TRABALHO DE PEDAGOGIA SOBRE 'DESAFIO PROFISSIONAL'

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

BNCC, 2018). A palavra preconceito vem da junção de pré e conceito, ou seja, indica uma concepção prévia, sem conhecimento da questão. Considerando isso, esse trabalho busca sensibilizar o aluno para as questões preconceituais que, muitas vezes, passam despercebidas, e que surgem de ideias pré-concebidas sobre o outro. Para lidar com essas questões, foram preparadas 5 atividades. As atividades serão desenvolvidas em dias consecutivos. Orientação: os alunos deverão usar uma das metades de cada folha para fazer dois desenhos: uma pessoa dançando balé em uma folha e uma pessoa jogando futebol na outra folha. Os alunos deverão guardar seus desenhos, que serão retomados posteriormente. Segunda parte: Apresentação do vídeo: “Um sonho possível” (referências) Discussão do vídeo.

Sugestão de perguntas norteadoras: • Do que trata o vídeo? • Qual a diferença entre os afazeres da mãe e os afazeres do pai? • Por que o menino não ajuda nas tarefas de casa? • Você acha que o menino deveria ajudar nas tarefas de casa? • Por que a menina ajuda nas tarefas de casa? • Você acha que a menina deveria ajudar nas tarefas de casa? • O que você acha da atitude do pai com relação à mulher que passa na rua? • Por que a família toda age como se as diferenças de encargos fossem normais? • Qual o sonho da mãe? • Você acha que o sonho dela é possível? • Depois de assistir ao vídeo, você acha que deveria repensar algumas das suas concepções? Terceira parte: Orientação: os alunos deverão pegar seus desenhos.

A professora relembra a atividade inicial: Vocês deveriam desenhar uma pessoa dançando balé em uma das folhas e uma pessoa jogando futebol na outra, agora eu quero que levante a mão quem desenhou uma mulher dançando balé? (Anotar a quantidade na lousa) E quem desenhou um homem jogando futebol? (Anotar a quantidade na lousa) Orientação dada pelo (a) professor (a): Pensando na discussão que tivemos sobre o vídeo, escrevam na segunda metade da folha: Por que a maioria dos alunos desenhou escolheu desenhar um homem ou uma mulher em cada caso? (É quase certo que a maioria dos alunos tenha desenhado uma mulher dançando balé e um homem jogando futebol. Os alunos serão orientados a fazer um cartaz estimulando o combate ao racismo.

É interessante que o (a) professor (a) leve revistas variadas para que os alunos tenham a possibilidade de utilizar colagem em seus cartazes. Duração da atividade: 2 aulas de 50 minutos. Materiais e recursos necessários: Vídeo: “Vista minha pele”, cartolina, cola, tesoura, revistas variadas para recorte. Dia 3 Atividade a ser realizada: Quilombo (desmistificação do estereótipo do negro escravizado no Brasil, no período do Brasil Colônia, como vítima passiva). Cada grupo receberá uma cartolina. Os grupos deverão montar um seminário de 5 minutos. Parte três: Apresentação dos seminários. Obs. O(a) professor (a) deverá organizar o tempo, considerando que as apresentações dos seminários tomarão uma parte considerável dele. Cada grupo receberá duas folhas de sulfite. Orientação: Os alunos deverão dividir cada folha de sulfite em quatro quadrinhos (basta dobrar a folha pela metade duas vezes para conseguir quadrinhos do mesmo tamanho.

Se os alunos quiserem dividir a folha de outra forma, com uma quantidade diferente de quadrinhos, deixe-os à vontade). Feito isso, cada grupo deverá criar uma história em quadrinhos representando uma pessoa com necessidades especiais que sejam diferentes da tratada no desenho, e que aponte um momento de superação ou aceitação. A história pode se passar na escola, em casa, etc. Caso os vídeos tenham sido gravados em aparelhos diferentes, o (a) professor (a) deverá gravar todos em um aparelho para o seu uso. Duração da atividade: 4 aulas. Materiais e recursos necessários: Câmera de vídeo (pode ser câmera de celular), computador. DIVULGAÇÃO E AVALIAÇÃO Divulgação: Apresentação de vídeos para escola e pais (é preferível que a apresentação seja feita em uma sala apropriada com o uso do Datashow, caso a escola não possua esses recursos, a apresentação poderá ser feita em uma TV, em uma das salas de aulas.

Obs. Caso houvesse mais tempo, haveria outros tantos que poderiam ser mencionados, como esteriotipização do indígena, preconceito linguístico, preconceito com estrangeiros, diversidade religiosa, etc. Acreditamos que as atividades possam sensibilizar os alunos para essas questões e conscientizá-los de que cada um deles pode contribuir para a mudança dessa realidade. Para uma mudança significativa na sociedade com relação ao respeito à diversidade é necessário sensibilizar a criança, para que esta se torne um cidadão crítico, consciente dessa realidade e engajado na melhoria das relações sociais no país. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei no 10. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdf/pluralidade. Cadernos PDE. Vol. II. mec. gov. Varal de Histórias. mai. Disponível em: https://www.

youtube. com/watch?v=whrqcs6R8Pw. de abril de 2014. Curta-metragem. Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=bWINJVmc6Xg. be/MdYI2VWqw9M. Acesso em: 3 SOUZA, Maurício de. Discriminação Étnica (2ª parte). Clips da Turma. out. On-line]. Valinhos, 2018, 9 p. Disponível em: <www. anhanguera. edu. com/watch?v=dKSdDQqkmlM. Acesso em ago. VISTA Minha Pele. Direção: José Zito Araújo. Curta-metragem.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download