Mercado Financeiro e Organização, método e ambiente

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

A criação desta lei foi uma consequência das fraudes e escândalos contábeis que, na época, atingiram grandes corporações nos Estados Unidos como a Enron e a WorldCom, que com isso afetaram a credibilidade do mercado de ações dos Estados Unidos. O objetivo é dar mais transparência e evitar as mais variadas maquiagens em balanços financeiros. A Lei é ampla, mas reforça regras para uma governança corporativa relacionadas aos relatórios financeiros, a ter controles internos consistentes e acurados, evitando contingências, manipulações e surpresas, e na direção de gerar informações confiáveis que permitam decisões gerenciais corretas e que possam confortam o acionista. Com ela, o grau da responsabilidade aumenta, desde o presidente e a diretoria da empresa até as auditorias contratados.

Entre as principais regras há a proibição de empréstimos a conselheiros/diretores, proibição de alguns tipos de serviços por auditores, criação de um código de ética para os administradores e também há penalidades de multa até US$ 5 milhões e prisão de até 20 anos no caso de informações erradas. As responsabilidades do conselho incluem a condução do processo de governança corporativa, a eleição dos nossos diretores e a supervisão da alta administração. Atualmente, nosso Conselho de Administração é formado por 11 membros: três representantes do Grupo Casino, três representantes do Grupo Éxito e cinco conselheiros independentes. Somos administrados pelo nosso Conselho de Administração e pela nossa Diretoria. Nenhum de nossos conselheiros é parte em um contrato de trabalho prevendo benefícios quando da rescisão do contrato.

Figura 1 – Membros do Conselho de Administração Fonte: Pão de Açúcar 2. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes. O Conselho de Administração da Marisa reúne-se, ordinariamente, a cada 3 meses, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu presidente ou pela maioria dos seus membros. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. Nas deliberações do Conselho de Administração, o presidente não terá voto de qualidade no caso de empate da votação. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, 5 e, no máximo, 7 membros, devendo cada qual ser necessariamente acionista da Companhia, muito embora não exista um limite mínimo de participação acionária para tanto.

Comitê de Recursos Humanos Compete ao Comitê de Recursos Humanos da Companhia ("Comitê de Recursos Humanos") aconselhar e assessorar o Conselho de Administração sobre análises de Política de Recursos Humanos vigente; Política de Remuneração e Benefícios; Aprovação do plano anual de indicadores e metas de remuneração variável dos diretores e presidente e sua devida apuração no fim do exercício; Monitoramento dos indicadores estratégicos de Recursos Humanos; Acompanhamento do programa de incentivo de longo prazo, internamente nomeado de Programa Amar3 para Sócios Executivos; Acompanhamento do desempenho e desenvolvimento de diretores e gerentes seniores; Planejamento da sucessão para cargos chaves e formação de novas lideranças; Decisões de contratação e desligamento dos diretores executivos; Processo de avaliação, em assessoria ao Presidente do Conselho de Administração, aos demais Conselheiros de Administração e aos seus comitês de assessoramento; Reflexões sobre a cultura organizacional atual e desejada; e Atualização de instrumentos de gestão, como código de conduta ética e outros que expressem valores da cultura organizacional.

Figura 7 – Membros do Comitê de RH Fonte: Marisa 3. Comitê de Finanças O objetivo do Comitê de Finanças da Companhia ("Comitê de Finanças") é aconselhar e assessorar o Conselho de Administração sobre análises que envolvam políticas financeiras da Companhia; propostas da diretoria que ultrapassem o limite de alçada definido na política financeira e no Estatuto Social da Companhia para encaminhamento ao Conselho de Administração; o planejamento financeiro e fluxo de caixa de curto, médio e longo; proposta orçamentária anual e plurianual da Diretoria da Companhia a ser aprovada pelo Conselho de Administração; e assuntos que forem solicitados pelo Conselho de Administração. Figura 8 – Membros do Comitê de Finanças Fonte: Marisa 3. Diretoria: Os Diretores da Marisa são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Conselho Administrativo: Figura 11 – Organograma Fonte: Renner 4. Assembleia de Acionistas: Eleger os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e deliberar sobre questões financeiras e estratégicas, alterações estatutárias e remuneração aos acionistas estão entre as principais atribuições da Assembleia de Acionistas. Convocados anualmente para as assembleias ordinárias e sempre que necessário para as reuniões extraordinárias, todos os acionistas têm igual direito a voto. A Lojas Renner supera as exigências legais ao convocar as assembleias com antecedência acima de 30 dias. No mesmo dia da convocação, a Companhia publica o Manual para Participação em Assembleia, que orienta a participação dos acionistas e indica os temas que serão deliberados na ocasião. Em 2013, Osvaldo Burgos Schrimer assumiu a presidência do órgão, substituindo Claudio Thomaz Lobo Sonder, que se tornou vice-presidente do Conselho de Administração.

O executivo já integrava o Conselho da Lojas Renner desde 2012 como membro independente e preside o Comitê de Auditoria e Gestão de Risco. Figura 13 – Membros do Conselho de Administração Fonte: Renner Três comitês dão apoio ao Conselho de Administração, aprofundando os temas para debate e fortalecendo o vínculo entre a operação e a governança de aspectos estratégicos para o negócio: 4. Comitê de Pessoas Criado em 2005, com o nome de Comitê de Remuneração, auxilia o processo de definição da distribuição de remuneração de conselheiros, diretores e gerentes-gerais. Atualmente é composto por três membros independentes do Conselho de Administração. Diretoria Executiva Além de representar legalmente a Companhia, os diretores trabalham próximos aos colaboradores e são porta-vozes dos fundamentos corporativos.

Entre as principais funções da Diretoria está o comando das operações, que segue as orientações estratégicas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. Quatro comitês de gestão assessoram os diretores: Comitê de Prevenção de Perdas, Comitê de Real Estate, Comitê de Ética Empresarial e Comitê Executivo. Assim como os Comitês do Conselho de Administração, esses fóruns contribuem para aprofundar as discussões de temas estratégicos em reuniões de Diretoria e auxiliam a tomada de decisão. Figura 17 – Membros da Diretoria Fonte: Renner 4. Um projeto de melhoria dessa prática foi iniciado no segundo semestre de 2013, com novos critérios para a identificação de potencial e a avaliação do nível de prontidão para sucessão.

A metodologia utiliza um indicador de prontidão, que, com base na análise dos gestores, apresenta visualmente o tempo previsto para que o sucessor seja preparado. Com ele, o planejamento de ações e a identificação de posições sem sucessor mapeado foram facilitados. O nível gerencial da Companhia tem entre suas metas de avaliação a formação de sucessores. Os resultados são apresentados ao Comitê de Sucessão da Diretoria, que teve início em 2009 e é formado por todos os diretores da Lojas Renner. Aprovado pela Assembleia Geral dos Acionistas, o plano é supervisionado pelo Comitê de Pessoas, cujos membros não podem ser beneficiários das opções de compra. Notícia a respeito da Governança Corporativa: Figura 19 – Notícia Renner Fonte: Econômico Valor 5.

Históricos das Ações da Lojas Renner: Figura 20 – Histórico das Ações da Renner Fonte: IBovespa 2015: A Renner, maior rede varejista de vestuário do Brasil, é a empresa com a terceira melhor performance do Ibovespa neste ano depois que suas vendas aumentaram em 25 por cento no primeiro trimestre em relação ao ano anterior. As maiores rivais da rede, Cia. Hering e Marisa Lojas SA, estão em declínio após registrarem quedas nas vendas. E, para isso, convidou editoras de revistas de moda para selecionar peças das novas coleções de primavera e verão. A “Achados Marisa” teve seu ponta-pé inicial com a Marie Clarie, seguido por Vogue, Glamour e Quem. A ideia da campanha é que, além de ter a curadoria de profissionais especializadas em moda para produzir looks com as peças da rede, as próprias consumidoras também se tornassem divulgadoras nas redes sociais, compartilhando os seus “achados” nos perfis pessoais e na página da Marisa no Facebook.

Ainda assim, no último trimestre o lucro líquido da rede, que possui 385 lojas em todo o Brasil, caiu 77,8% em relação ao ano passado, atingindo R$ 25,7 milhões, muito abaixo dos R$ 115,6 milhões registrados no ano anterior. Os resultados foram considerados fracos pelos analistas do BTG Pactual e Credit Suisse, que não veem um ponto de virada para a varejista no curto prazo. Em 2009, um dos anos mais importantes para a empresa, a companhia adquiriu as ações restantes do Assaí, comprou o Ponto Frio (Globex) e iniciou a associação às Casas Bahia, colocando o Grupo Pão de Açúcar na posição de maior Grupo de Distribuição da América Latina. O ano de 2009 foi o ano de ouro do grupo, este passou a ter hipermercados, supermercados e lojas de departamento de bens duráveis.

No mesmo ano ocorreu a associação às Casas Bahia, a jogada mais arrojada do grupo, dado o tamanho da rede. Como conclusão, hoje em dia, a participação de bens duráveis no faturamento Grupo Pão de Açúcar é equilibrada com a participação de alimentos. Mais ou menos 55% do faturamento são provenientes do segmento de bens duráveis e 45% de alimentos. No segmento alimentar, a receita líquida subiu 8%, para R$ 8,9 bilhões no trimestre. Para a Via Varejo, a receita líquida ficou estável em R$ 5,4 bilhões. Já as vendas líquidas da empresa de comércio eletrônico Cnova aumentaram de 17,8%, para 777,4 milhões de euros no primeiro trimestre, mesmo com "a desafiadora situação macroeconômica do Brasil", disse a empresa.

No Brasil, as vendas da Cnova subiram 18,3%. O grupo prevê que nos próximos nove meses, as vendas líquidas da Cnova deverão crescer 19% em comparação com o mesmo período de 2014.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download