Aspectos culturais na aula de Espanhol

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

CONCLUSÃO 10 1 INTRODUÇÃO Ao se deparar com um grupo de alunos heterogêneos, que estudam a língua espanhola, foi possível observar que os mesmos estavam apenas decodificando símbolos linguísticos e os aspectos culturais pertinentes aos povos que falam o espanhol não estavam despertando o interesse dos alunos, assim fez-se necessário elaborar um plano de trabalho docente que chame a atenção dos alunos a cerca das produções cinematográficas, obras de arte, festejos e ritmos representativos dos países de língua espanhola. O plano de trabalho é a ferramenta que orienta o docente o percurso que ele deve tomar durante a aula, através do mesmo o professor estabelece objetivos, a rotina e avaliação da sua didática, para PILETTI, 2001, p. o Plano de Aula “É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo.

É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem. ” O plano de trabalho docente será elaborado para a turma do 1º ano do Ensino Médio e terá como objetivos principais: • O desenvolvimento da competência linguística agregando os aspectos culturais dos países que falam espanhol. Faz-se necessário por uma questão sociocultural a inserção de aspectos culturais na metodologia de ensino da língua, uma vez que a cultura faz parte da cidadania e envolver a diversidade cultural é papel da Escola. A língua é resultado de variáveis culturais, por consequência temos diversos tipos de linguagens. A comunicação é algo essencial para que haja interação e através da mesma é possível expressar opiniões, criar normas, estabelecer o processo de convivência entre um povo.

Antes de existir uma língua existiu uma dupla ou um grupo de pessoas que precisavam se comunicar para expressar seus sentimentos, vontades, desejos e etc. A partir dessas primeiras interações, as línguas foram criadas, assim a língua é um aspecto cultural e nada mais justo que seu ensino seja constituído da cultura intrínseca a ela. Ou seja, de que lugar ele fala na sociedade? Por que essa é a sua posição? Como veio parar ali? Ele quer estar nela? Quer mudá-la? Quer sair dela? Essa posição o inclui ou o exclui de quê? Nessa perspectiva, no que compete ao ensino de idiomas, a disciplina Línguas Estrangeiras pode incluir o desenvolvimento da cidadania - Como tornar aspectos culturais interessantes para um grupo de alunos heterogêneo? - Qual é o problema em entender a língua apenas como uma decodificação de signos? Para que haja êxito na prática de aprendizagem foi elabora um plano de trabalho docente que propõe uma metodologia de ensino a ser percorrida durante o período de quatro aulas para a disciplina de Espanhol na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Identificação da Escola: Escola de Ensino Médio Novo Horizonte Período de realização: Segunda- feira (10:40 a 11:40), quinta (10:40 a 11:40) Segunda- feira (10:40 a 11:40), quinta (10:40 a 11:40) Totalizando quatro aulas de 1 hora cada Turma: 1º ano do Ensino Médio. Cronograma de atividades: 1ª aula: Cultura: Países hispano-falantes Aspectos culturais dos países hispânicos. Trabalho em grupo: peça teatral a ser apresentada na próxima aula, que contemplem as danças típicas, festas, artes, cinema e outros aspectos culturais. ª aula: Cultura: Países hispano-falantes Aspectos culturais dos países hispânicos. Disponível em: https://estudante. ifpb. edu. br/media/cursos/113/disciplina/L%C3%ADngua_Espanhola_I. pdf 6 CONCLUSÃO A inserção dos conteúdos culturais nas aulas de Espanhol é de grande relevância, uma vez que a cultura é a expressão de um povo e a comunicação é um fator cultural capaz de gerar interação e desenvolvimento do conhecimento.

Motivação e ensino de espanhol na escola pública paulista: dados quantitativos e qualitativos de um estudo de caso. Disponível em: http://www. producao. usp. br/bitstream/handle/BDPI/39099/S010318132012000100006. p. jan. jun. Disponível em: http://www. scielo. ¿La proximidad entre el portugués y el español, ¿facilita o dificulta el aprendizaje? In: EL ESPAÑOL, LENGUA DEL MESTIZAJE Y LA INTERCULTURALIDAD. ASELE, 13. Barcelona. Actas… Barcelona, 2002. p. pdf SOAREZ, Ana Carolina Aparecida Marques. A relação entre língua e cultura no ensino de língua espanhola: uma reflexão sobre expressões de cortesia em situações comunicativas. Disponível em: http://periodicos. unb. br/ojs311/index.

1201 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download