Aplicar teste de natação e mergulhar em apneia aos acadêmico de Bach Ed. Fisica do 4º ano

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Dedico este trabalho de conclusão de curso A minha família, razão de minha existência. A Deus. Agradeço ao meu orientador pela paciência e grande ensinamentos. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. AGRADECIMENTO Agradeço primeiramente a Deus, por ter me concedido força e coragem para lutar todos os dias. Tabela 7: Pontuação da prova de Deslocamento em Meio Líquido. Sumário 1. INTRODUÇÃO 11 2. Objetivo geral 15 2. Objetivos específicos 15 3. a Fase: Dados dos alunos selecionados para aplicação dos testes 19 4. Aplicação dos testes de deslocamento em meio líquido 21 4. Aplicação da pontuação dos testes de deslocamento em meio líquido 22 5. CONCLUSÃO 24 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25 7. Quanto ao teste de natação em 200m, apenas 28% dos alunos apresentaram aptidão, um valor inferior a um terço da população total entrevistada, indicando que o índice de aptidão para esta modalidade ainda é muito baixo, sendo necessário maior enfoque dos profissionais da área e de órgãos do governo, tendo em vista o alto número de afogamentos registrado no país e da necessidade de projetos de prevenção de saúde pública.

Palavras-chave: natação, mergulho em apneia, deslocamento em meio líquido ABSTRACT The present study had as objective, to evaluate the (UEPG) aptitude to the displacement in liquid middle, and to the dive in apneia, of the academics of the 4th year of the course of Baccalaureate in Physical education, of the State University of Ponta Grossa. They were applied two tests, being a displacement test, swimming 200 m in 4 minutes and a dive test in apneia, rescuing 3 snooker balls, the a depth from 3 to 4 meters, in a delimited area of search of 1m², in 3 seconds. The tests were accomplished with to 7 students, between 21 and 25 years, being of these 4 of the masculine gender and 3 of the feminine gender. Among the 7 students that accomplished the swimming test, only 2 reached the objective, accomplishing him/it displacement in liquid middle of 200 m in an inferior time to 4 minutes, the others 5 students also completed the course of 200 m, however in superior times to 4 minutes.

A falta de infraestrutura nos locais com meios aquáticos, e também de profissionais especializados são um dos fatores que contribuem significativamente para estas ocorrências. BARROS, 2011). Dentre os registros de mortes causadas por afogamento no país, a faixa etária que representam os adolescentes, de 15 a 19 anos de idade, apresenta uma maior proporção, totalizando cerca de 49% dos óbitos registrados. Devendo-se destacar que o número de mortes causadas por afogamento de indivíduos do sexo masculino, representa um valor 6,8 vezes maiores do que os registrados pra os indivíduos do sexo feminino (SZPILMAN, 2018). Os afogamentos são, de acordo com relatório da SOBRASA em 2017, a 2ª causa de mortes de 1-9 anos, 3ª maior causa de mortes de 10-14 anos e 4ª maior causa de mortes de 15-24 anos.

Devendo este realizar treinamentos envolve três principais pilares sendo eles o físico, o mental e o emocional (SZPILMAN, 2017; SZPILMAN, 2018). Devem ser realizados treinamentos de resistência, velocidade, prática em águas com correntezas, prática em águas marítimas, “buracos” d’água, entre outros. Além da prática de natação, outro requisito necessário para que o guarda vida possa exercer um bom trabalho é o conhecimento e prática da técnica de mergulho em apneia (BARROS, 2011; SZPILMAN, 2017; SZPILMAN, 2018). A apneia é uma técnica de mergulho que quando trabalhada e treinada permite ao indivíduo uma maior capacidade de ação, nado e/ou mergulho, sem respirar. BARROS, 2011; NOBREGA, 2011 SZPILMAN, 2017). MATERIAL E MÉTODOS 3. Material Os testes de deslocamento em meio líquido, teste de natação e teste de mergulho em apneia, foram aplicados em sete indivíduos (acadêmico do 4º ano em Bacharelado de Educação Física).

Os testes de natação foram realizados na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e os testes de mergulho em apneia ocorreram no Clube Guarani, segundo os parâmetros do Edital nº 001 C GV - 2017/2018 - Corpo de Bombeiro do Paraná. Primeiramente, os alunos disponíveis para realização dos testes, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento (TCLE), em sequência realizou-se uma coleta de dados destes alunos, com o intuito de verificar suas aptidões em natação e no mergulho em apneia. Métodos O presente trabalho foi realizado em três fases, na primeira fase foi realizada a coleta de dados dos alunos disponíveis para a realização dos testes de natação e mergulho em apneia, acadêmicos do 4º ano em Bacharelado de Educação Física.

A partir do comando do avaliador, e concomitante acionamento do cronômetro, o aluno deslocou-se até a borda oposta, realizando qualquer estilo ou virada, e obrigatoriamente tocando com qualquer parte do corpo na borda de virada, não podendo agarrar-se nas bordas ou nos separadores flutuantes de raias, nem apoiar os pés no fundo da piscina, ou utilizar-se de meios como: palmar, nadadeiras e similares. A prova foi finalizada e consequentemente o cronometro parado, após o deslocamento do aluno em meio líquido por 200 m, tocando a borda de chegada da piscina com qualquer parte do corpo. Houve uma prévia demonstração da realização deste teste de natação por 200m, para todos os alunos que o realizaram. Teste de mergulho em apneia Para a realização deste teste, os indivíduos mergulharam em apneia e resgataram 3 bolas de sinuca, que estavam a uma profundidade entre 3 e de 4 metros, numa área delimitada de busca de 1m², no fundo da piscina.

O teste iniciou-se com o aluno, trajando obrigatoriamente sunga/maiô e touca, dentro da piscina flutuando na posição vertical logo acima do local do mergulho. m 1. m 1. m 50 m: 11,11% 100m:11,11% 200m: 25,92% Mergulho em apneia (3min) sim :44,44% não:55,55% Já mergulhou? sim: 55,55% não:44,44% Se sim qual a profundidade (m) 1m 3,70% 1,5m 3,70% 2m 11,11% 2,5m 3,70% 3m 29,62% 4. a Fase: Dados dos alunos selecionados para aplicação dos testes A partir da avaliação dos dados obtidos no questionário aplicado na 1ª Fase deste experimento, foram classificados 10 alunos(as), 7 alunos para aplicação de ambos os testes, 2 alunos para aplicação do teste de mergulho em apneia, e 1 aluna para aplicação do teste de natação por 200 metros. Dentre os 7 alunos(as) selecionados para aplicação de ambos os testes 4 são do gênero masculino e 3 do gênero feminino e estão apresentados na tabela 2.

Sendo assim, dos 10 alunos selecionados, apenas 7 realizaram os testes de natação e de mergulho em apneia. O tempo médio de execução do teste de deslocamento em meio líquido dos alunos foi de 04 minutos e 45 segundos com um desvio padrão de 01 minutos e 06 segundos, enquanto que o tempo médio de mergulho em apneia foi de 08 segundos e sessenta e oito centésimos com um desvio padrão de 02 segundos e 64 centésimos. Dos 7 alunos que realizaram ambos os testes, 2 conseguiram atingir o objetivo do teste de natação, realizando o deslocamento em meio líquido de 200 m em um tempo inferior a 4 minutos, foram eles feminino (1) e masculino (1). Já dos outros 5 alunos que realizam o teste de natação, 4 completaram o percurso de 200 m, porém em tempos superiores a 4 minutos, e um aluno, no caso feminino (3), não conseguiu completar os 200 m, pois durante o teste teve câimbras, percorrendo apenas 30 m.

Em relação ao teste de mergulho em apneia, dentre os 7 alunos, apenas 5 realizaram 100% do teste, foram eles feminino (1), feminino (2), masculino (1), masculino (2), e masculino (4). A aluno feminino (2) realizou o deslocamento em meio líquido em 4’20’, totalizando 30 pontos, enquanto a aluna feminino (1) obteve 62 postos realizando o teste em um período inferior a 4 minutos. O aluno que obteve a maior pontuação foi o masculino (1) com 88 pontos, realizando o deslocamento de 200 m em 3’48’’. Portanto, de acordo com a pontuação aplicada pelo Edital nº 001 C GV - 2017/2018 - Corpo de Bombeiro do Paraná, nos testes de natação, do qual foram baseados os testes aplicados neste trabalho, dentre os 7 acadêmicos do 4º ano em Bacharelado de Educação Física estariam indeferidos/reprovados três, sendo estes masculino (2), masculino (3) e masculino (4), um acadêmico estaria classificado, sendo este feminino (2), e 2 acadêmicos estariam deferidos/aprovados sendo estes feminino (1) e o masculino (1) classificando-se com aptidão para exercer a função de salva vidas.

CONCLUSÃO De acordo com os dados obtidos no teste de deslocamento em meio líquido, natação por 200 m em 4 minutos, apenas 2 dos 7 alunos que realizaram o teste, atingiram o objetivo, realizando o deslocamento em meio líquido de 200 m em um tempo inferior a 4 minutos, os demais 5 alunos também completaram o percurso de 200 m, porém em tempos superiores a 4 minutos. Os resultados do teste de mergulho em apneia, apontaram que, dos 7 alunos que o realizaram, apenas 5 conseguira completar 100% do teste, ou seja resgatar 3 bolas de sinuca, a uma profundidade entre 3 e 4 metros, numa área delimitada de busca de 1m², em 3 segundos. Curitiba, Pr. EDITAL n º 001 – CGV – Turma II – 2017/2018. NÓBREGA, R, T. Análise do Serviço de Guarda-Vidas nas Praias de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física.

Disponível em:<https://mail. google. com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxvzLWwMFRWnSxGbdvCZfqZljfsz?projector=1&messagePartId=0. Acesso em 28 de outubro de 2018. SZPILMAN, D. ANEXOS 7. Questionário/Formulário de coleta de dados Tabela 1: Questionário/Formulário de coleta de dados dos alunos do 4º ano em Bacharelado de Educação Física. Turmas A e B Gêneros Idade Natação 200m em 4 min Mergulho em apneia (3min) Tempo de prática em natação Estilo de natação: 1. Crawl 1. m 1. EXEMPLO DE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE): JUSTIFICATIVA: Os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) têm por finalidade possibilitar, aos sujeitos da pesquisa, o mais amplo esclarecimento sobre a aplicar teste de natação e mergulhar a ser realizada, seus riscos e benefícios, para que a sua manifestação de vontade no sentido de participar (ou não), seja efetivamente livre e consciente.

Mesmo nas hipóteses de necessidade representação, o TCLE vem escrito na primeira pessoa, pois é o representante do sujeito da pesquisa (e não ele próprio) quem toma conhecimento de todos os detalhes da aplicação do teste, para poder consentir adequadamente. No preenchimento dos TCLEs pelos sujeitos de pesquisa, a página que não for assinada, deve receber uma rubrica do sujeito de pesquisa e do pesquisador na página. A) MAIORES DE 18 ANOS E PLENAMENTE CAPAZES DE MANIFESTAR O SEU CONSENTIMENTO: quem assina é o próprio sujeito da pesquisa, ainda que esteja exposto a condicionamentos específicos (exemplo: acadêmico). Eu, ____________________________________, RG_____________________ estou sendo convidado a participar de um estudo denominado.

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