Homem, Cultura e Sociedade

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Direito

Documento 1

° Semestre/ 2019. LOCAL 2019 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Modelo de Negócios – Empresa de Calçados Sustentáveis 6 Quadro 1 - Impactos positivos e negativos da implantação da empresa de calçados sustentáveis em dada comunidade. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 1. MODELO DE NEGÓCIOS 6 2. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 8 3. Por fim, na quinta e última seção, o propósito foi realizar uma reflexão sobre a adoção de determinados termos possíveis a constar no acordo coletivo de trabalho com o sindicato dos trabalhadores. Encerraremos o trabalho com nossas conclusões quanto ao seu desenvolvimento. MODELO DE NEGÓCIOS O Modelo de Negócios de calçados sustentáveis, em planejamento, é apresando pela Figura 1, através da metodologia, conhecida como Canvas. Conforme Juliano (2006), a metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem o examina, da maneira como o proponente do modelo concebeu-a.

JULIANO, 2006, p. A compra dos produtos será realizada por meio da internet (loja virtual) e serão entregues por meio de empresas especializadas em logística (como os Correios). Os recursos chaves. Nossos principais recursos são: i) a fábrica, onde serão confeccionados os calçados; ii) nossos canais de distribuição, que são os meios de interação entre a empresa e o cliente; e, iii) nossa marca, mais precisamente a reputação da marca. As atividades chaves. São atividades chaves da empresa: i) a produção, realizada por meio de nossa fábrica; ii) o marketing, que será feito por meio de nossos canais de comunicação; e, iii) a logística, pensada da aquisição da matéria prima, até a entrega do produto aos nossos clientes.

A dimensão ambiental refere-se aos efeitos causados ao meio ambiente, tais como geração de resíduos, utilização dos recursos naturais etc. Tendo em vista a instalação da empresa de calçados sustentáveis, relacionamos no Quadro 1 os principais impactos positivos e negativos que a empresa pode causar na localidade onde será implantada. Quadro 1 - Impactos positivos e negativos da implantação da empresa de calçados sustentáveis em dada comunidade. DIMENSÃO IMPACTOS POSITIVOS IMPACTOS NEGATIVOS Ambiental Preservação ambiental a partir de uma produção limpa Utilização de parte dos resíduos da própria vizinhança na produção Conservação dos recursos ambientais Aumento da poluição sonora Emissão de poluentes no ar Econômica Ampliação dos postos de trabalho Aumento do consumo no comércio local Oportunidade de novos negócios locais (restaurantes, lanchonetes etc.

Aumento do custo de vida local, tendo em vista a ampliação da demanda por serviços como alimentação Social Ampliação dos postos de trabalho Ampliação da infraestrutura de transporte local Ampliação das redes de telecomunicação local Aumento da violência Preferência por mão de bora externa à comunidade Fonte: Elaboração Própria. Nesta declaração são definidos, portanto, as características de um produto que deverá ser entregue. Dessa forma, apresentamos a Declaração de Escopo do Projeto de criação da empresa de calçados sustentáveis. DECLARAÇÃO DE ESCOPO Descrição do escopo do produto: Projeto de criação de uma empresa de calçados sustentáveis. Critérios de aceitação do produto: A conclusão do projeto deve ocorrer dentro de 60 dias a contar do início de sua elaboração.

Entregas do projeto: Primárias – Plano de Negócios, Análise de Mercado; Secundárias: Manual para registro da empresa. Para isso, ela precisa estar aberta a novas experiências e processos de mudanças contínuos. Isso inclui, conforme a definição que adotamos de inovação, a adoção de novos processos produtivos, a constante melhoria dos serviços e produtos prestados e o desenvolvimento e/ ou a incorporação de novas tecnologias, só para citar alguns exemplos. Neste sentido, a empresa se manterá competitiva no mercado e antenada a um perfil de consumidores que tem se tornado cada dia mais exigentes em relação às suas práticas de consumo. Ações que uma empresa pode realizar para incentivar a inovação e um ambiente criativo Dentre as concepções de inovação encontradas tanto em Melo e Bagno (2017), quanto em Rodrigues (2016), destacamos as seguintes ações como promotoras de uma gestão da inovação que proporcionará um ambiente criativo na empresa de calçados sustentáveis: Definir e comunicar claramente quais os objetivos da empresa, isso proporciona que as pessoas compreendam qual o resultado que deve ser alcançado por meio do seu trabalho.

Estabelecer diálogo constante entre todos os níveis hierárquicos, favorece o compartilhamento de ideias que podem resultar em mudanças organizacionais importantes para melhorar os resultados da empresa. O acordo coletivo poderá dispor sobre normas de saúde, higiene e segurança que afrontam literalmente a Norma Regulamentadora n°23 (Proteção contra incêndios) do Ministério do Trabalho, impondo novas regras, menos protetivas, a respeito do controle de incêndio na empresa? Também não, o Inciso XVII, Art. B, da CLT, caracteriza objetivo ilícito de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho “dispor sobre normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadas do Ministério do Trabalho”. A empresa poderia fixar com o sindicato o intervalo intrajornada (aquela pausa de descanso que ocorre durante a jornada) em 30 minutos, independentemente da carga horária diária/ jornada diária dos empregados? Sim, no caso a fixação de intervalo intrajornada em 30 minutos independentemente da carga horária diária/ jornada diária dos empregados atende o disposto no Inciso III, Art.

A. A vedação existente é para intervalos intrajornadas inferiores à 30 minutos para jornadas superiores a 6 horas diárias. Por fim, conseguimos, através das hipóteses levantadas para um possível acordo coletivo de trabalho, verificar os limites e possibilidades dados pela legislação trabalhista brasileira. REFERÊNCIAS BRASIL. Decreto-Lei n. de 01 de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A. p. FRAZÃO, Ana. Função social da empresa. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Disponível em: <http://www. inmetro. gov. br/>. br/rpo/article/view/2376> Acesso em 09 mai. PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. p.

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