AÇÕES DE MARKETING DIGITAL Um estudo de caso na empresa CNA Inglês Definitivo

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Orientadora _________________________________________________________________ Lucivania Filomeno Ponte Profa. Convidada _________________________________________________________________ Franklin Maciel Tavares Prof. Convidado Rio de Janeiro 2017 Dedico este trabalho à minha família, pelo apoio aos momentos de superação aos obstáculos que surgiram no processo de desenvolvimento deste trabalho. A minha amiga, Tamires Frazão, pelo incentivo e ajuda e à minha orientadora, Ana Lattanzi, pela confiança e por acreditar em mim. “Eu denomino meu campo de Gestão do Conhecimento, mas você não pode gerenciar conhecimento. Palavras-chave: Marketing; Marketing Digital; Escola de Idiomas; CNA. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CONTEXTUALIZAÇÃO 8 DELIMITAÇÃO DO TEMA 9 PROBLEMA DE PESQUISA 9 OBJETIVO GERAL 9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10 JUSTIFICATIVA 10 METODOLOGIA 11 1 TECNOLOGIA E MARKETING: HISTÓRIA E CONCEITOS 12 1. AS TRÊS ERAS: INDUSTRIAL, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO 14 1. MARKETING 16 1. A INTERNET 18 1. Redes Sociais 36 2. Inteligência de Mercado 39 3 CULTURAL NORTE AMERICANO 43 3.

MUNDO CNA 43 3. QUALIDADE DE ENSINO RECONHECIDA 43 3. MISSÃO, VISÃO E VALORES 43 3. LUCIANA FORTUNA 47 FIGURA 9. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE AS MARCAS 50 INTRODUÇÃO Ao longo deste estudo, serão apresentados conceitos, informações e análises sobre marketing digital, e respectivos conceitos, estratégias e ações, referenciando importantes livros e autores nesta área, bem como indicadores que destacam as principais vantagens competitivas sobre a aplicação do marketing digital nas empresas para atingir objetivos e metas de marketing, obter um determinado posicionamento de mercado, prospectar, atender e manter clientes, entre outras finalidades. Será utilizado um estudo de caso sobre as ações de marketing da empresa CNA Inglês Definitivo. CONTEXTUALIZAÇÃO A relevância dos canais tradicionais de transmissão e impressos tem diminuído nas últimas duas décadas, transformando a dinâmica entre as empresas e seus consumidores.

Os profissionais envolvidos com a área do marketing também precisam se adequar à evolução do mercado e da globalização, pois as pessoas estão tornando-se cada vez mais decisoras e formadoras de opinião. PROBLEMA DE PESQUISA Todos os meses, novas tecnologias e aplicativos são criados para facilitar o dia-a-dia das pessoas. São ferramentas e serviços digitais para todos os segmentos, onde alguns deles são ofertados gratuitamente por um período (degustação), e outros são complemante gratuitos, como por exemplo: sistemas de busca na Internet, mapas geográficos, dicionários, ferramentas para realizar cálculos em áreas específicas, alguns tipos de entretenimento (jogos, filmes, seriados, músicas, e-books1, vídeos), entre outras diversas utilidades. Tudo na palma da mão. Através de uma visão geral sobre o ambiente digital, surgem alguns questionamentos importantes.

Em que medida o CNA utiliza ações de marketing digital com estratégia de prospecção e retenção de clientes? OBJETIVO GERAL Os objetivos estão relacionados à área de marketing digital, tecnologia, informação e comunicação, onde o principal objetivo desse estudo é atender à necessidade apresentada no tema, ou seja, apresentar e analisar as principais estratégias de marketing digital disponíveis no mercado, tomando como base o estudo de caso da empresa CNA Inglês Definitivo. Nas últimas décadas, os meios de comunicação tiveram um crescimento bastante elevado, principalmente, em virtude das tecnologias da informação e da comunicação, com alcance em todo o mundo, grande capacidade de armazenamento, alta velocidade de comunicação e transformação eficiente de dados, flexibilidade e acessibilidade à informação, sobre a qual, a Internet é a protagonista.

A evolução da imprensa1 na história foi fundamental para que a comunicação atingisse a atual conjuntura. A invenção da imprensa é atribuída a Gutenberg devido à sua criação dos tipos móveis – tipografia –, reconhecido também pela evolução da prensa gráfica (Figura 1) utilizada na tipografia, cujo equipamento já era conhecido e utilizado para chapar moedas, espremer uvas, gerar impressões em tecido e acetinar o papel. Através deste momento revolucionário, foi possível disseminar conhecimento e informação para diversas regiões do mundo. Entre o término do século XVI e o começo do século XVII, a revolução científica iniciada na Europa acentuou as atribuições relacionadas à imprensa. referente à invenção do aparelho telefônico, em 1876. Fonte: Biblioteca Digital Mundial (2017).

O Brasil tem estado presente nos momentos mais significativos do desenvolvimento das telecomunicações no mundo. A começar pela primeira demonstração pública do telefone, no dia 25 de junho de 1876, na Exposição Universal comemorativa do Centenário da Independência dos Estados Unidos, num diálogo histórico entre o imperador Dom Pedro II e o inventor Alexander Graham Bell, perante a comissão científica que selecionava os melhores inventos da exposição. Culto e respeitado internacionalmente, o imperador brasileiro mantinha correspondência, havia muitos meses, com dois jovens inventores: Graham Bell e Thomas Edison, ambos com 29 anos. Drucker (1996), renomado consultor de empresas e autor de dezenas de livros sobre o assunto, foi a primeira pessoa a chamar o momento que estamos vivendo – pós era industrial – de era da informação.

Ele expõe claramente esse novo paradigma social ao relacionar o início da era da informação com a atitude dos soldados americanos que, após voltarem da II Guerra Mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade. Hoje, isto pode parecer óbvio, mas na época foi algo marcante, tendo em vista que os soldados que voltaram da I Guerra aspiravam apenas por um emprego seguro. Neste momento, por volta de 1946, o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional. A era da informação está diretamente relacionada com os avanços técnicos que permitiram o avanço e a consolidação do processo de globalização pelo mundo, no qual as distâncias foram encurtadas e a velocidade das transformações tecnológicas foi acelerada.

Marketing é, portanto, uma ferramenta fundamental para todas as empresas, em todos os segmentos de mercado. Mas, além do marketing utilizado para planejamento e ações da empresa, o marketing também é essencial como ferramenta para as pessoas que atuam de maneira direta ou indireta com a empresa, inclusive, a equipe comercial da empresa. Segundo Las Casas (2009, p. entender vendas sem ter conhecimento básico de marketing seria o mesmo que entender as condições especiais de algum seguro sem conhecer as suas condições gerais. ” A meta do marketing é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por sis só. É necessário estudar o público-alvo, coletando informações importantes e relevantes para desenvolver um planejamento de marketing que ofereça ações estratégicas para as equipes comerciais da empresa.

Ou seja, é necessário ter ferramentas e profissionais qualificados em alto nível para construir e gerenciar um bom briefing sobre o público-alvo, num trabalho conjunto entre marketing e vendas. O briefing ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto para outro, e o propósito de organizá-lo corretamente é o de assegurar a passagem da informação certa – da pessoa certa para a pessoa certa –, na hora certa, de maneira certa, com o custo certo. O sucesso ou fracasso dessa operação depende, é claro, de saber o que é certo no contexto, pois o que é certo para uma situação, pode não ser certo para outra. O processo de planejamento total tem como meta chegar a conclusões sobre: Quem deve ser influenciado? Como influenciar? Quando? A que custo? Esse processo é, portanto, uma investigação sistemática e uma troca meticulosa de informações, análise e exame, mantendo o que for relevante e descartando o que não for.

Hoje, o mundo vive em estado de globalização constante, onde a informação já não possui mais barreiras geográficas, e sua velocidade não pode ser mais mensurada. A Internet, responsável por tais características, é o meio tecnológico que revolucionou a maneira de viver da grande maioria das pessoas no mundo. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na era industrial, a Internet, atualmente, poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana (CASTELLS, 2004, p. Segundo o Ceptro (2017), a Web pode ser considerada um dos maiores sistemas criados pelo homem. Como sistema e ferramenta, ela interfere em praticamente todas as atividades humanas, com forte inserção em áreas como comunicação, ensino, pesquisa, economia, direito e serviços.

Através destas duas tecnologias, foi possível gerar os primeiros hyperlinks na Internet. No final dos anos 80, Tim Berners-Lee trabalhava como físico na Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN - European Organization for Nuclear Research) e idealizava uma maneira através da qual cientistas pudessem compartilhar documentos por meio da Internet. Antes de sua invenção, a comunicação pela Internet era limitada a texto puro, usando tecnologias como email, FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) e fóruns de discussão baseados na Usenet (do inglês Unix User Network, é um meio de comunicação onde usuários postam mensagens de texto em fóruns que são agrupados por assunto). A invenção da HTML baseava-se num modelo em que o conteúdo era armazenado em um servidor central e podia ser transferido e visualizado em uma estação de trabalho local por meio de um navegador.

Ela simplificou o acesso a conteúdos e permitiu a disponibilização de conteúdos enriquecidos (MDN – Rede de Desenvolvedores MOZILLA, 2017). Em 1996, foram lançados o Hotmail (Microsoft) e o UOL. Entre 1997 e 1999, destaca-se o lançamento do Google, maior motor de buscas da Internet atualmente, além da chegada da conexão ADSL9. Nesta época, já haviam mais de um milhão de sites no mundo. Em 2000, a Web 1. foi marcada, principalmente, pelo crescimento das compras online. é marcada, principalmente, pela participação direta do internauta como um gerador de conteúdos, que popularizou ferramentas e serviços como os blogs, chats online, sites para publicação de vídeos, redes sociais e wikis. Destaca-se também a revolução na mídia a partir da Web 2. Lévy (1998, p. faz uma comparação entre a mídia clássica e a mídia online, citando que: A mídia online faz melhor a difusão da mensagem e vai além: a mensagem pode ser manipulada, modificada à vontade, graças a um controle total de sua microestrutura [bit por bit].

Imagem, som e texto não têm materialidade fixa. TICs: Vantagem Competitiva no Mercado Para Porter (1999), informação é vantagem competitiva, se utilizada pelas empresas de maneira adequada e estratégica no mercado. Segundo Cavalari e Cunha (2008, p. a informação [. exerce papel fundamental na tomada de decisões pelos executivos das organizações. As empresas que possuem maior quantidade possível e acesso mais rápido à informação, de boa qualidade, podem defi nir mudanças em seu direcionamento à frente de seus concorrentes ao encontro de novas oportunidades. Uma das principais evidências para o surgimento do Google está relacionada à frustração de seus criadores com os websites de busca existentes, gerando assim o interesse em desenvolver um website de busca mais avançado, mais veloz e com maior qualidade de links (NRE Telêmaco Borba 2017).

Há outros buscadores que oferecem serviços e modos de apresentação muito originais, e que também auxiliam nas buscas dos usuários de Internet (Tabela 1). BUSCADOR BREVE DESCRIÇÃO Baidu10 O gigante chinês é considerado o terceiro maior buscador do mundo, o qual oferece buscas web, imagens, vídeos e tradutor com visual semelhante ao Google. Qwant11 Buscador francês, com resultados de busca para web, fotos e vídeos, além de oferecer a categoria pessoas, cujo recurso auxilia na busca via redes sociais por uma determinada personalidade, e a categoria caderno que apresenta os assuntos com um visual similar o Pinterest12. Bing13 Buscador oficial da Microsoft14, presente também em novas versões do Windows15, oferecendo buscas web, imagens, vídeos, mapas, notícias, histórico de buscas, previsão do tempo e tradutor online.

As atividades On Page são ações realizadas na página em que pretende-se promover, cujas otimizações envolvem a garantia de que o back-end (programação do site, URL, tempo de carregamento, e assim por diante) esteja tão adequado quanto o front-end (semântica do código de programação, tags, meta tags, usabilidade, acessibilidade, e assim por diante). As atividades Off Page, também conhecidas como Link Building, são as ações realizadas na área externa do website, subdividas em: otimização do portfólio de links, criação de conteúdo (informações textuais, infográficos, vídeos, entre outros) e gerenciamento de relação com websites parceiros. SEM é um termo mais amplo que SEO, pois envolve tanto os resultados de pesquisa orgânicos (busca orgânica), quanto as fontes de tráfego pagas (anúncios patrocinados).

Todas as estratégias de marketing que visam o aumento de visibilidade nos buscadores sobre um determinado website e/ou sobre um determinado conteúdo na Internet são considerados SEM. É importante compreender que o termo SEM não é simplesmente o sinônimo das atividades de PPC (Pay Per Click), como por exemplo, o Google Adwords (sistema de anúncios patrocinados do Google) e o Bing Ads (sistema de anúncios patrocinados do Bing/Yahoo). MARKETING DIGITAL No século XX, a publicidade estabeleceu se de maneira absoluta. A mídia de massa foi considerada o melhor recurso para as organizações alcançarem o maior número de pessoas possível, de acordo com o seu público-alvo. No entanto, o elevado investimento para divulgação em mídias de massa delimitou tais meios de comunicação para médias e grandes empresas.

A maioria das organizações (micro, pequenas e boa parte das empresas de médio porte) não tem recursos financeiros para realizar campanhas publicitárias em mídias de massa ao ponto de obter um ROI (Retorno sobre o Investimento) satisfatório e capaz de reproduzir novas e contínuas campanhas nestes meios de comunicação. No século XXI, com o avanço das TICs, sociedade e mercado tem evoluído de maneira mais intensa e veloz. O marketing é um instrumento capaz de filtrar as necessidades de demandas do público-alvo das organizações, considerado um dos principais aliados dos gestores. Quando os clientes estão satisfeitos com o produto e/ou serviço oferecido pela organização, aumenta o potencial para gerar fidelidade, oferecendo um desenvolvimento mais competitivo no mercado.

O relacionamento entre a organização e o cliente deve ser, no mínimo, satisfatório. Saber prospectar um novo cliente e, principalmente, conquistar a sua fidelidade, é um dos principais papéis do marketing. De acordo com Martins (2006, p. Temos como exemplo de benefícios a participação em eventos exclusivos, preços menores em alguns produtos e/ou serviços, com descontos especiais e acesso diferenciado a algumas informações através de, por exemplo, malas diretas com informações sobre lançamentos. Esse tipo de programa busca atingir clientes potenciais e exclusivos, fazendo-os se sentirem mais especiais e fortalecendo assim a relação entre empresa e cliente. Modelo de afinidade Consiste em programas que reúnem grupos de consumidores que compartilham interesses em comum em relação a determinados produtos específicos, trazendo assim alto nível de resposta, através do envolvimento e interação com a marca.

Esse tipo de estratégia de fidelização reúne enormes grupos em nome de verdadeiras devoções a uma marca ou produto especifico capaz de, em seus encontros, atrair a atenção de outros consumidores potenciais, para que estes possam vir a se filiar a esses grupos ou adquirir o mesmo bem. Modelo de serviço de valor agregado São programas que envolvem serviços agregados aos produtos. A grande maioria das mensagens de marketing é ineficiente e, portanto, não fazem por merecer a atenção e o tempo do público. O marketing de relacionamento é uma tentativa de lidar com os consumidores de uma maneira diferente, identificando suas necessidades e oferecendo benefícios, no sentido de dar a impressão de que está sendo atendido por um procedimento orientado aos seus desejos como indivíduo (GONÇALVES; JAMIL; TAVARES, 2002, p.

O marketing digital, por meio de estratégias de relacionamento com o cliente, oferece às organizações uma poderosa ferramenta: o marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que usa conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma empresa. Consiste em definir o público, estabelecer pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente na forma de conteúdo em suas mais variadas formas, medindo cada etapa do relacionamento para mantê-lo sempre relevante para o consumidor (MORAES; REZ, 2016). Para Dias e Pires (2005, p. A Internet é uma imensa rede que liga os computadores em todo o planeta e que antes acessada principalmente por cientistas e pesquisadores, vem sendo cada vez mais utilizada por empresas e empresários de diversos setores da economia por causa da disponibilização de informações para negócios, possível por meio de sites especializados em vários segmentos do mercado.

O grande atrativo da Internet é, justamente, o fato de ela não ter dono, de não ser controlada por ninguém, de ser uma anarquia cooperativa, como definem os teóricos. CAVALCANTI, 1996, p. Segundo Castells (1999), a habilidade ou inabilidade de uma sociedade dominar a tecnologia ou incorporar-se às transformações das sociedades, fazer uso e decidir seu potencial tecnológico, remodela a sociedade em ritmo acelerado e traça a história e o destino social dessas sociedades; remetendo que essas modificações não ocorrem de forma igual e total em todos os lugares, ao mesmo tempo e instantânea a toda realidade, mas sim é um processo temporal e para alguns, demorado. Desta maneira, gestores não permitem a acomodação e passividade comercial e/ou administrativa em suas organizações, com discursos sobre imprevisibilidade do mercado, ou algo similar.

Com a era do conhecimento, é cada vez menor o espaço para gestores com perfil inerte e que seguem conceitos ultrapassados sobre imprevisibilidade. Em contrapartida, tem crescido o número de oportunidades aos gestores e às agências digitais que compreendem tal evolução social e tecnológica, e que adequam-se a esta realidade. É necessário, portanto, conduzir as organizações por meio de ferramentas atualizadas e profissionais capacitados para exercer funções que insiram e/ou mantenham as organizações no maior nível de competitividade possível, gerando resultados positivos a curto, médio e longo prazo. No caso das agências digitais, é importante que estas compreendam muito bem os seus clientes, identificando seus pontos fortes e fracos diante do mercado – análise sobre os ambientes externo e interno.

Fonte: Adaptado de Laurindo (2002). Para Henderson (1989), a estratégia é uma busca por um plano de ação que desenvolverá uma vantagem competitiva para o negócio e que pode ser posto em prática. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) têm uma visão similar, onde afirmam que a estratégia é um plano que dirige as ações para a construção de um futuro desejável para quem o elabora. MARKETING DIGITAL: ESTRATÉGIAS E VANTAGENS Quando comparado à publicidade tradicional, o marketing digital destaca-se com diversas vantagens devido à Internet, bem como, pela maneira que os negócios são realizados por meio do ambiente digital: a) Interatividade: é possível envolver e incentivar o público a participar das campanhas, resultando em feedbacks extremamente ágeis, proporcionando aos gestores e às agências digitais a possibilidade de realizar ajustes técnicos e/ou alterações no conteúdo da campanha para ampliar o interesse e envolvimento do público-alvo; b) Métricas: monitoramento, controle e tomada de decisão sobre números e informações detalhadas sobre acesso, compartilhamento, interação do público com a mensagem com base em diversos critérios, de acordo com os objetivos e metas da organização para cada campanha, reforçando a estratégia de inteligência de mercado por meio de informações consistentes e competitivas; c) Alcance global e geolocalização: capacidade de criar relacionamento com qualquer pessoa e/ou organização do mundo, por meio de ações ágeis e eficazes, segmentando a mensagem por meio de filtros estratégicos, de acordo com o perfil do público-alvo; d) Objetivos claros: por meio de um refinamento sobre os objetivos e metas, gestores e agências digitais têm a possibilidade de conquistar melhores resultados, pois informações consistentes geram tomadas de decisão mais eficientes; e) Marketing de relacionamento: por meio de conteúdo estratégico e mídias digitais adequadas – baseando-se nos objetivos e no público-alvo da organização –, é possível estabelecer um ponto de equilíbrio entre a marca e o público da campanha, multiplicando os resultados a médio e longo prazo.

Inicialmente, o foco principal é o relacionamento com os prospects e clientes, ou seja, gestores e agências digitais devem concentrar-se na conquista de confiança do público e, somente depois deste processo, deve ser iniciado o processo de prospecção, atendimento e anúncios. Um ambiente digital, no qual estão inseridos diversos meios de comunicação, assim como na publicidade tradicional. A Internet deixou de ser uma mídia para ser um ambiente. Uma brecha virtual no espaço – tempo no qual temos experiência de entretenimento, de troca e acúmulo de informações, de comunicação e de compras. Torna-se cada dia uma maneira de exercermos cada vez mais nossa cidadania, a nossa própria condição humana na era da informação e conhecimento. VAZ, 2010, p.

Com o surgimento dos meios de comunicação digitais, as estratégias passam a exercer papel prático e direcionado quanto ao perfil do consumidor, proporcionando uma relação de duas vias entre empresa e cliente, bem como, desempenhando as funções de divulgação de marca, produtos, serviços, propaganda, publicidade, entre outros essenciais no processo de consolidação da marca. A primeira coisa a se entender é que continuamos falando de marketing e de consumidores [. O consumidor é o mesmo, e seu comportamento online reflete os desejos e valores que ele traz de sua experiência na sociedade. As mudanças vêm da evolução do comportamento da sociedade, como no caso do novo código de defesa do consumidor, que deu um novo impulso ao desejo das pessoas por mais respeito e proteção na relação de consumo.

O consumidor se sente mais amparado com o novo código e explora muito bem isso pela internet. Com o crescimento da Internet, não é mais possível pensar em ações isoladas na Internet. Seja qual for seu negócio, como toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários frequentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental (TORRES, 2009, p. A interação, portanto, é imprescindível ao marketing no ambiente digital. Assim, por meio dos veículos de comunicação na Internet – mídias digitais –, é possível gerar um relacionamento mais próximo e duradouro entre a marca e o seu público-alvo.

as pessoas são atraídas porque as comunidades propiciam um ambiente no qual podem se conectar a outros usuários – às vezes numa única ocorrência, mas em geral através de uma série ininterrupta de interações que criam uma atmosfera de confiança e de verdadeiro insight. Os autores Hegel III e Armstrong (1999) consideram ainda que a base de tal interação por meio das redes sociais pode ser interpretada como [. o desejo das pessoas de atender a quatro necessidades básicas: interesse, relacionamento, fantasia e transação. A força das comunidades está justamente na sua capacidade de atender a todas estas necessidades simultaneamente, por isso, dificilmente elas serão criadas para atender somente a um destes quesitos. Devido à visibilidade e interação que as redes sociais proporcionam, os gestores e as agências digitais devem considerar tais mídias no plano de marketing, identificando em quais redes sociais está presente o seu público-alvo e, consequentemente, incluindo tais redes sociais nas estratégias de marketing digital.

O Instagram foi criado em São Francisco, na Califórnia, pela Burbn, empresa fundada pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kevin Systrom. O aplicativo permite fotografar, aplicar efeitos às fotos e compartlhá-las em várias redes sociais, incluindo o Facebook. Segundo o website da Exame (2012), após o processo de compra do Instagram pelo Facebook, Mark Zuckerberg31 assumiu o compromisso de manter o desenvolvimento independente do Instagram, afirmando que as duas redes sociais – Facebook e Instagram – são experiências diferentes e que se complementam, ressaltando que além da integração entre as redes sociais, o principal objetivo do Facebook é continuar explorando os pontos fortes do Instagram. Inteligência de Mercado Endres et al. dizem que a estratégia tem sido uma das ações mais discutidas nas organizações que buscam equilíbrio e eficácia nas decisões e ações relativas aos negócios, produtos e mercados.

a inteligência competitiva é o processo pelo qual as organizações adquirem informações sobre a concorrência e o ambiente competitivo, aplicando-as ao processo de tomada de decisões e planejamento destas organizações, melhorando seu desempenho no mercado. Desta maneira, as condições de competitividade de uma empresa são ampliadas, permitindo assim, maior consistência e qualidade na tomada de decisão a curto, médio e longo prazo em todos os setores. Gomes e Braga (2001, p. conceituam inteligência competitiva como: [. o resultado da análise de dados e informações coletados do ambiente competitivo da empresa que irão embasar a tomada de decisão, pois gera recomendações que consideram eventos futuros e não somente relatórios para justificar decisões passadas. Segundo Hilsdorf (2010), independente do porte da empresa, algumas das vantagens oferecidas pela inteligência competitiva são: 1.

Minimizar surpresas advindas dos concorrentes; 2. Identificar oportunidades e ameaças; 3. Obter conhecimento relevante para formular o planejamento; 4. Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência; 5. As provas não têm custos adicionais e são aceitos em diversas universidades e empresas em todo o mundo. missão, visão e valores A gente sonha. A gente realiza. A definição da nossa missão, visão e valores constitui o nosso jeito de ser. Por meio deles, esperamos perpetuar a história de sucesso do CNA, sem nunca esquecermos quem somos e onde queremos chegar. Temos satisfação e entusiasmo com o que fazemos. • Confiança e credibilidade: Pautamos nossas relações na confiança e na credibilidade. REFERÊNCIA EM FRANCHISING A rede de idiomas CNA opera em todo território nacional por meio do sistema de franchising.

É um modelo de negócio reconhecido e consagrado. Com 25 premiações, o CNA é o franqueador brasileiro que mais ganhou o Selo de Excelência, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), de forma consecutiva na história do setor. ” Figura 7: Layout desenvolvido pela FAL Design e é inspirado no metrô de Nova York Fonte: PROPMARK (2017) Focando nos diferenciais como estratégia, ela diz que: “Brilha os olhos a forma como as pessoas aprendem aqui. Estudar outro idioma não precisa ser sofrido”, fala. Entre as novidades estão aulas mais dinâmicas, divertidas e o uso do inglês fora da sala de aula. Outra novidade é o Speaking Exchange, premiado no Festival Cannes Lions 2014. O projeto coloca alunos para conversarem com idosos em um asilo nos Estados Unidos. “Nossas novas plataformas buscam justamente atender a essa peculiaridade do novo consumidor.

Ele vai poder falar conosco, tirar dúvidas sobre os cursos e fazer a sua matrícula on-line, no momento em que desejar e escolhendo a escola de sua preferência”, explica Eduardo Murin, diretor Comercial do CNA. Novos alunos da rede de idiomas vão ganhar seis meses de assinatura na plataforma de streaming Looke, que possui atualmente mais de 12 mil filmes, séries e shows disponíveis para exibição online. Nesta promoção, criada em 2016, O CNA, vai distribuir mais de um milhão de vouchers promocionais de assinaturas grátis para Looke, uma plataforma brasileira de streaming de filmes, séries e shows. A campanha é direcionada a todos os novos alunos que fizerem sua matrícula entre 1º de junho e 31 de agosto de 2016, mas também contempla os atuais alunos da rede e pessoas interessadas em saber mais sobre os cursos oferecidos pelo CNA.

Uma das ações é o jogo Desafio do Sucesso CNA, que gera relacionamento entre marca, alunos e prospects, e é baseado nas Olimpíadas. O game está disponível no site www. desafiocna. com. br e oferece entretenimento com mensagem publicitária. A concorrência do mercado aumenta dia a dia, fazendo um consumidor mais ativo e criterioso em sua busca pelo produto. Com isso a publicidade e ações de marketing ganharam um peso fundamental dentro das empresas. Com essa nova visão, contamos com a internet que ampliou o campo de divulgação para todas essas empresas, com um custo baixo e a oportunidade de atingir milhões de pessoas ao redor do mundo. É importante saber administrar essas ferramentas, pois não basta criar um site, blog ou perfil nas redes sociais, e saber utilizar outras.

O planejamento é primeiro passo, para definir qual será o conteúdo de cada um, layout, acessibilidade. net/crrrs/comportamento-do-consumidor-46493711 Segundo Porter35 (1999), a estratégia está relacionada a imagem da organização, ou seja, um conjunto de atividades da organização de acordo com suas características, valores, missão, objetivos de mercado, filosofia, entre outras características que dizem respeito à sua identidade (imagem / marca) no mercado. CONCLUSÃO Neste trabalho pudemos observar que do desenvolvimento das novas tecnologias, surgiram novas formas de comunicar e divulgar informações, produtos e serviços. O surgimento da internet e seu desenvolvimento, levaram os meios de comunicação e o mundo dos negócios a descobrirem novas oportunidades em todas as áreas. As empresas passaram a se preocupar em criar sites para divulgação de seus produtos e serviços, bem como para fortalecer suas marcas perante os seus clientes e os usuários da web.

Assim, as campanhas publicitárias passaram a explorar a rede mundial de computadores e seus novos formatos de anúncios que começaram a surgir, explorando casa vez mais a interação entre anunciante e cliente. pode ter diversas estratégias e ações diferentes ao mesmo tempo, como marketing em redes sociais, mídias pagas como o AdWords e estratégias de SEO. As diversas vertentes de estratégias e os avanços tecnologicos, permitem que as empresas criem, planejem e executem ações para grandes massas de forma a elevar sua visibilidade e credibilidade, fazendo com que atinjam seus objetivos, sejam eles aumento de fluxo de clientes, expansão, reconhecimento da marca, aumento de faturamento, o marketing digital é hoje a melhor forma de comunicação devido a seu alcance global, interatividade.

Independente de que canais você utilizar para promover sua marca online, é essencial entregar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público. Sejam eles em texto, vídeo ou áudio, os materiais produzidos pela sua marca irão aumentar sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes. Uma contribuição de Kotler (2006)37 sintetiza muito bem o que aqui foi discutido: ‘o marketing não é acidental, ele resulta de planejamento e execução cuidadosos. tecmundo. com. br/educacao/1519-o-que-e-e-book-. htm>. Acesso em: 30 ago. txt>. Acesso em: 17 ago. BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL. Caderno do laboratório de Alexander Graham Bell, 1875 a 1876. World Digital Library. DIGITAL DISCOVERY. A evolução da Web 1. para a Web 2. Disponível em: <http://digitaldiscovery. eu/a-evolucao-da-web-1-0-e-a-web-2-0/>. São Francisco, EUA.

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