NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Diante desse cenário, a escola tem sido pressionada a unir, de modo eficiente, a tecnologia e a educação. No entanto nem todos os espaços físicos educacionais estão adaptados para receber os equipamentos tecnológicos e, além disso, muitos docentes ainda não dispõem de conhecimentos teóricos e práticos necessários para o uso e a transmissão do conhecimento utilizando como instrumentos os novos recursos didáticos. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade e a negligência desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais provocando um ensino anacrônico. PALAVRAS-CHAVE: Ensino-Aprendizagem. Formação docente. E a escola, enquanto instituição social, é convocada a atender esta demanda impulsionada pela sociedade. Uma vez que, é de fundamental importância que a escola se adeque a tais mudanças e adquira conhecimentos para poder satisfazer as necessidades educacionais da sua clientela, visto que, é preciso fornecer ao estudante conhecimentos e habilidades necessárias para que ele exerça plenamente a sua cidadania.

Partindo disso, é importante refletir que, ao longo dos anos a escola vem adaptando-se às inovações tecnológicas. Pois, em um momento da história a educação formal era baseada em aulas expositivas, com o enfoque no discurso do professor. Posteriormente inventou-se o quadro negro, que, de acordo com o MEC, ocorreu no século XXI, ferramenta que hoje está presente em todos os níveis de ensino. Isso acontece devido o homem ter criado e desenvolvido gradativamente diversas estratégias, recursos, utensílios, ferramentas e outros itens com a finalidade de auxiliar nas suas atividades do cotidiano. No entanto, a tecnologia não se resume a aparelhos eletrônicos tais como televisão, rádio, computador, tablete, smartphone, tampouco a redes sociais Facebook, Skype, entre outros. A tecnologia é um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

O homem constrói equipamentos ou ferramentas para a sua sobrevivência ou conforme suas necessidades. Porém, essas ferramentas precisam ser pesquisadas, planejadas, construídas e criadas. Instituições como as universidades estão, nesse contexto, desafiadas a acompanhar e adaptar-se às alterações ambientais provocadas pela aplicação de novas tecnologias, geralmente implementadas pela iniciativa privada, e desafiadas a produzir tecnologias e formação tecnológica que assegurem a seus egressos a capacidade de um excelente desempenho profissional para o enfrentamento competitivo do mercado de trabalho (2000, p. Com a evolução tecnológica que vem provocando impactos significativos nos mais diversos setores, sobretudo na educação em todos os seus níveis de ensino, que com a união entre tecnologia da informação e da comunicação (TIC) e educação surgem novas possibilidades e exigências no processo de ensino e aprendizagem.

Induzindo os professores a exploração de novas formas de ensino e ao aluno novas formas de aprendizagem. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade. De acordo com Moran (2000, p 17-18): As mudanças na educação dependem também dos alunos. da LDB n. Devido a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Educação Básica determinam que a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio, definindo que: A base nacional comum dos currículos do ensino médio será organizada em áreas de conhecimento, a saber: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemáticas e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. art. da Resolução CNE/CEB n. No entanto, a inserção das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um grande desafio para os professores, diante disso, as medidas a serem tomadas devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação de professores.

De acordo com Vosgerau (2011, p. se realmente queremos que as tecnologias representem benefícios na aprendizagem e na vida dos alunos, temos de começar a enxergar a escola como um todo, analisar as possibilidades, os limites, os entraves para escola se tornar realmente um espaço de inclusão social e digital, levando de fato nossas crianças e jovens a aprender mais e melhor. VOSGERAU, 2011, p. No cenário educacional, o avanço da tecnologia também ocorreu em fases e também foram modificadas. De acordo com Brito (2009) a transição midiática no contexto da educação pode ser divida em cinco fases. Com o surgimento do computador, após a Segunda Guerra mundial, passou a perceber sua utilidade no ambiente educativo, uma ferramenta muito valiosa no processo de transição do conhecimento e mais ainda interessante para o aluno por ser dinâmica e prática.

Desta forma, trazer as tecnologias para o ambiente educativo pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, mais atraente para quem aprende e mais dinâmico e prático para quem educa. Alguns anos atrás os estudantes vivenciaram dificuldades nas buscas de fontes de pesquisas, atualmente se resumem apenas um clique e toda uma gama de informações está à disposição do aluno. Basta o aluno saber utilizá-las com uma consciência crítica. Segundo Oliveira (2012): De maneira que, alunos e professore podem fazer das tecnologias elementos potencializados da aprendizagem. o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. De acordo com Martins: O educador é, sem dúvida, o elemento fundamental da comunidade educativa, pois desempenha a missão de formar a alma do educando.

Em função disso, não pode limitar-se ao mero transmissor de conhecimento. para cumprir bem sua missão o educador deve ser um estudioso permanente e ter um bom caráter isto é, seu comportamento em momento algum deve contradizer seus preceitos [. por causa do processo de tecnologia e dos meios de comunicação, a sociedade está em transformação permanente, o que exige de verdadeiro educador atualização constante por meio de cursos, congressos, simpósios, muita leitura, enfim o educador deve ser um estudioso constante (MARTINS 2007, p. Portanto, Professor e aluno precisam aprender a aprender como acessar a informação, onde buscá-la e como utilizá-la. Cidadãos com conhecimentos, habilidades e competências para enfrentarem uma sociedade globalizada, em rede e excludente. Desta forma, esse novo cenário demanda um “novo perfil” para os docentes, mais reflexivos, mais críticos e lúdicos, bem como novas instituições que priorizam formar profissionais preparados para lidar com as atuais demandas sociais.

TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO Partindo dessas reflexões, entende-se que os cursos que qualificam profissionais devem voltar seus olhares para a importância de incorporarem os recursos das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem na graduação. Toda e qualquer forma de comunicação que contemplem a atividade do professor pode ser considerada como ferramenta tecnológica educacional, que proporcione excelência no processo de ensino-aprendizagem. Essa imagem podem ser páginas da internet, entre outros conteúdos, como filmes ou até mesmo atividades elaboradas pelo professor. Seu benefício em relação às outras tecnologias é o fato que ele apresenta as funções presente em outros aparelhos. Nakashima, 2007) - Recursos virtuais a) Internet Com a internet usufruímos de um recurso dinâmico, atraente, de fácil acesso que possibilita o ingresso a um número ilimitado de informação, dando acesso a bibliotecas, informações de centros de pesquisas nacionais e internacionais.

No entanto dentre essa grande possibilidade de fácil e rápido acesso encontra-se muito conteúdo irrelevantes. Desta forma, é preciso o ponto de vista crítico no uso desses recursos. Trata-se de um pacote de aplicação do Google que funciona totalmente on-line e atualmente compõem-se de editores de texto, apresentação, planilhas, formulários e desenhos. Em uma turma universitária o professor pode compartilhar um documento e os alunos podem fazer alterações, e o professor pode acompanhar o processo de construção textual. É um ambiente social e acessível, um espaço de interação e de aprendizado colaborativo. Machado, 2009) CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante da instabilidade do processo de ensino e aprendizagem, o modelo tradicional de ensino tem sido posto à prova, isso ocorre em decorrência das transformações sociais ocasionados pelos avanços tecnológicos.

Partido disso, o que se propõe é uma escola contextualizada, que se situe com as mudanças sociais, pois, é evidente a urgência do aprimoramento dos novos recursos tecnológicos nas escolas públicas. Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996. BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Gestão democrática da educação para a formação humana: Conceitos e possibilidades. Em aberto. Gestão escolar e formação de gestores. Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. n. MELO, Kátia e VICÁRIA, Luciana e. Os Filhos da era digital: Como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças – e como protege-las das ameaças da internet. Revista Época, n. de 12/06/08. Disponível em: <http://revistaepoca.

Diálogo Educ. internet]. citado maio/ago] v. n. p. Educação a distância na transição pragmática. Ed. Campina, SP: Papirus, 2012. PORTO, T. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis relações construídas. dez. Parte Integrante da Veja). SILVEIRA, R. M. C. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. julho/dez 2008. TASPCOTT, Don. coord). TIC Educação 2011: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo. p 35-41. SANTANA, Deusimar Angelica.

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