Atividade relacionado ao filme: O lobo de Wall Street: análise de negociação e conflitos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Negociamos todos os dias, enfrentamos dilemas profissionais ou pessoais com a família, os amigos, os colegas de trabalho e até com desconhecidos, por isso, é importante estar bem preparado para negociar, apresentar uma boa comunicação, uma vez que a negociação é uma habilidade cada vez mais importante e valorizada no mercado. Com o intuito de apresentar os diversos aspectos da negociação e sua importância no mundo dos negócios, este trabalho tem o objetivo de identificar e analisar o processo de negociação demonstrado no decorrer do filme: “O lobo de Wall Street” (2013). O filme apresenta diversos fatores importantes na hora de negociar, tais como: o poder de persuasão, a motivação, a comunicação estratégica, a boa argumentação, entre outros. O filme traz em seu roteiro a história de Jordan Belford, um corretor de ações de classe média, com grandes habilidades de negociação e forte poder de persuasão que construiu uma fortuna com vendas de ações, por vezes por meio de enganação, e também em alguns momentos pela própria capacidade de persuadir.

Ele se tornou um grande negociador. Jordan monta sua própria corretora, recruta uma equipe que o faria crescer no mercado de ações, treina- a e torna se um grande empreendedor. Jordan aprendeu bastante durante sua fase em Wall Street, e assim usou seus aprendizados, sua habilidade de negociar, e seu poder de persuasão, para conseguir lucros extraordinários no mercado, e de fato conseguiu. Em diversos momentos, o filme mostra como Jordan Belfort conquistou seu império, tornando se muito rico e depois teve sua vida devastada quando suas fraudes, e outras ações ilícitas foram descobertas. Mas, tornou- se um grande negociador de ações, apesar de muitas vezes praticar técnicas desonestas, ocasionando sua queda no futuro. Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito O filme apresenta processos de negociações bem elaborados, planejados, e certamente bem executados, com técnicas assertivas.

Jordan possui também um forte poder de conhecimento, demonstrando ao cliente que conhecia o que estava vendendo, mostrando que sabia o que estava fazendo e que as ações propostas iriam dar o rendimento esperado para o cliente. Jordan também utilizava o poder da informação, usando - as de forma adequada com argumentações precisas no momento ideal, possibilitando alternativas viabilizadoras para o mesmo. Informação é um ponto chave nas negociações. Outro poder existente no filme é o poder de persuasão que Jordan possui, sua capacidade de persuadir as pessoas é admirável. Ele usa argumentos lógicos, capaz de encantar e influenciar o cliente, mostrando que as ações vendidas por ele, é o melhor investimento. Jordan utilizava a tática para obter informações, fazendo perguntas abertas e exploratórias, onde as respostas serviam como argumento para vencer a negociação; Também utilizava a tática de dar informações importantes sob o que estava negociando, para mostrar o que o cliente queria ouvir; Além dessas táticas utilizava também a tática do poder, tática da concessão, e principalmente a tática do blefe, onde fornecia informações esperando que não houvesse interesses pela verificação das mesmas, e táticas às vezes antiéticas.

Jordan era um bom negociador, mas praticava alguns atos desonestos. Jordan utilizava a relação ganha-ganha com sua equipe e relação ganha-perde com seus clientes. A sua equipe, ele propunha vantagens, caso os objetivos propostos fossem conquistados, trazendo motivação e engajamento para o grupo e fazendo com que o lucro para ambas as partes aumentasse. Já aos clientes, Jordan vendia uma ideia, um produto e porque não se dizer um sonho que nem sempre era real, garantindo vantagens apenas para si mesmo e sua equipe, sem pensar no cliente. Jordan e sua equipe faziam perguntas abertas e exploratórias aos clientes, capaz de responder as expectativas e necessidades dos mesmos, permitindo entender se os clientes gostariam de comprar ações a um preço baixo e ganhar um bom lucro.

Apresentação: Esta etapa é o momento que Jordan descobre e responde a principal objeção do cliente, com suas excelentes habilidades de bom negociador, apresenta ao cliente, um produto exclusivo, encantador. Nesta fase, ele relaciona as vantagens do que ele defende com as necessidades e expectativas do cliente. Clarificação: Esta etapa é o momento de contornar objeções. Jordan e sua equipe trabalham para superar e responder às argumentações supracitadas a altura da necessidade do cliente fazendoo ter mais confiança. Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias; Jordan conduz muito bem toda a negociação. Ele utilizou a experiência prévia que adquiriu durante sua trajetória em Wall Street, sua motivação, suas habilidades em vender, sua vontade de vencer e principalmente o conhecimento do perfil do cliente para construir um roteiro de vendas que pudesse fazer com que suas chances de sucesso nas negociações fossem ainda maiores.

Após o planejamento bem elaborado, ele também agiu com assertividade durante toda a conversa e negociação, usando argumentações precisas. Assim como em todas as outras negociações, ele soube utilizar a melhor forma do tom de voz e seu poder de persuasão para convencer o cliente. Nota-se que a negociação foi extremamente planejada e bem conduzida, que o cliente optou pela compra sem mesmo consultar todas as partes interessadas no negócio (sua mulher), colocando em risco, seu casamento. Diariamente tenho que vender produtos e serviços para clientes que muitas vezes possuem grande conhecimento na área, conhece detalhadamente os produtos, por isso é importante conhecer o perfil de cada cliente e se planejar para contornar as objeções e argumentações. Além disso, é importante conhecer o produto e seus benefícios, alinhando - os a necessidade de cada cliente.

Considerações finais O filme “O Lobo de Wall Street” apresenta várias negociações e diversas lições. Jordan é uma pessoa com um poder de conhecimento e persuasão admirável e diversas habilidades extraordinárias, tanto que no final do filme ele é tratado como o “maior vendedor do mundo”. Ele faz da necessidade do cliente, a oportunidade para negociar. Rio de Janeiro: FGV, 2019. COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. portaleducacao. com. br/conteudo/artigos/administracao/fases-no-processo-denegociacao/33245 https://www. williamury. com/quer-ser-ph-d-em-negociacao/.

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