IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

A metodologia empregada foi revisão literária e bibliográfica, afim de expor os conceitos mais importantes. Conclui-se que as relações interpessoais influenciam o ambiente de trabalho, tais relações apenas poderão manter-se saudáveis de acordo com o conhecimento que cada pessoa tem sobre suas atitudes. Palavras-chave: Relações, Interpessoais, Ações, Trabalho, Equipe. INTRODUÇÃO O presente trabalho busca analisar as relações interpessoais, estabelecidas no ambiente de trabalho e sua influência na realização do trabalho. Percebe-se que, a forma com que os colaboradores se relacionam, influencia a qualidade do trabalho realizado, o que pode tanto acarretar falhas no processo produtivo, quanto auxiliar no desenvolvimento do trabalho com a mais alta qualidade. A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais.

Se levarmos em consideração que cada pessoa possui uma maneira de pensar, agir e possuem objetivos distintos, a inteligência emocional exerce um papel de extrema importância, pois por meio da busca do equilíbrio entre a razão e a emoção, as pessoas podem conquistar melhores resultados em suas ações. NEWSTROM, 2007) O processo de interação humana encontra-se presente nas organizações, e a forma com que essa interação acontece pode influenciar nos resultados de toda a empresa. Conviver com pessoas diferentes não é uma tarefa fácil, e conviver com essas pessoas no local de trabalho sem antes tentar compreender o comportamento de cada um, torna mais difícil ainda, a convivência. MOREIRA, 2008) Ao discorrer acerca da humanização no ambiente de trabalho, COSTA (2002) aponta as relações interpessoais como um dos elementos que contribuem para a formação do relacionamento real na organização: É mister observar a operação real da organização, aqui incluídas as relações interpessoais, que constituem a sua seiva vital.

CHIAVENATO, 2000) Relacionar-se bem no trabalho é de grande importância nas organizações. A gentileza e companheirismo no ambiente de trabalho, prova que é possível sim, manter um clima agradável entre pessoas com personalidade e atitudes diversas. E essas relações exercem grande influência no clima organizacional da empresa pelo fato de que, são os relacionamentos entre as pessoas que compõem o Clima Organizacional. É impossível falar de clima organizacional sem antes pensar em relações interpessoais, pois um está ligado diretamente ao outro. Clima organizacional As definições para clima organizacional são muitas na literatura. A falta de comunicação, a prática de atitudes negativas e os conflitos constantes são fatores que prejudicam o clima organizacional. Não existe um clima organizacional bom para se trabalhar se antes existir um bom relacionamento entre os colaboradores.

As relações entre os colaboradores é que compõem o clima organizacional. MOREIRA, 2008) 2. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe surge nas organizações com o objetivo de promover o desenvolvimento e crescimento, sendo uma ferramenta da gestão das pessoas que compões essa equipe. RIBEIRO, 1994) A extensão dessa supervisão é determinada pelas competências a maturidade tendo dos líderes quando dos demais membros. Esta estrutura mais complexa do trabalho em equipe requer um grande investimento em treinamento e experiência. Assim, acredita-se que, o trabalho em equipe contribui de modo relevante no resultado do trabalho executado e consequentemente na qualidade das empresas. No mercado competitivo, as organizações buscam a qualidade como quesito principal nos produtos oferecidos. O trabalho em equipe consiste em um bom relacionamento entre os colaboradores para se incorporar o espírito de equipe.

RIBEIRO, 1994) Pode-se dizer que o relacionamento interpessoal harmonioso no ambiente de trabalho faz com que as pessoas sejam mais comprometidas e se sintam mais valorizadas, proporcionando um ambiente de respeito mútuo. Por outro lado, quando as relações interpessoais provocam um clima de insegurança nos colaboradores, de falta de respeito, isso consequentemente prejudica o comprometimento, gera a perda produtiva e a falta de qualidade no produto oferecido. As relações interpessoais, o relacionamento humano são fatores relevantes no processo produtivo. ROBBINS, 2005) É impossível pensar em um ambiente produtivo, sem antes se pensar na humanização desse ambiente, na importância que o relacionamento entre os colaboradores exerce na execução das tarefas. Um ambiente agradável, onde o relacionamento entre os colaboradores é motivador, propicia uma satisfação tanto na organização que almeja seus objetivos, quanto no colaborador que percebe a sua importância na qualidade oferecida ao cliente.

Mas tais relações apenas poderão manter-se saudáveis de acordo com o conhecimento que cada pessoa tem sobre suas atitudes. Deste modo, quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento deve identificar as possíveis causas e buscar soluções antes que o clima desconfortável compromete o ambiente de trabalho e prejudique o desempenho da organização. Considera-se que as relações interpessoais influenciam o comportamento dos colaboradores e funcionários de uma empresa, pois o clima de cooperação e a qualidade do trabalho que existe na empresa só é possível com boas relações interpessoais de trabalho. Referências ARAUJO, C. G. CHIAVENATO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. GARVIN, D. MOREIRA, E. G. Clima Organizacional. Curitiba: IESDE Brasil S.

A, 2008. São Paulo: Banáuna, 2011. PEREIRA, R. G. D. Pilares do Relacionamento Interpessoal. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

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