RESENHA CRÍTICA COMPARATIVA DE CONSUMIDORES EE CIDADÃOS, de Néstor García Canclini E DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES: comunicação, cultura e hegemonia, de Jesús Barbero Martin

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Nome completo do Professor São Paulo/SP 2018 RESENHA MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. CANCLINI, Néstor García. É considerado um dos maiores investigadores em comunicação, estudos culturais e sociologia da América Latina. Formado em filosofia em 1975, pela Universidade Nacional da Prata, concluiu o doutorado em Paris três anos depois. Foi docente nas universidades de La Plata, Buenos Aires, Stanford, Austin Barcelona e São Paulo. Partir de 1990 tornou-se docente da Universidad Autónoma Metropolitana no México, onde mora. Para Jesús o conceito de Mediações se definem ao meio em que se está, a sociedade em que se vive, e ela é mutável de acordo com que as pessoas ou receptores, como diz, entendem esse meio e absorvem essas mensagens.

Canclini ainda realça que a carência de estudos aprofundados sobre o consumo é o diferencial que falta para o real entendimento da comunicação de massa e recepção. Martín-Barbero, Canclini concordam que em relação a comunicação e cultura, é necessária uma análise mais processual, para que a cultura possa ser estudada, aprofundada e reinventada. Martin-Barbero insiste na primordialidade, de remoldar instrumentos metodológicos para o estudo da recepção, pois considera ineficaz a pesquisa com entrevistas e questionários. Canclini corrobora a ideia de Jesús uma vez que também critica a pesquisa como mecanismo acreditando na criação de novas perspectivas metodológicas. Em Consumidores e Cidadãos Canclini nos diz que em relação ao consumo o bom senso não condiz com o senso comum, levando ao entendimento de que consumir está relacionado a gastos inúteis e compulsivos.

Como primeira etapa, classificou os movimentos revolucionários de um período, tornando possível a fusão cultural popular e urbana, que originaram novos espaços para o povo, inclusive em relação a produções musicais. Quanto a segunda, considerou a hegemonia da indústria cultural, e a migração em massa dos grandes centros urbanos. Nota-se que o nacionalismo guiado pelo populismo, padronizou os costumes, gostos e comportamentos – característica da massificação cultural, ressaltando ainda que o cinema e o rádio se tornaram mediadores do moderno e do tradicional. Já na terceira etapa o nacionalismo é substituído pelo transnacional, levando a uma homogeneização dos estilos e identidades. O autor ainda analisa as formações de movimentos culturais locais, considerando os bairros mediadores da cultura privada e pública, onde se pode estabelecer uma nova forma das relações sociais.

Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização.

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