Príncipios e Métodos do Trabalho do Coordenador Pedagógico

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

No entanto, quando falamos em escola, já vamos para um outro espaço. A escola é uma instituição de ensino, onde a educação na escola é caracterizada como formal, com uma intencionalidade, de maneira planejada e sistematizada. Bueno e Pereira (2013, p. afirmam: A escola atual é fruto da criação burguesa do século XVI onde tinha por objetivo além de instruir, educar. No século XVII trabalha para disciplinar, educa para a moral, trabalha vigilância constante e submete a criança aos castigos corporais. Não tem consciência do seu papel de orientador e diretivo. Para Libâneo (2001), o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais. E assim, essa tarefa de coordenar o pedagógico não é tão fácil, principalmente tendo como um dos príncipios fazer a conexão entre todos indivíduos envolvidos no meio educacional.

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, traz como outras competências do coordenador auxílio direto aos professores na sua prática escolar e o estreitamento da relação entre a família e a escola, assim, passa a atuação foca na rotina pedagógica da instituição de ensino, atuando junto aos professores afim de colaborar com príncipios que influenciem na na qualidade do ensino aos alunos. Em um estudo sobre Coordenação Pedagógica, Jane Oliveira trata sobre a função e atuação do coordenador na escola, afirmando que sua função é desempenhar o papel de gestor da formação continuada docente, tem a responsabilidade de elaborar e desenvolver atividades relevantes que mostrem a importância da formação continuada para o docente, pois o trabalho do professor não se esgota na sala de aula, ele continua nos debates durante as reuniões de horário complementar, na reflexão dos problemas que ocorrem na escola, no planejamento e na avaliação constante do seu trabalho.

P. GOMES, Geam Karlo. O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA RELEVÂNCIA E PAPEL NO CONTEXTO ESCOLAR ATUAL. Universidade Estadual da Paraíba. II Congresso Nacional de Educação. Blog de Gestão Escolar. Publicado em Abril de 2018. Disponível em: https://www. somospar. com.

1201 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download