PRINCIPAIS CONCEITOS DE BION: RÈVERIE (MÃE/CUIDADOR/ANALISTA); CONTEÚDO E CONTINENTE, IDENTIFICAÇÃO PROJETIVA; IDEIA DE CONHECIMENTO. A TEORIA DE BION

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Como qualquer outro ramo do conhecimento humano a psicanálise se organiza em torno de alguns conceitos básicos e originais, que lhe conferem uma identidade própria. O CONCEITO DE RÈVERIE NA TEORIA DE BION Bion colabora com a Psicanálise em inúmeras e importantes concepções. Reverie, Bion (1962), rêve=sonho, ela se designa uma condição pela qual a mãe (ou o analista) está em estado de “sonho”, captando por intuição o que se passa com o bebê (ou com o paciente). “A reverie é um componente da função α  da mãe” (Bion), capaz de colher as identificações projetivas da criança, independentemente delas serem percebidas por esta, como sendo boas ou más.   Na teoria de Bion, a continência é a capacidade afetiva e de transformação dos afetos em elementos simbólicos, e esta transformação está relacionada à capacidade de Rêverie materna, em que a função α (alfa) está presente.

Se dar conta da existência do medo é saudável, na medida em que vai se dispor a mexer “no santuário do inconsciente” (Bion), mas o enfrentamento se faz necessário. Esta tarefa poderá gerar frutos bons, se a pessoa se permitir viver uma proximidade real com o outro (com o Analista). Este intui o desconhecido na sessão analítica. Quando existe uma análise verdadeira, o paciente consegue esse enfrentamento, única maneira de anular o ódio por tudo que é novo e desconhecido de si mesmo. Tudo isso acontece não em um nível intelectual, mas vivencial, onde o inconsciente trabalha com suas leis próprias e determinadas. php?script=sci_arttext&pid=S1806- 24902010000100005&lng=pt&nrm=iso> e compartilhado em: <https://drive. google. com/file/d/0B9v2d5yAWzSCZ3FyaUxLVGw5MWc/edit? usp=sharing>.

Acesso em 22 mar 2014. • ZUSMAN, W.

534 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download