PORTFOLIO METODOLOGIAS ATIVAS NO TRABALHO COM BRINCADEIRAS E JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Curso: Pedagogia 5/6 - 2020/02

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Fernanda resolveu conversar com a aluna para saber o que estava acontecendo, pois ela sempre foi uma menina alegre e participativa e se surpreendia quando o menino disse que não queria mais jogar porque não gostava de perder, porque quando ela perdeu, alguns companheiros riram dela e isso a irritou. Inquieta pela resposta. Diante desse problema, este trabalho apresenta para a professora como o uso de metodologias ativas para estimular a participação dos alunos e compreender o alcance deste tipo de atividade pode ser importante, desenvolvendo a estruturação de um projeto com a pergunta "Quais os limites e possibilidades do meu corpo?". Este problema permite a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, valendo-se da trabalho interdisciplinar. Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

O artigo 31. inclui o seguinte; "Os Estados Partes reconhecem o direito da criança a descansar e as atividades recreativas, lúdicas e recreativas adequadas à sua idade e para participar livremente na vida cultural e nas artes. ” Devido à importância dada a este artigo, o Em 2013, a ONU realizou uma Observação Geral, nº 17, para especificar melhor esse direito (MASSA, 2013). O Comentário Geral insiste em certos aspectos do jogo que podem esclarecer uma pouco mais a sua definição. O brincar é uma dimensão essencial da educação, necessária para alcançar o melhor estado de saúde possível, que é um componente indispensável do desenvolvimento ótimo da criança. A partir de 1920, ele descobre que não são apenas projeções do inconsciente, mas de eventos reais que podem ter sido traumáticos e que o menino ou menina repetirá até dominar.

Com isso, ele afirma que o jogo serve para expressar sentimentos que eles podem ter sido reprimidos (LOPES, 2014). Os estudos de Piaget foram muito importantes em pesquisas posteriores sobre a infância. Ele afirmou que o menino ou menina sente necessidade de brincar para poder relacionam-se com o ambiente que transborda. Piaget dividiu em quatro etapas o desenvolvimento intelectual e dessa divisão classificaram os tipos de jogos; sensorimotor, simbólico, regulamentado e de construção. Como podemos ver, as etapas do jogo seguem fases graduais que variam de jogos totalmente gratuitos para jogos cada vez mais estruturados para terminar com jogos de regras coletivas (MASSA; LOPES, 2013). Brincadeiras precoces são necessárias para o desenvolvimento humano: - Biologicamente, sendo um agente de crescimento do cérebro desde melhora a evolução do sistema nervoso central.

Psicomotora, pois no desenvolvimento de jogos, meninos e meninas promover e estimular o desenvolvimento do corpo e dos sentidos. Cognitivo e intelectual. Está provado que jogar aprende porque surgem problemas que precisam ser resolvidos e os conhecimento adquirido, que pode ser misturado com o conhecimento de outras pessoas. O aprendizado sempre se destina a estar relacionado a brincadeiras ou atividades brincalhão para proporcionar aprendizado significativo e não paralelo à vida da criança (LUCKESY, 2012). As crianças separam claramente a brincadeira do trabalho realizado na escola, o A aprendizagem não ocorre através de jogos e eles são perdidos quando um adulto brinca com eles. A escola geralmente está relacionada à aprendizagem e ao trabalho e, se ainda houver algum tempo joguinho. Essa maneira de estruturar a metodologia da sala de aula está errada uma vez que o jogo e o trabalho não precisariam ser separados, mas integrados entre si, Meninos e meninas aprendem brincando e curtindo o trabalho ou a diversão (BRENELLI, 2016).

Podemos afirmar que o conhecimento importante hoje pode não ser amanhã para o que levar a educação como um processo de aquisição de conhecimento sem mais delongas seria um erro. Portanto, os participantes dos jogos não se desencorajam pelas dificuldades e aprendem com seus fracassos. Tal atitude permite que desenvolvam outra competência, que é a prontidão para enfrentar o risco e correr o risco. O jogo didático coloca o aluno diante da necessidade de tomar decisões e se responsabilizar por elas. Está relacionado com a atuação quando há incerteza e chance de fracasso. Os participantes percebem que tomar decisões sob risco acarreta erros. São eles que são considerados os precursores mais eminentes da ludologia (ou seja, a ciência que trata dos jogos).

Logo, a missão é "abrir portas" para aprender, mas não forçar a criança a passar por isso, o jogo pode estar na maioria das vezes essa chave. O importante não deve ser forçar a criança a ler ou escrever, mas ensiná-la a se expressam globalmente e adquirem o conhecimento que sua experiência lhes proporciona oferta. Meninos e meninas, nesta fase, brincam, é o que sabem e devem fazer, porque o jogo abrange todo o mundo e a maneira de se relacionar com ele. As chaves para refletirmos sobre a mudança da Educação Fundamental são: que os princípios da metodologia ativa, global e flexível em que se baseia esta etapa estão sendo deixando para trás uma metodologia estruturada que segue ritmos que deixam pouco espaço a esses princípios (GOMES; MORAES, 2013).

EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários. METODOLOGIA Ao trabalhar com o presente projeto, o aspecto atitudinal dos alunos, propõe executá-lo continuamente como qualquer tipo de atividade recreativa que promove relacionamentos intrapessoais e interpessoais nos alunos, para fortalecer a personalidade, auto-estima e confiança neles, superando gradualmente a atitude tímida que dificulta sua aprendizados. As atividades propostas neste projeto são elaboradas pelo professor, mas pode ter alterações se proposto pelo aluno que vão direcionar a atividade, desde que não violem a integridade física e psicológico de seus pares.

Brincar é uma atividade séria e importante que todo professor deve ter presente no momento de desenvolver suas aulas ou atividades na sala de aula com seus alunos, independentemente da idade; porque quando as crianças brincam elas colocam usa todas as suas habilidades de aprendizado: eles criam, inovam, exploram, Vamos admitir que o jogo é parte integrante da vida. Entre eles, se pode encontrar o seguinte: jogos manipulativos, entre os quais o jogo de construção, o jogo exploratório ou descoberta. Outros jogos que ajudam no desenvolvimento de habilidades cognitivas são os de atenção e memória, jogos imaginativos e jogos de linguagem. Jogo social: A maioria das atividades recreativas realizadas em grupos facilita para crianças e meninas interagem com seus pares, o que ajuda a socialização e o processo de aceitação dentro do grupo social.

Assim, jogos simbólicos ou ficcionais, jogos de regras e cooperativas devido às suas características internas são necessárias no processo de socialização infantil. Afetivo - jogos emocionais: Jogos de interpretação de papéis ou jogos dramáticos podem ajudar a criança a assumir certas dominar situações pessoais e expressar seus desejos inconscientes ou consciente, bem como tentar soluções diferentes para um determinado conflito. AVALIAÇÃO As atividades propostas devem ser realizadas dentro ou fora da sala de aula fornecendo um espaço para padrões de comportamento a serem desenvolvidos, aprendendo e promovendo habilidades sociais que serão o que proporcionará ferramentas para funcionar como adultos; pode ser desenvolvido tanto indivíduo como um grupo. A observação direta de cada atividade permitirá ser avaliada através do auto-avaliação, hetero-avaliação e co-avaliação por todos os participantes e pelos professor, levando em consideração as habilidades que se destinavam a melhorar a atividade.

A avaliação na execução deste projeto deve ser contínua, consistindo em atenção permanente a todas as manifestações dos alunos que servem para verificar e melhorar a ação educacional. Você começa de uma situação inicial e o objetivo é conseguir mudanças no comportamento social de meninos e meninas. Mas para estes As mudanças não ocorrem imediatamente, mas em etapas. Existem salas de aula com cantos que são limitados. Por exemplo, se houver tempo para praticar o jogo livre, é limitado a certos cantos em que não é necessário estender muito material ou muito tempo de preparando-se para buscá-lo rapidamente. Dessa forma, jogos simbólicos ou de role-playing em que eles podem inventar um palco ou teatro raramente ocorrem. O jogo pode ser, se bem conhecido, uma ferramenta didática que devemos levar os professores na prática de ensino.

É importante conhecer o benefícios do brincar, como ele influencia meninos e meninas e reflete sobre como podemos usá-lo como aliado no processo de ensino-aprendizagem. Org. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2010. GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando com a tradição oral. LOPES, M. C. Ludicidade humana: contributos para a busca dos sentidos do humano. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2014. LUCKESI, C.

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