O estado novo

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Com esse argumento Getúlio conseguiu apoio das forças armadas e da população brasileira. Houve opositores ao regime, mas estes não tinham meios de reagir. Em meio á instabilidade política era mais seguro manter o atual presidente em seu posto. Dentro deste contexto o governo regularia as atividades do cidadão promoveria o desenvolvimento, e incentivaria o espírito de nacionalidade. Assim foi implantado o primeiro golpe de Estado na história de nosso país, durante o qual o Presidente, com o aval das Forças Armadas, invalidou o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas Estaduais e as demais Câmaras Municipais, simultaneamente. Ele era o chefe de estado e da nação, “nosso partido é o presidente” é o que alegavam seus defensores. A nova constituição de 1937 afirma que a unificação do poder político precisa estar em torno do presidente.

De acordo com essas ideias, o presidente Vargas deveria ser o centro de gravidade e o principio de equilíbrio e moderação naquele momento conturbado da história brasileira, sabendo se conservar acima das facções e agir com a responsabilidade do “bom pai de família”. Codato, 2003, pag. Esse poder pessoal é a garantia de uma unidade nacional. Em contra ponto a o samba exaltação estava o Samba- malandro que tinha como principal inspiração em suas composições a vida do malandro, figura essa que era extremamente perseguida dentro do regime do Estado Novo. Não existia espaço no contexto atual para a malandragem, com isso o DIP começa a censurar produções que não parecessem de acordo com as ideias do Estado. Essa censura barrava alem das letras malandras, as gírias e os vícios de linguagem.

Nesse momento o Brasil se dividia entre compositores que em suas letras exaltavam o regime Estado-novista, o trabalho e a própria figura de Getulio Vargas e de outro, compositores que usavam de ironias em suas musicas em uma critica ao governo, algumas vezes conseguindo burlar a censura. Contudo as classes subalternas, por meio da música e outros artifícios, mantiveram-se presentes durante esse regime, atuando no jogo político e nas ruas.

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