SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Cada aula contemplou um Ano do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano). Com a proposta de fazer os conteúdos compreendidos pelos alunos. A proposta metodológica de cada aula é utilizar recursos variados e a interdisciplinaridade, para isso utilizou-se de músicas, poesias, notícias, fotografias etc. Tornando as aulas mais atrativas aos alunos. Tema 1: Alfabetização cartográfica Conteúdo: • Conhecendo a escola • Espaço geográfico da escola no mapa • Os espaços da escola e suas localizações Público Alvo: 1º ano de uma escola municipal de Salvador/Ba Duração: 1 aula Objetivo geral: Compreender a relação do desenho do espaço físico com o espaço físico real. Recursos: Tesouro (escolha do professor) e mapa da aula anterior. Avaliação: O aluno irá elaborar um mapa croqui geográfico de sua casa, a partir das atividades realizadas.

Tema 2: Paisagem Conteúdo: • A evolução do transporte de trilho e o processo de mudança na paisagem ao longo do tempo. Público Alvo: 3º ano de uma escola municipal de Salvador/BA Duração: 5 aulas Objetivo geral: Interpretar os prós e contras das transformações no transporte ferroviário e os impactos das paisagens antrópicas. Objetivo especifico: • Conhecer a evolução histórica do transporte ferroviário de Salvador • Comparar o processo de mudança da paisagem a partir dos usos e finalidades do transporte ferroviário de cada época. • 2º momento: O professor organizará juntamente com o aluno o passo a passo de como será realizada a pesquisa. A pesquisa consistirá em um questionário previamente preparado pela turma com a ajuda do professor. • 3º momento: Será feita uma reunião para definir quantos dias serão necessários para a realização da pesquisa e como será sistematizada.

Recursos: Pesquisa científica sobre os impactos do metrô na Paralela, disponível em jornais da época. Aula 3: Os alunos farão uma exposição oral da pesquisa. A professora iniciará o debate apresentando a paisagem antes e depois do Metrô. Os critérios utilizados para avalição do conteúdo serão: • Objetividade no argumento. • Conexão com os assuntos apresentados pela professora. • Capacidade de perceber a passagem histórica nas paisagens. • Completude no argumento associado ao entendimento do conteúdo. Recursos: Ventilador, água gelada, secador de cabelo, pano para vendar os alunos. • Aula 2: Nesta aula o professor apresentará duas músicas que falam sobre os climas, além de gráficos e climogramas aos alunos e numa tabela os mesmos irão identificar e relacionar as características do clima tropical e do semiárido.

Identificando, por exemplo, o tipo de vegetação, a precipitação de chuvas, o tempo etc. • 1° momento: Os alunos ouvirão as músicas “Luar do sertão” Luiz Gonzaga e “Litoral” de Eder Palmieri para identificar as principais diferenças de vida nos dois tipos de clima e colocarão numa tabela dada pelo professor. • 2° momento: serão apresentados gráficos e climogramas das regiões que o alunos observaram e identificaram a precipitação de chuvas e temperatura, durante um ano. • 1º Momento: Em uma roda de conversa os alunos apresentarão as principais características abordadas no vídeo, e o professor buscará sintetizar as características ambientais e econômicas da comunidade de marisqueiras, apresentando a relação entre a época de reprodução de peixes e mariscos, a poluição, a pesca predatória e a necessidade da preservação daquele bioma.

Aula 3: O professor irá distribuir recortes de notícias de jornal que abordam situações de degradações ambientas sofridas por comunidades de marisqueiras. • 1º Momento: O professor irá distribuir imagens e noticias de jornais que apresentam casos de poluição, pesca predatória e avanço ilegal sobre áreas de manguezais. • 2º Momento: A partir dos conhecimentos já adquiridos na aula anterior, o aluno irá apresentar como aquelas notícias afetariam a comunidade de marisqueiras de modo ambiental, econômico e cultural. Recursos: Fotos e recortes de jornais que apresentem situações de degradação ambiental em comunidades de marisqueiras. • 2° momento: Os alunos listarão as atividades do dia a dia em que se utiliza a água como escovar os dentes, tomar banho, lavar alimentos, lavar roupas e etc. Recursos: Televisão, projetor ou outro material eletrônico que possibilite a transmissão de vídeo para os alunos.

Conexão a internet ou na ausência desta o aparelho de exibição deverá possuir entrada para dispositivo USB, neste caso o professor deverá levar o vídeo em um aparelho de conexão USB como um Pendrive, por exemplo. Aula 2: Nesta aula o professor desenvolverá uma atividade prática sobre a escassez de água • 1º Momento: O professor trará um balde com água suficiente para encher uma determinada quantidade de copos descartáveis, que estarão previamente marcadas com os nomes de atividades diárias (lavar roupa, banho, beber água. e irá preencher todos os copos, explicando a importância da melhor utilização da água com recurso suficiente. correio24horas. com. br/noticia/nid/para-obra-do-metro-lagoas-da-paralela-serao-aterradas-e-depois-refeitas/ Tema: Clima e tempo Música : Luar do Sertão Luiz Gonzaga Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Oh! Que saudade do luar da minha terra Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão Este luar cá da cidade tão escuro Não tem aquela saudade do luar lá do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Se a lua nasce por detrás da verde mata Mais parece um sol de prata prateando a solidão E a gente pega na viola que ponteia E a canção e a lua cheia a nos nascer do coração Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Coisa mais bela nesse mundo não existe Do que ouvir um galo triste no sertão que faz luar Parece até que a alma da lua que descansa Escondida na garganta desse galo a soluçar Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Ai quem me dera se eu morresse lá na serra Abraçado à minha terra, e dormindo de uma vez Ser enterrado numa cova pequenina onde à tarde a sururina Chora a sua viuvez Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão Música- Litoral Eder Palmieri Aqui na areia sentindo O clima que é tropical Ouvindo as ondas beijando Um país lindo, não tem igual! Subir na pedra, ver o por-do-sol É gigante, pra mim é demais Entrar no morro, trilhar lá na mata Ver os animais Litoral Mistura de cor, beleza natural Litoral É casa do sol, é festa, é astral É tarde bem mansa Os pássaros cantam, a lua já vem Vai ter luau Todo mundo astral, como isso faz bem Estrelas no céu, lua linda, calor E a galera toda de bobeira Eu canto tranquilo com os meus amigos Aqui na fogueira Tema: Comunidades tradicionais https://www.

youtube. com/watch?v=P62sFliw7K8 Tema: Usos da água https://www.

135 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download