Aspectos gerais das organizaçoes

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

• Pode também ser definida como uma entidade orientada para a acumulação de capital ou maximização do capital. Seu objetivo é a valorização do capital. Definição de administração: • Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos Funções administrativas • Planejar, organizar, verificar e controlar. • Está nas pessoas. • Sempre existirão. • A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. • É instável. • Não está sujeita a controle.

• Possibilidade de atritos entre pessoas. Departamentalização • Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes. Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3 (um só nível) (dois níveis) (três níveis) A B C D E F A A B C D E F C D E Cada setor possui necessidades peculiares que devem ser supridas. As necessidades são variadas.

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