RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. PLANOS DE AULA. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Dentro desse contexto esta o professor. Cabe ao educador compreender os processos de desenvolvimento de cada um da suas crianças, ver e aceita-los como são, respeitar o tempo de aprendizado que cada um precisa para se situar dentro do contexto educacional. Dentro dessa perspectiva, percebemos que o 4 ensino é de grande importância para a vida de qualquer ser humano, e visa formar sujeitos autônomos e conscientes. Tudo isso faz parte de um processo muito importante da vida acadêmica, pois possibilita observar e compreender a rotina escolar e de todos os envolvidos no processo de educação, percebendo as dificuldades e desafio enfrentadas pelos docentes.

Por meio das leituras aqui estudada foi possivel observar, e adquirir conhecimento para que no futuro campo de atuação, além de que a integração entre prática e teoria do estágio permite não apenas observar as dimensões da realidade escolar em relação a sua contextualização social, como também a construir um novo olhar quanto à aprendizagem e a importância do educador neste processo. Também se destacam aspectos que visam a utilização do conceito de professor reflexivo. Refletir sobre sua prática pedagógica é a oportunidade de um maior embasamento para sua formação docente. O olhar a seu trabalho lhe oportuniza uma formação crítica e qualificada que, pode ser considerada mais preparada à realidade educacional a ser encontrada nas salas de aula.

Conforme a modalidade de ensino do estágio, compreende-se a importância de enfatizar a psicologia histórico-cultural de Vygotsky, A. N. As metas aqui propostas efetivar-se-ão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento de todos os profissionais que participaram da elaboração. Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias. O Projeto Político Pedagógico (PPP) não deseja ser um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados.

O objetivo é que este projeto represente uma consistente e significativa contribuição a todos os envolvidos na Educação Infantil, cujo resultado seja garantir à criança o acesso a processos de apropriação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como os direitos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo 8 que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. De tal modo, o trabalho com a língua escrita com crianças não pode ser uma prática mecânica, sem sentido e centrada na decodificação do escrito. Sua 9 apropriação pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pela professora e pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas, mesmo sem saber ler e escrever.

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico exige que a comunidade escolar investigue e reflita sua realidade, repense e reorganize sua prática e preveja ações para um futuro melhor buscando eliminar relações competitivas, corporativas e autoritárias. No presente documento estão registrados dados estatísticos da realidade escolar, sonhos e os desejos de construir uma escola mais justa, buscando superar as desigualdades e resgatar o respeito humano, através de ações previstas a curto, médio e longo prazo de acordo com as possibilidades e necessidades dessa comunidade. O objetivo é que este Projeto Politico Pedagógico represente uma consistente e significativa contribuição a todos os envolvidos na Educação Infantil, cujo resultado seja garantir à criança o acesso a processos de apropriação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como os direitos.

Os temas transversais são de suma importância, pois trabalham temas relevantes que englobam a vida do ser humano como um todo. Os conteúdos continuam sendo os referenciais do sistema educacional no cotidiano, que são: direitos da criança e do adolescente, educação para o trânsito, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso, educação em direitos humanos, educação das relações étnicoraciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, educação financeira fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural e manifestações culturais. O guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares.

Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. O desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares que são eles: -Problematização da realidade e das situações de aprendizagem, - Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica - Integração das habilidade e competências curriculares à resolução de problemas - Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. Pré-escola crianças de 0 a3 anos – trabalho está voltado ao desenvolvimento das sensações das habilidades motoras e da linguagem (Físico, psicológico, motor e oralidades). Pre escola de 4 a 5 anos – Possibilidades de apresentar as áreas do conhecimento, introduzindo linguagens conteúdos, a linguagens, desenvolvendo varias atividades, objetivando e aprofundados nos conhecimentos das etapas a seguir do ensino.

 Acolhimento da criança em sala;  Roda de conversa – Contação de história  Alimentação da criança;  Atividades Proposta;  Hora do soninho  Desperta da criança  Hora da brincadeira Ou seja, a rotina é a estruturação básica e fundamental, para que a criança possa se situar, habituar e se relacionar socialmente nos espaços da educação infantil. Logo a rotina tem como foco organizar o tempo e o espaço. No entanto é importante destacar que a rotina não precisa ser rígida e nem limitada, mas deve ser flexível, rica, alegre e prazerosa. A coordenação pedagógica e o professor que atuam na educação infantil devem ter o compromisso profissional de planejar para as crianças, levando em conta os estudos do desenvolvimento infantil, a historicidade da infância, as políticas voltadas para esta etapa da educação básica promovendo situações desafiadoras que proporcionem às crianças a apropriação de conhecimento.

O acompanhamento pedagógico aos professores é feito no cotidiano escolar, nos dias de planejamento e formação pedagógica. São nesses momentos que o Coordenador Pedagógico acompanha a elaboração dos planos de aula anual, mensal e diário, articulando e mediando as particularidades de cada turma. Acompanha também, os registros dos Diários de Classe no sistema de gestão escolar, prepara e ministra formações aos professores, participa de reuniões com toda a equipe escolar e com os pais e de plantões pedagógicos. A coordenação pedagógica tem consciência do seu papel de incentivador da busca constante de conhecimento, promovendo assim, em sua prática diária, o hábito de estudos e propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhoria e eficiência no desempenho do trabalho didáticopedagógico, ou seja, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

No processo de aprendizagem da criança é necessário esse acompanhamento escolar, não somente quando a criança apresenta um mau desempenho, mas no decorrer de todo processo educacional. Através da pesquisa e perante as respostas dadas pelos pais, percebo que os mesmos não manifestam o interesse de ir à escola, talvez por não compreenderem como é relevante a participação e acompanhamento escolar de seus filhos. Em nossa escola e muito importante a participação dos pais e aqui eles participam mesmo. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. É fundamental que a relação entre equipe administrativa e pedagógica esteja em consonância para que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos seja elaborado com qualidade.

As transformações no mundo trazem novas formas de troca de conhecimento. É importante que a escola e o professor levem em consideração que a criança é um ser pensante, e que traz consigo vivências e experiências de mundo variadas. A partir desta visão, a inserção 18 de artefatos culturais em novas tecnologias digitais, podem gerar saltos culturais no meio escolar. Fazem referência às tecnologias digitais, tanto a Tecnologia da Comunicação, que trata da maneira de veiculares informações, incluindo as mídias básicas como revistas, jornais, livros, fax, telefone, rádio, vídeos e internet, quanto a tecnologia da Informação, que trata da maneira de gravar, armazenar, reproduzir e processar informações por meio de catálogos, fitas magnéticas, câmeras fotográficas, HDs, CDs, máquinas de fotocopiar.

Apesar das dificuldades enfrentadas na inserção destes artefatos na prática pedagógica, é inegável a importância de se repensar que a escola pode trazer para seu meio recursos que proporcionarão meios mais criativos de aprendizagem. PLANOS DE AULA Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Série: Linguagens Pré II Turma: Período Conteúdos: A Matutino * Linguagem oral e escrita – O reconhecimento do uso do computador ou tablet  Identificar as funções do tablet; OBJETIVOS Geral:  Trabalhar de forma lúdica o uso das tecnologias como um recurso de ensino aprendizagem, as atividades desenvolvidas junto aos alunos da Educação Infantil objetivando, de uma maneira geral, atentar aos seguintes aspectos de habilidades. Específicos:  Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas;  Ligar e desligar um tablet.

 Identificar e manusear corretamente seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);  Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais;.  Estimular o gosto pela leitura através das histórias lidas com uso dos tablets/computador disponível na escola,  Estimular a imaginação e a capacidade de expressão e reconhecimentos do 21 alfabeto. Metodologia Trabalha-se com muitos jogos para introduzir ou rever, retomar conteúdos trabalhados no primeiro momento da aula. O reconhecimento do uso do computador ou tablet/celular OBJETIVOS Geral:  Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado; Específicos:  Reconhecer e explorar tecnologias digitais;  Identificar o computador como meio de comunicação moderna  Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, Metodologia Trabalharemos a definição de tecnologia digital, usando ou brincando em meio digital, (fotos) com o intuito de transferir ou manipular dados, por exemplo, usando um tablet para tirar foto de um parente e gravando uma entrevista sobre sua história de vida.

Recursos: Computador Internet Tablet Celular Avaliação: Se dará através da observação do desempenho de cada criança, através da atividade proposta. Referencias: http://play. fisher-price. com/pt_BR/gamesandactivities/onlinegames/index. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 2018. BNCC. BRASIL. Ministério da Educação. C. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Editora Unesp. Scielo Books. P.

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