Educação e Direitos Humanos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Gestão Escolar. Gestão Pedagógica. Gestão Administrativa. Gestão de Recursos Humanos. Conclusão. A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através dos valores, da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Por isso, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas para termos uma sociedade menos desigual possível. Direitos Humanos Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicas e expressão de todos os seres humanos ligados e a igualdade perante a lei. A ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o objetivo de evitar guerras, promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos, essa Declaração Universal dos Direitos Humanos tem uma importância mundial, apesar de não obrigar juridicamente que todos os Estados a respeitem, por isso a importância de uma formação educacional que conscientizem as pessoas sobre a importância da inclusão social.

Para a Assembleia Geral da ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como ideal ser atingido por todos os povos e todas as nações, mas isso não é aplicável a todos, como sabemos existem países miseráveis que não tem nem saneamento básico para terem um pouco mais de dignidade quanto mais, igualdade, essa Assembleia tem como objetivo promover o respeito a esses direitos e liberdades. e extinta apenas em 1993. Na época, "Direitos Humanos" eram postos como arma de subversão ao regime, um risco à normalidade institucional da ditadura, por ser argumento de defesa dos opositores perseguidos, presos e torturados, apesar do Brasil ter sido signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, isto é, não havia direitos às pessoas muito menos respeito pela minoria da sociedade.

História dos Direitos Humanos e suas implicações para o Campo Educacional A Educação Moral e Cívica no ensino brasileiro, criada pelo governo autoritário em 1969 (Decreto-Lei n. e extinta apenas em 1993. Na época, "Direitos Humanos" eram postos como arma de subversão ao regime, um risco à normalidade institucional da ditadura, por ser argumento de defesa dos opositores perseguidos, presos e torturados, apesar do Brasil ter sido signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. A legislação de direitos humanos obriga os Estados a agir de uma determinada maneira e proíbe os Estados de se envolverem em atividades específicas. Tratados e outras modalidades do Direito costumam servir para proteger formalmente os direitos de indivíduos ou grupos contra ações ou abandono dos governos, que interferem no desfrute de seus direitos humanos.

Nos textos nacionais e internacionais de defesa dos Direitos Humanos explicam a dignidade pela própria transcendência do ser humano, ou seja, foi o homem que criou ele mesmo o Direito. Ele mesmo criou as formas da ideia de dignidade em grandes textos normativos que podem ser sintetizados no artigo 1º da Declaração Internacional de Direitos Humanos de 1948: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Esta formulação decorre da própria reflexão do ser humano que à ela chegou de uma maneira que é historicamente dada. Projetos Interdisciplinares e Educação em Direitos Humanos Em 10 de dezembro de 1948, a ONU ( Organização das Nações Unidas) adotou e proclamou a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, cujo texto está presente no livro "Como as crianças brasileiras pintaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos", de 1988.

Neste importante documento podemos ler: "Artigo III onde todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal" e "Artigo XIX que todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão ". O principal material utilizado para análise, compreensão e discussão do projeto é a própria Declaração dos Direitos Humanos, ponto de partida para todas as atividades que procuramos desenvolver; seus trinta artigos são baseados nas reflexões filosóficas e humanísticas de pensadores iluministas - Voltaire, John Locke, Jean Jacques Rousseau, entre outros - que fundamentaram o Iluminismo, pois somente uma leitura crítica, histórica e contextualizada da Declaração pode conduzir ao debate e reflexão sobre os direitos humanos, não só nos aspectos filosóficos e conceituais, mas também e principalmente, na prática humana cotidiana, nas relações econômicas, políticas, culturais, éticas, estéticas e educacionais, acredita-se que com tais atividades podemos contribuir para que a escola forme cidadãos que participem mais criticamente e ativamente do processo de construção de uma sociedade mais justa, digna e solidária.

Através da EDH (Educação em Direitos Humanos), é possível contribuir para reverter as injustificadas diferenciações sociais do país e criar uma nova cultura a partir do entendimento de que toda e qualquer pessoa deve ser respeitada em razão da dignidade que lhe é inerente. Pois a dignidade é um valor absoluto que o ser humano possui por constituir-se em um fim em si mesmo e não em um meio. Referências bibliográficas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA http://portal. mec. gov. br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14772-educacao-em-direitos-humanos EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS http://hottopos. com/convenit6/victoria. Org. Educação em direitos humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

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