ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LIDERANÇA: O DESAFIO DE ENCONTRAR LÍDERES

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão pública

Documento 1

ESPECIALISTA ADIVAL JOSÉ REINERT JUNIOR RESUMO A liderança é uma habilidade valorizada tanto nas empresas privadas como nas empresas públicas. O bom líder é aquele que impacta diante de suas ações com estratégias acertivas na busca dos resultados da organização, tramitando entre os programas e ações sob sua responsabilidade e na eficiência da motivação de seus liderados que assumem responsabilidades pelo exemplo de quem admiram. A boa governança pública exige líderes capazes de instigar as pessoas e incentivá-las na busca de um objetivo comum, priorizando a ética nas ações, a visão do todo e o atendimento às necessidades da população. Este trabalho tem por objetivo mostrar as características dos modelos de gestão pública aplicados no Brasil nas últimas décadas, bem como abordar a liderança na gestão pública nos dias atuais, entendendo que seja uma tendência para este setor.

Através de um estudo bibliográfico, este levantamento foi realizado em artigos publicados sobre o assunto, além de livros e revistas da área. O quadro abaixo demonstra resumidamente as fases da Administração Pública no Brasil, com referência as características dominantes de cada época. Quadro1 Administração Pública – dimensões estruturais PERÍODO CONTEXTO INSTITUCIONAL PARADIGMAS CARACTERÍSTICAS DA FASE 1900 – 1929 Estado Regulador-liberal ADM Pública como ciência jurídica Legalismo 1930 – 1979 Estado Administrativo ADM para o desenvolvimento Estado intervencionista ADM pública como ciência Administrativa Racionalização Desenvolvimentismo Racionalidade Competência técnica 1980 – 1989 Mobilização Social ADM Pública como ciência política Democratização Conflito de interesses Recursos escassos 1990. Redefinição do papel do Estado ADM Pública como Administração Pública Capacidade política aliada a competência técnica Fonte: KEINERT, Tânia M.

M. p. Competência e gestão técnica são as bases da administração pública, baseada nos modelos das empresas particulares. A partir de 1980, o país passa por um processo político-social, com o objetivo de reorganizar as instituições. A ciência política passa o ocupar o lugar das teorias administrativas, a Escola Nacional de Administração Pública implanta os modelos de formação, aperfeiçoamento e profissionalização dos servidores públicos de nível superior, voltando-se para a modernização do serviço público, (KLERING; PORSSE; GUADAGNIN, 2010, p. A implantação da nova Constituição Federal de 1988 engessou o Estado quando estendeu para as empresas públicas as mesmas burocracias administrativas do núcleo estratégico, com a perda de autonomia do Executivo sobre os órgãos públicos, e retirou das empresas de administração indireta a flexibilidade operacional.

O início dos anos 90 foi marcado pela globalização das economias. Nesta coerência, o Estado segue com seu papel de indutor e articulador do desenvolvimento, com forte atuação dos cidadãos que exigem transparência das suas ações, sem favoritismo político mas fomentador do crescimento econômico e da integração social. LIDERANÇA E CAPACIDADE ADMINISTRATIVA A liderança é usada nas organizações como forma de direcionar os esforços da empresa para a direção certa. Assim, espera-se que um líder oriente e traduza aos seu liderados os objetivos empresariais e espera-se que consiga dos colaboradores o apoio e os esforços necessários para atingir aqueles objetivos propostos. Liderança é o processo de encorajar os outros entusiasticamente na direção de objetivos.

Sem liderança, uma organização seria apenas uma confusão de máquinas e pessoas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria uma mistura confusa de instrumentos e de músicos. Bons líderes conseguem influenciar toda a sua equipe, trazendo vantagens à esta, como crescimento pessoal e profissional, por isso são tão valorizados. Nas organizações são prestigiados quando conseguem atrair seus liderados e incutir nestes os valores da empresa, tornando-a competitiva e buscando bons resultados empresariais. O Papel do Líder Com as mudanças que vem acontecendo tanto na gestão de pessoas de maneira geral, como com os novos paradigmas da gestão pública, o papel do líder é muito previlegiado nas organizações. Segundo Marini, 2011 (apud ENCINAS, 2012, p. anteriormente a preocupação era com o organograma que primava pela hierarquia, com papéis definidos de chefes e subordinados.

Maxwell (2008, p. cita que quando numa empresa tudo está tranquilo, quando ela está navegando em águas calmas é fácil dirigí-la, mas é nas águas turbulentas que o papel de um grande líder é indispensável, “quando uma organização está indo na direção errada é aí que os líderes realmente justificam seu salário!”. Gestor ou Líder? Para Covey, 2003 (apud SOUZA NETO, 2009, p. há diferenciação entre liderança e gerenciamento. Segundo ele, o gerenciamento trata dos melhores métodos para atingir os resultados planejados, enquanto que a liderança traça objetivos e metas, que serão realizados por pessoas, valorizando seus esforços e antecedendo o gerenciamento. O avanço tecnológico no mundo tem permitido a introdução de novas técnicas gerenciais além da comparação com as praticadas, fazendo com que se persiga um modelo comum em todos os lugares, (OCDE, 2002, p.

Assim como na espera privada, liderar é causar admiração nos outros, a ponto de impactar suas ações e fazer com que sejam atendidas e seguidas. Se na organização privada o líder a poucos deve causar impacto, na administração pública o público é bem mais diversificado, e diante das dificuldades encontradas neste setor, desde a insatisfação da população até os poucos recursos disponíveis para realizar todos os programas e ações públicos necessários, e é este o grande desafio do líder da gestão pública, encontrar uma maneira de liderar em meio as dificuldades que se apresentam no setor. ANÁLISE E DISCUSSÃO Semelhantemente a iniciativa privada, a liderança na gestão pública é fundamental para que os objetivos propostos pelas direções dos órgãos e instituições sejam cumpridos.

Dentre os objetivos da administração pública citamos: atender os cidadãos nas suas necessidades gerais, como infra-estrutura, locomoção, moradia, saúde e educação; ampliar sua representação no cenário interno e externo; promover a cidadania em toda a sua conceitualização e representar o Governo nas prerrogativas deste diante da sociedade. Dentro dos objetivos propostos, este estudo cumpriu com sua proposta sendo uma base teórica para futuras pesquisas na área, em questões sobre a liderança na administração pública e todas as suas interferências, bem como serve de base para novos estudos referentes aos novos conceitos dentro do novo modelo gerencial de administração pública. REFERÊNCIAS ENCINAS, Rafael. Gestão e liderança na administração pública e na iniciativa privada.

Página de Liderança. Brasília, 13 ago 2012. n 1. São Paulo: Jan/Abr 2015. Disponível em: < https://revistas. pucsp. br/index. Disponíve em: <http://www. scielo. br/pdf/rae/v34n3/a04v34n3. pdf>. Acesso em: 23 out 2018. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2001. MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança: o maior treinador de líderes da atualidade apresenta as grandes lições de liderança que aprendeu na vida. cecierj. edu. br/012016/ 0a8bd40c2ef6c9402944630443c10f85. pdf >. Acesso em: 23 out.

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