TRIAGEM AUDITIVA ESCOLAR

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Alunos, Audiometria, Triagem. ABSTRACT SCHOOL HEARING SCAN The present study aimed to present the importance of hearing screening in schools, thus requesting an audiometry exam to detect possible problems and improve learning, thus developing a professional orientation work with the psychologist for both teachers and parents. The objective of this work is to identify the hearing losses, as to their degree of loss, either mild, moderate or severe to profound degree. Thus children with questionable assessments or medical ear function can be quickly identified and referred for full audiologic evaluation. KEYWORDS: Students, Audiometry, Screening. A finalidade e o objetivo da triagem auditiva é identificar os tipos de perdas em grau mínimo, identificar a presença de patologia de orelha média, encaminhar os casos com alterações para a realização de um exame mais detalhado e conclusivo ou seja, encaminhar para o otorrinolaringologista.

As crianças com audição ou função de orelha média questionável podem ser identificadas rapidamente e serem encaminhados para avaliação audiológica completa e encaminhar para programa de reabilitação adequada quando necessária. A duração do exame varia de 10 de 15 minutos, onde a fonoaudióloga vai desenvolver o vocabulário (leitura), filmes pedagógicos, educação musical, podendo ser qualquer instrumento, esse acompanhamento são feito através dos recursos da tabela de desenvolvimento. A audiometria infantil serve para detectar a perda auditiva, a troca de fonemas, a respiração bucal, atraso de fala , rouquidão crônica, fala muito alta. Dentre isto podemos citar o quadro clinico de saúde que pode acompanhar o historio de meningite, rubéola materna, sífilis congênita, citomegalovírus, caxumba, sarampo, traumatismo de face e crônico e problemas de otites médias.

A surdez pode surgir em qualquer fase da vida e, muitas vezes é irreversível, quando ocorre no nascimento, o mais grave, pode afetar definitivamente os desenvolvimentos psicossociais do ser humano. A deficiência auditiva de leve a moderada, a otite média é a causa mais frequente na infância. Segundo North Downs (1989), preconizam que a triagem é o processo de aplicação de medidas rápidas e simples em um grande número de indivíduos, nos quais serão identificados, com alto grau de confiabilidade e validade, as alterações da função testada. Para Bellis e Burker (1996), o objetivo da triagem é oferecer informações preliminares sobre as características dos indivíduos, principalmente aquelas que podem interferir em sua saúde, educação ou bem estar. Já para Bess e Humes (1998), acreditam que a triagem deve ser um procedimento válido, fidedigno, uniforme e padronizado bem aceito pelo avaliador, de aplicação rápida e fácil em um ambiente natural.

As principais características sintomatológicas, segundo Mattos (2005) são: Primeiramente observa-se a falta de coordenação motora e falta de equilíbrio. São chamadas de estabanadas, pois derrubam objetos e caem com muita frequência. Outra característica é a insensibilidade. Não possuem exata consciência do perigo e demoram mais para perceber se ocorreu algum ferimento. Também podem apresentar distúrbio da fala, onde são verificados atrasos na aquisição e desenvolvimento da linguagem que pode ocorrer devido à dificuldade de atenção e à lentidão em ultrapassar as etapas do desenvolvimento da linguagem oral. Embora, nos últimos anos, o encaminhamento para a avaliação das dificuldades reais da criança tenha sido cada vez mais frequente, essa não é uma situação nova, devido à crescente preocupação com a infância, com sua vida escolar e com o aumento do sintoma na aprendizagem.

Métodos Realização de uma palestra juntamente com os professores e pais, com o objetivo de abordar o trabalho que será feito relacionando a importância da audição para o desenvolvimento da criança e no seu desempenho escolar, assim informando o procedimento que será realizado através da triagem. Após a autorização da escola e dos pais. A triagem será feita com um questionário (Anexo),onde será feito todo o procedimento do passa- falha nas frequências de 500Hz, 1. e 4. REFERÊNCIAS BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. FILHO, Dinizar de Araújo. Entrevista: Hiperatividade. SCIELO, Triagem auditiva escolar: identificação de alterações auditivas em crianças do primeiro ano do ensino fundamental disponível em http://www.

scielo. br/pdf/rcefac/v17n/1982-0216-rcefac-17-05-01403. pdf. Triagem auditiva em pré-escolares do município de Sumaré Disponível http://repositorio. O vigente projeto de Triagem Auditiva (T. A) tem como objetivo identificar o número de crianças com alterações auditivas e verificar quais as principais medidas que poderiam ser adotados para minimizar as consequências de alteração e / ou deficiência auditiva no ambiente educacional. Começa em 15 Db Orelha direita Khz(cor vermelha) Orelha esquerda(cor azul) Frequência 500Hz( ) 1000khz( ) 2000khz( ) 4000khz( ) Passou ( ) Frequência 500Hz( ) 1000hhz( ) 2000khz( ) 4000khz( ) Passou ( ) Frequência 500Hz( ) 1000khz( ) 2000khz( ) 4000khz( ) Falhou ( ) Frequência 500Hz( ) 1000khz( ) 2000khz( ) 4000khz( ) Falhou ( ) Triagem auditiva escolar Fonoaudióloga Conselho regional de Fonoaudiólogia Falhar – 10 a 15 dias para voltar ao fonoaudiólogo para confirmação do resultado.

Passar- ok Autorização da T. A deverá ser executada com autorização escrita dos pais e / ou responsáveis do aluno.

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