PCC (Proposta de Prática Curricular) - História da Educação

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Religião

Documento 1

a história da educação não deve ser considerada apenas uma disciplina, mas concebida como uma abordagem científica de um importante recorte da realidade”. Assim, aos futuros docentes de História, cabe uma análise mais profunda dessa disciplina mediante o diálogo entre a História e a Pedagogia, tendo em vista que a história da educação está contida na história global. Analisando essa relação entre a História e a Pedagogia, verifica-se que as barreiras entre ambas têm sido transcendidas com o decurso do tempo, tendo em vista uma proposta transversal de ensino que possibilite aos alunos, compreender conceitos que, embora históricos, permeiam o currículo da Pedagogia. Ao longo das aulas de História da Educação, nos foi possibilitada uma compreensão acerca dos cenários em que a formação dos sujeitos se desenvolveu.

Desse modo, na aula 1, verificamos que a educação ocorria de forma oral, onde os indivíduos aprendiam mediante a transmissão hereditária dos costumes, hábitos, culturas e habilidades necessárias à sobrevivência. No decorrer da aula 5, compreendemos o contexto educacional na Idade Moderna II, referindo-se ao período colonial do Brasil. Desse modo, analisamos o desempenho dos jesuítas e seu projeto pedagógico, mediante um ensino humanista e universal. Ademais, foi evidente a preocupação dos jesuítas com a formação de professores fundamentando-se nas percepções de Aristóteles e São Tomás de Aquino. Analisando o período imperial, na aula 6 debatemos sobre a educação na Idade Moderna III, ponderando a expulsão dos jesuítas. Assim, o ensino sofreu uma ruptura marcada por uma reforma que visava os interesses econômicos do Estado.

No entanto, em 1988, com a nova Constituição, a Educação tornou-se um direito de todos, bem como dever do Estado e da família, simbolizando um avanço nesse cenário. Na aula 10, intitulada “Educação e perspectivas para o futuro”, pudemos compreender acerca da LDB – Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional -, a qual visa à cidadania, o estudo e o trabalho, bem como os PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais – que auxilia os professores na prática docente. Ademais, foi abordada a BNCC - Base Nacional Curricular Comum -, isto é, um documento que regula os conteúdos essenciais ao aprendizado dos alunos na educação básica. A respeito da BNCC, salienta-se que esse documento foi elaborado em cumprimento às legislações educacionais em vigor no Brasil, norteando todo o currículo brasileiro e sugerindo as competências e as habilidades de cada disciplina para que os alunos desenvolvam na escola.

Dentro desse contexto de compreensão da História da Educação, algumas obras se destacam na busca por conhecimento, como a “História da Pedagogia” de Franco Cambi, a qual elucida as concepções de ensino desde a antiguidade clássica até o término da Guerra Fria, enfatizando a pedagogia ocidental, bem como “História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias” de Mário Alighiero Manacorda, focando nesse mesmo contexto, no entanto, refletindo também sobre a contemporaneidade. Rio de Janeiro: SESES, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Base Nacional Curricular Comum. A. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1966. JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. História da Educação: percursos de uma disciplina.

Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira.

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