Segurança dos Alimentos na Produção de Alimentos Irradiados e na produção de Alimentos Transgênicos

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Nutrição

Documento 1

Segundo Freita (2005) a aplicação de irradiação é capaz de estender a vida útil e melhorar a qualidade de vários alimentos, além de aumentar a qualidade higiênica e a competitividade de produtos alimentícios brasileiros no mercado internacional e de reduzir perdas pós-colheita. Comissões internacionais de cientistas ao qual estudaram este processo concluíram que a irradiação utilizada com as doses indicadas não é prejudicial, e que nenhum resquício de radioatividade permanece no alimento, assim como nenhum efeito desfavorável é observado na qualidade nutricional do alimento irradiado. Alimentos podem ser expostos à irradiação após o empacotamento, inclusive os vegetais e frutas, mantêm-se frescos por longos períodos (PELCZAR et al, 1997). Observa-se que as alterações e impactos da irradiação são os mesmos que ocorrem em outros processos de conservação de alimentos, sobretudo referente a formação de radicais livres e oxidação de lipídios.

Entretanto, essas alterações podem ser minimizadas facilmente pela alteração das condições do processo, como a utilização de embalagens MAP, com atmosfera modificada. Mesmo que no Brasil algumas empresas tenham infraestrutura física, licença para irradiar alimentos e em livre atividade, estudos recentes apontaram que apenas duas indústrias de alimentos declaram nos rótulos de alguns de seus produtos que estes são irradiados, Pepsico do Brasil Ltda e País Kraft Foods Inc. alguns produtos como, salgadinhos de milho, batata frita e biscoito salgado. Compete ressaltar que em 2006, só nove produtos foram encontrados no mercado contendo a identificação no rótulo exigidos pela legislação vigente (SILVA et al. A aplicação da irradiação em alimentos como método auxiliar no controle de infecções alimentares, leva a atingir níveis indetectáveis de contaminação de microrganismos patogênicos, e o produto durar mais tempo nas prateleiras de mercados e, portanto, aumento no consumo.

Sendo na rádio pasteurização de carnes e frutos do mar, na irradiação das sementes, substratos e água em plantações, ou irradiação de partes ou o todo de alimentos prontos para consumo, esse processo pode elevar a segurança alimentar desses produtos aos níveis desejáveis atualmente. M. Preservação de alimentos por irradiação em baixas doses. Dissertação. JAY, J. M. Radiation processing of foods: An overview of scientific principles and current status.  Journal of Food Protection, v. n. p. LIMA, Keila S. OMI, Nelson M. et al. A irradiação de alimentos e os hábitos alimentares atuais.  Santos: INAC, 2005. PELCZAR JR, Michael J. n. p. SILVA, Kelly Daiane et al. Conhecimento e atitudes sobre alimentos irradiados de nutricionistas que atuam na docência.

 Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.

26 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download