Mapa conceitual

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CONCEITO O mapa ou diagrama conceitual ou mapa de conceito permite ao aluno a composição e a associação dos significados pretendidos pelas suas ideias, enaltecendo os conhecimentos previamente estabelecidos e fomentando a aprendizagem com significado. Geralmente, tem uma organização baseada em hierarquia, possuindo setas, sendo distinto de organogramas, por não possuírem a ideia de sequenciamento, sentido de fluxo ou direção, nem estruturas mais ou menos importantes (MOREIRA, 2012). Os mapas de conceito constituem um instrumento facilitador da aprendizagem significativa. Ele é percebido como um estruturador do conhecimento, pois possibilita demonstrar como o conhecimento sobre certa temática está estabelecido, de maneira cognitiva, pelo elaborador; desse modo, é possível delimitar e analisar o alcance e a complexidade de seu pensamento e daquilo que quer expressar. Mapas de conceito são composições análogas a fluxogramas, que mostram como definições estão inter-relacionadas.

Geralmente, são conectados por palavras-chave e o sentido do fluxo determinados por setas, de caráter hierárquico, mostrando os conteúdos, de maneira continuada, se deslocando do mais global e generalizado para o restrito e pormenorizado, objetivando ajudar no aprendizado e na compreensão, a partir de estruturas que possuam significância para o estudante. Importante salientar que os mapas de conceito necessitam de explicações do educador. O mapa de conceito é um diagrama gráfico que possui definições, ideias, informações, significados e inter-relações entre as definições e que ajudam na compreensão dessas ideias para colaborar no processo de aprendizado (BORGES et al. FINALIDADES O mapa de conceito é uma metodologia bastante flexível e pode ser utilizado em várias circunstâncias, para fins distintos, como: forma de avaliação, procedimento didático, ferramenta analítica do currículo e solução para aprendizagem (MOREIRA, 2012).

O mapa de conceito pode ser usado para somente uma aula, uma unidade de estudo, curso e até para um programa educativo inteiro. d. • Esquematizar e propor projetos de escrita; • Produzir suas próprias interpretações cognitivas (LUCIDCHART, s. d. • Aprimorar a aprendizagem correlacionando os conhecimentos prévios e atuais; • Realizar anotações (LUCIDCHART, s. d. Demonstrar que as definições de um certo estudo podem ser diferentes nos quesitos inclusividade e generalidade e exibir essas definições de maneira hierárquica de inclusividade que colabora na aprendizagem e na fixação; 2. Destacar a estrutura de conceitos de uma disciplina e a função dos sistemas de conceitos no seu entendimento e na sua evolução; 3. Oferecer uma visão coesa da temática e um conjunto de definições relacionadas com o que foi tratado nas instruções dadas (GRIEBELER, s.

d. DESVANTAGENS DOS MAPAS CONCEITUAIS Os erros descobertos em mapas de conceitos podem ser divididos em estéticos, de conceitos (estudantes em fase de aprendizado) e na direção das setas (quando existe confusão entre as ideias existentes e nas relações entre os elementos). S. B. et al. O mapa conceitual como uma atividade avaliativa no Ensino superior. III CIM – Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino Superior. O que é um mapa mental? Disponível em: < https://www. lucidchart. com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>. Acesso em: 31 ago. MAGALHÃES, M. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

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