possam desenvolver projetos mais aprofundados na área de Gestão Comercial utilizando esse documento. Metodologia Segundo Vergara (1998), o leitor deve ser informada sobre o tipo de pesquisa que será realizada, sua conceituação e justificativa e pode ser classificada em dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. Para atingir os objetivos do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias de dados, selecionando livros, periódicos, monografias sobre o tema em questão.

Além disso, outras fontes que continham informações sobre o assunto que será desenvolvido também serão utilizadas. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa será o histórico analítico. No meio disso tudo, em 1885 um grupo de pequenas indústrias paulistas adquirem um terreno na cidade de São Paulo, instaurada como Companhia Antarctica Paulista onde começaram a produzir gelo e produtos alimentícios, apenas em 1889 a mesma começa sua produção de cerveja. Assim, em meados de 1992 quando a Antártica comprou a Brahma que as duas juntas tinham forças para brigar com concorrentes estrangeiros. Oficializando assim no dia primeiro de julho de 1999 o nascimento a Ambev. Juntas, em 2004 já ocupava o quanti lugar da maior cervejaria do mundo, sendo adquirida pela empresa belga Interbrew que ocupava o terceiro lugar nesse ranking, da fusão, nasceu a Inbev que passou a ser considerada a maior do mundo até os dias atuais.

Missões, Visão e Valores. A Companhia é, juntamente 1AMBEV: Brasil. Disponível em: <http://ri. ambev. com. br/conteudo_pt. Produtos e Serviços A empresa é classificada como produtora de bens em consumos, produzindo Cervejas, refrigerantes e outros tipos de bebidas, contendo em seu portfólio mais de trinta marcas. A empresa por ser originalmente Brasileira utilizada isso como forma de aproximar os clientes dos seus produtos, assim como fez no ano de 2004, onde lançou a campanha Multinacional Verde-Amarela que tinha como principal objetivo levar para o comercio exterior o guaraná produzido no Brasil, titulado como Guaraná Antártica. Atualmente a empresa lançou um projeto de metas ambientais para o ano de 2025, sendo:  Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria AmBev deve ser advinda de fontes renováveis.

Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.  Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona. Dessa maneira, a Ambev S. A. assumiu diretamente os segmentos operacionais divulgados da, atualmente extinta, Companhia de Bebidas das Américas - Ambev, que mantivemos abaixo para fins exemplificativos nos períodos abaixo indicados:  Produtos e serviços comercializados pela Companhia  Nos três últimos exercícios sociais, as receitas da Companhia e da, atualmente extinta, Companhia de Bebidas das Américas – Ambev decorreu, principalmente, de operações que envolvem a produção e comercialização de cervejas, refrigerantes e outras bebidas não carbonadas, malte e subprodutos.

 Receita proveniente do segmento e sua participação na receita líquida da Companhia. Estrutura Organizacional A Administração central da Companhia esta localizada no Centro Empresarial de São Paulo, a mesma conta está relacionada ao organograma abaixo. Essa rede é formada por 550 distribuidores exclusivos, 45 centros de distribuição direta, uma frota de 16 mil caminhões e 11 mil vendedores responsáveis pela realização de 365 mil visitas diárias aos pontos de venda. A maior parte desses pontos de venda e distribuição é terceirizada, principalmente a área de transporte. Um dos aspectos-chave na estratégia da AmBev é a busca contínua por novos meios de maximização da eficiência da sua rede de distribuição. Um exemplo disso foi à introdução do uso de computadores de mão (palmtops) pelos vendedores da Empresa, permitindo a análise da base de dados de cada ponto-de-venda a ser visitado - incluindo market share, histórico de pedidos, estoques, tipos de embalagens, preço médio etc.

de forma a tornar ainda mais efetivo o processo de negociação. CONSIDERAÇÕES FINAIS A fusão estudada pode ser interpretada como uma aquisição da Antárctica pela Brahma, do que uma fusão propriamente dita, pois quando duas empresas se unem aparece sempre algumas dificuldades como problemas culturais e de gestão, que no caso específico estudado, aparentemente não vem ocorrendo. A Antárctica aceitou de maneira "submissa" a imposição da cultura, das práticas de gestão da Brahma, o que dá mostras de que ela foi comprada. A criação da primeira empresa multinacional brasileira pode representar o início de uma fase de avanços e integração da economia com o mercado mundial, mudando um pouco a imagem e a atuação de vendedor que o Brasil desempenha na atual onda para comprador, colocando-o numa posição de destaque no cenário internacional.

Uma vez que a AmBev detém quase o monopólio do segmento no qual atua, o de cerveja, utilizando-se do seu poder de barganha junto tanto de fornecedores, como de distribuidores. Isto sem mencionar na logística e nos pontos de distribuição que a AmBev contará para vender, que é muito diversificada e segmentada na economia brasileira, sendo assim, um dos fatores mais fortes e rentáveis da fusão. Campinas, dez. Pág. CORREA, C. No limite. Revista Exame, São Paulo, Nº25, Ano 34, Edição 729, 13 dez. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. AMBEV: Brasil. Disponível em: <http://ri. ambev. com.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download