Método Montessori

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Com aulas já pré-estabelecidas para determinado conceito ou conteúdo a ser passado, de forma que não existe o dinamismo em sala. O aluno torna-se apenas um ser a qual é projetado esse conhecimento padronizado, sem parar, como se este fosse apenas um recipiente. Não se leva em conta que cada jovem é diferente do outro, e cada um pode aprender de métodos diferentes. Dessa forma, o único método a ser ensinado é o padrão ditado pelo professor. Já no método Montessori é levado em conta todos os sistemas que envolvem a criança. Outro quesito importante nesse método, é a agrupação de alunos de diferentes idades. Proporciona-se aulas com alunos de até três idades diferentes, na qual entre si eles podem compartilhar conhecimento. E como estão trabalhando juntos, elimina qualquer tipo de competição negativa.

Ensinando a criança desde jovem a trabalhar em equipe e saber extrair do outro o que lhe pode agregar em conhecimento e como pessoa, fará com que ela se torne um adulto bem mais preparado para os quesitos da vida. Bem como estimular a apresentar seminários desde os primeiros anos, trabalhando seu quesito social, faz com que ela perca a timidez aos poucos, se tornando mais dinâmica e socialmente ativa. Ficando atento na atividade que está realizando, vai aumentando sua atenção e concentração”. Além disso, a autora estabelece alguns exercícios de vida prática: Movimentos elementares: enrolar e desenrolar o tapete, andar em volta do tapete; como segurar, carregar bandejas, cadeiras, etc. como pendurar toalhas e casacos; como virar as páginas do livro; abrir e fechar caixas, garrafas (.

RELACIONAMENTOS SOCIAIS: falar baixo; andar com cuidado sem tropeçar ou bater em objetos; como cumprimentar as pessoas; como se apresentar para alguém; como pedir o que deseja (. Dessa forma percebe-se que o ambiente preparado da escola que segue o método Montessori visa preparar o aluno desde criança para o mundo, com situações e desafios mais parecidos possíveis. Fogaõzinho, mini games, dentre outros são brinquedos infantis populares, entretanto estes não estimulam o desenvolvimento da criança e nem mesmo a desafiam. É claro que a criança como qualquer outra pessoa tem direito ao lazer, entretanto utilizar de brinquedos o tempo inteiro, que não promovam a sua evolução e descoberta como ser, não é a proposta do método Montessori. Já que a criança em sua formação interna naturalmente possui trabalho e objetivos.

O material montessoriano então deve ser focado nesse exercício de autoeducação. Deste modo, este material deve ter as seguintes características: ser manipulado pela própria criança, focar em determinada dificuldade, e o controle de erro. • Repetitivos: aprendem à base de repetir constantemente. • Motor de aprendizagem: fundamental no método Montessori. • Tem em conta as necessidades da criança no momento. • Limpos e em bom estado. • Só há 1, não há 2 iguais, logo as crianças aprendem a esperar seu turno • Progressivos: permitem realizar exercícios gradualmente até a maior dificuldade. Devem ser colocados dentro dela objetos de diferentes texturas, tamanhos, formas e cores de forma a se assemelhar a pequenos cenários da vida real. A caixa também estimula a criança a se interessar pelo mundo ao seu redor.

Dentre os materiais sensoriais criados por Maria Montessori, estão: • caixa de cores • torre rosa • cilindros com botão nas caixas de madeira • puzzles de formas geométricas • caixa da permanência • escada marrom A torre rosa é um material com controle de erro, só finaliza quando a criança coloca a menor peça em cima, caso contrário a torre cai. É um objetivo indicado a se ter em casa também, e é voltado para crianças entre 2-3 anos. Os materiais de linguagem estão relacionados ao aprendizado de leitura e escritura. O guia apresenta o material. A criança utiliza o material, repetindo o padrão. Ao terminar, deve devolvê-lo ao lugar onde o encontrou. O uso do vidro em sala de aula Montessori é uma característica comum aos materiais é a beleza, a criança se sente mais impelida e atraída a usar um material mais belo.

Quando o professor vê que os alunos estão nesse nível, depois de o aluno se sentir confortável com o meio ambiente e com si mesmo, aplica o uso de copos ou pratos de vidro, a criança se sente importante e valorizada, pois apenas adultos usam isso em sua visão. Assim, o método montessoriano é centrado em desenvolver esse guia, pois a criança pode se auto educar e torna-se um ser independente, centrado, feliz, esforçado, generoso e assim por diante. A criança torna-se então o centro de tudo. Ela dita o ritmo de aprendizagem, e mostra quando está pronta para um novo desafio. Fazendo uso dos materiais Montessori, ao se interessar por algo mais complexo, mostra que está pronta para um novo nível de desafio e desenvolvimento.

O aluno então tem uma carga sensorial, perceptiva e multidisciplinar aplicada sobre si, de modo que com apenas uma experiência ele é capaz de aprender diversos conceitos. com. br/blog/a-estrutura-basica-da-escola-montessori < Acesso em 13 de abril de 2019> http://www. meimeiescola. com. br/blog/benefcios-do-sistema-montessori-para-o-aluno- < Acesso em 13 de abril de 2019> https://d335luupugsy2. html < Acesso em 13 de abril de 2019> https://larmontessori. com/2018/01/20/material-montessori-em-casa/ < Acesso em 13 de abril de 2019> https://escolainfantilmontessori. com. br/blog/11-alunos-famosos-do-metodo-montessori/ < Acesso em 13 de abril de 2019> https://larmontessori. com/2017/03/13/%E2%80%8Bo-papel-do-vidro-em-montessori/ < Acesso em 13 de abril de 2019>.

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