PROJETO INTEGRADOR: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Pesquisa de cunho bibliográfico. Palavras-chave: Práticas empresariais. Agronegócio. Brasil. INTRODUÇÃO A partir da compreensão que o comercio no Brasil é uma realidade em desenvolvimento, as políticas de exportação surgem como um mecanismo que impulsiona a economia do país. Patias et al (2015) ao considerar o cenário de atuação de uma empresa do setor agropecuário gaúcho identificou que a forma na qual esta empresa trabalha junto a criação de mecanismos em torno do seu desenvolvimento demonstra que a estratégia empresarial tem relação direta com a estrutura organizacional. Afinal, sob o ponto estratégico será a forma na qual a empresa estrutura-se que determinará quais frentes tem autonomia em meio as principais decisões da empresa e como isso afeta no andamento dos setores interligados a organização.

Chiavenato (2005) descreve a estrutura organizacional como o modo que empresas dividem o trabalho. No agronegócio, a cadeia de atividades volta-se ao processamento de matéria-prima bruta, onde o objetivo é a venda comercial do produto final. A questão é que até efetivar a venda, o produto ultrapassa diferentes processos, de modo a estratégia empresarial se caracterizar como sendo o caminho para que a trajetória dos produtos seja a mais produtiva possível em seus diferentes setores, desde a escolha da matéria-prima passando pelo processo industrial até a chegada ao consumidor, resultando assim no crescimento da empresa. Mediante ao contexto empresarial estabelecer meios que aumentem o percentual de resultados positivos ocorre como uma busca incessante por novas formas de adequar a empresa as exigências do mercado, seja este interno ou externo.

Durante essa busca por colocação, as empresas têm a tarefa de readaptar-se em diferentes momentos, é possível que durante tal processo certas mudanças envolvam a redução de gastos, assim como novos investimentos em equipamentos, matéria-prima e mão de obra, por exemplo. Assim, como forma de entender as mudanças, a reengenharia de processos, visa transcorrer sobre a importância dos ajustes no ambiente organizacional das empresas e, como os mesmos impactam em diferentes frentes da empresa. Desse modo, veremos em que pontos a reengenharia estabelece mudanças nas organizações e como as mesmas podem ser destinadas ao setor do agronegócio. A REEGENHARIA DE PROCESSOS COMO FATOR ESTRATÉGICO Ao considerar a questão estratégica das empresas, a reengenharia de processos estabelece uma relação de busca por melhorias em ambiente organizacional e, consequentemente, na forma de lidar com o cliente externo.

A partir dessa ideia, o mapeamento de processos visa a construção estratégica dos processos dentro das empresas, onde tais estratégias podem representar novas ações como também podem estar atreladas a melhorias de quadros já existentes. Segundo Gomes (2009, p. O mapeamento de processo é uma técnica usada para detalhar o processo de negócios focando os elementos importantes que influenciam em seu comportamento atual. A orientação do fluxo dos processos é importante porque transforma um simples layout de máquinas dentro de uma fábrica em uma série de processos, tentando reduzir distâncias entre operações, melhoras o aproveitamento do espaço e diminui o tempo de produção. Dessa forma, o principal ponto que se tem no ato de mapear os processos de uma empresa é identificar como estes podem ser mais eficientes.

Nesse ponto, a análise que se deve ter em mente é a harmonia entre economia e meio ambiente. Segundo Leite (2013) o incentivo a legalização ambiental pode ser considerado um passo para a criação de estratégias que possibilitem o desenvolvimento econômico cada vez mais aliado ao crescimento sustentável. Por outro lado, se as empresas entenderem que ao estabelecer como meta a analise organizacional será possível estabelecer outras formas de promover o crescimento sem que para isso sejam causados danos ao meio ambiente. Além disso, a própria questão da exportação de produtos representa o quanto os recursos naturais brasileiros são importantes para a economia do país. Logo, ao traçar metas que proponham o desenvolvimento as empresas, em especial, do agronegócio, estarão agindo de forma colaborativa para o crescimento desse mercado em escala mundial.

Disserta%c3%a7%c3%a3o%2015102013. pdf. Acesso em: 1 nov. GOMES, Diogo Rodrigues. Mapeamento de processos como ferramenta de avaliação de processo produtivo: estudo de caso em uma empresa do pólo de cerâmica de Campos-RJ. Gestão Sustentável dos Recursos Naturais: uma abordagem participativa. pp. Disponível em: http://books. scielo. org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824. Acesso em: 1 nov. PADILHA, A. C. M. et al. PATIAS, J. et al. A gestão estratégica aplicada em uma empresa do agronegócio gaúcho. In: Congresso Internacional de Adminstração - ADM 2015, 2015, Ponta Grossa-PR. Congresso Internacional de Adminstração - ADM 2015, 2015. p. Disponível em: http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000200343. Acesso em: 1 nov. SORDI, Jose Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração.

112 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download