Sistema web de auxílio à alocação de grades horárias de cursos de graduação

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

com. br Resumo. O problema de alocação de recursos é um problema comum em várias áreas, devido à dificuldade em distribuir os recursos de forma adequada. A alocação de recursos é uma forma de distribuir tais recursos disponíveis de acordo com as necessidades, para a realização de qualquer tarefa de um determinado setor, de forma eficiente. Neste trabalho será abordado o problema na alocação de grade horária que envolve disponibilidade de professores, horários das disciplinas e outras restrições impostas pelo problema. Além disso, a alocação é realizada manualmente e de forma centralizada, portanto sujeita a erros, tais como, alocação do mesmo professor em duas turmas no mesmo horário. Justificativa É muito importante desenvolver uma solução que seja capaz de auxiliar as universidades no problema de alocação de grades horárias de cursos de graduação, por ser um tema muito importante no cotidiano das instituições de ensino, pois a montagem da grade horária de forma manual e centralizada está propícia a erros, o que não aconteceria se a grade horária fosse montada com o auxílio de um sistema web que realizasse uma série de verificações antes de montar a grade.

Com um sistema web, é possível que os professores acessem o sistema de qualquer lugar que possua um computador e possam cadastrar seus horários disponíveis, desta forma o coordenador do curso, poderia alocar esses professores nas disciplinas desejadas e nos horários desejados. Objetivo O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema web, para auxiliar a montagem de grades horárias de instituições de ensino superior, de uma forma rápida e que facilite a vida de professores e coordenadores das instituições de ensino. Estrutura do Trabalho Este trabalho está dividido da seguinte forma: a seção 2 apresenta o referencial teórico abordando o problema de alocação de recursos e sistemas web para alocação de recursos. Vários setores sofrem com problemas relacionados à alocação de recursos, como engenharia, tecnologia da informação, setores financeiros, entre outros.

Os problemas relacionados à alocação de recursos tem relação com fatores, como a sua complexidade, falta de ferramentas adequadas para realizar essas tarefas ou até mesmo falta de habilidade do responsável pela alocação. Um exemplo é a área de projetos das empresas que passam por várias dificuldades na hora de alocar seus recursos humanos e outros tipos de recursos, para a realização das tarefas relacionadas a um projeto, em muitos os casos a falta de experiência do gerente do projeto influência nessa hora e esse problema pode impactar no tempo para realização do projeto e consequentemente no aumento do custo do projeto. As dificuldades em realizar a alocação de recursos já estão sendo trabalhadas nas instituições de ensino a muito tempo, com o objetivo de encontrar uma forma solucionar o problema de alocação de recursos, de tal forma que minimize os problemas, como as colisões, tempo de deslocamento entre outros [Lucas 2000].

O problema de alocação de grade horária é muito comum em instituições educacionais, pois, muitas instituições realizam alocação de recursos de forma manual, especificamente a alocação de grades de horários de aulas. A principal vantagem desse sistema é a otimização de tempo dos professores e coordenadores e a precisão na formação das grades de horário. Apesar das funcionalidades do Fet, ele não possue um sistema de troca de mensagens entre os professores e coordenadores e não disponibiliza a grade gerada para os professores validarem, tal funcionalidade existe na proposta deste trabalho. Pharmacontrol (2006) é um sistema de geração de grade de horários que utiliza critérios de tentativas, ele distribui os horários e professores obedecendo aos horários e disciplinas disponibilizadas pelos mesmos, se não conseguir colocar algum professor ele verifica as atualizações anteriores para ajustar a grade, se o problema persistir ele apontará dicas para solução do conflito.

MatrUFSC (2011) tem como objetivo simular as melhores combinações de horário alertando seus usuários sobre os possíveis conflitos. Os professores também conseguem com esses sistemas adicionar atividades extracurriculares nos horários que estão disponíveis na ferramenta. Ambiente de Desenvolvimento Para realização deste projeto, os experimentos serão executados em um micro computador utilizando o Sistema operacional Windows 7 de 32 bits, processador Intel core i3 CPU 2. GHz, Memória (RAM) de 8,00 GB. Tabela 2 – Ambiente de desenvolvimento Configuração do Ambiente de desenvolvimento IDE Visual Studio 2012 Ultimate Plataforma de desenvolvimento Asp. Net Linguagem de programação C# Banco de dados SQL Server 2012 Express Ferramenta para persistência Entity Framework Fonte: Elaborado pelo autor Como se pode observar, na tabela 2 é mostrada a configuração do ambiente de desenvolvimento do sistema web.

Desenvolvimento 5. • O sistema deve permitir que os professores consigam visualizar a grade horária gerada e validem. • Após a validação dos professores o sistema deve retornar para o coordenador as validações dos usuários. • O sistema deve permitir que o coordenador realize a validação final da grade horária. • Após a grade gerada o sistema deve permitir filtrar pelo período ou pelo professor. • O sistema deve realizar o logoff do usuário do sistema ao clicar em sair. Figura 3. Tela de exibição de horários livres. Na figura 4 mostra a geração de grade horária, onde o coordenador seleciona o semestre desejado e clica no botão gerar. Para realizar a geração da grade horária, o sistema utiliza o algoritmo de disponibilidade, ou seja, ele lista os professores com menor disponibilidade de horários e insere primeiro na grade as disciplinas destes professores.

O sistema tambem verifica se o professor já está alocado em determinado horário em outra disciplina, caso isso ocorra o sistema insere a disciplina em outro dia. Análise de Usabilidade Na figura 6 apresenta a porcentagem de usuários para cada resposta da pergunta referente à dificuldade de alocação de horários livres. Pode-se observar que 100% dos usuários não encontraram dificuldade em realizar a alocação de seus horários, isso se deve a facilidade de localização e de realização do cadastro dos horários. Figura 6. Porcentagem de resposta ao questionário sobre a Facilidade/dificuldade de alocação de horários livres. Na figura 7 apresenta a porcentagem de usuários para cada resposta da pergunta referente dificuldade de cadastrar as disciplinas e realizar a associação aos professores.

Como podem observar 83% dos entrevistados não encontraram nenhum a dificuldade em aprender a utilizar a ferramenta. Apenas 17% encontraram dificuldade de utilizar devido a ter que realizar vários cadastros antes da geração da grade. Figura 9. Porcentagem de resposta ao questionário a facilidade de aprendizagem e uso do sistema. Na figura10 apresenta a porcentagem de usuários para cada resposta da pergunta referente ao resultado esperado e expectativas dos usuários sobre o que o sistema se propôs a realizar. furb. brseminco2003artigos137-vf. pdf, Acesso em 24 de fevereiro. Júnior, Hélio Ferreira de Lima, & Corrêa, Marcus Vinicius. “Implementação de um sistema de alocação de professores e disciplinas em grades horárias utilizando algoritmos genéticos”. br/~pf/teoriadosgrafos, Acessado em 22 de setembro. Porto, Silvia, (2007) “Uma Avaliação de uma metodologia de alocação de recursos financeiros do setor saúde para aplicação no Brasil”, http://www.

scielo. br/pdf/csp/v23n6/13. pdf, Acessado em 22 de setembro. scielo. br/scielo. php?pid=S0101-74382006000200003&script=sci_arttext, Acessado em 11 de outubro. Silva, Geiza Cristina; Netto, Oswaldo Boaventura, (2008) “Heurísticas Grasp para o Problema de Alocação Dinâmica de Espaços”, http://www. google. LeliusReisFunchal. pdf, Acessado em 22 de setembro. Vieira F, Macedo; L. “Sistema de Alocação de Horários de Cursos Universitáiros: Um Estudo de Caso de Departamento de Computação da Universidade Federeral de Sergipe. ”, Departamento de Computação, Universidade Federal de Sergipe, http://www.

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