A usabilidade do software no Ensino Educacional Infantil

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

INTRODUÇÃO O artigo cientifico intitulado “A usabilidade do software no ensino educacional infantil” tem como objetivo conceituar e discutir sobre o uso de softwares educativos na educação infantil. Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas pode-se dizer de forma metafórica que a criança nasce já conectada. O papel do professor tradicional com lousa e giz não condiz com a realidade atual e nesse cenário foi necessário rever o processo de ensino e aprendizagem adequando para um novo perfil de aluno. Com isto o uso da informática já na educação infantil faz parte das atividades que devem ser trabalhadas, mas para isto é necessário o uso dos jogos educativos no laboratório de informática condizente com a faixa etária e o conteúdo ministrado O referido trabalho propõe a conceituar e demonstrar a importância da usabilidade dos softwares educativos.

– EDUCAÇÃO INFANTIL Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/06, (LDB), a educação infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até 05 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade, sendo oferecido em creches e pré-escolas. Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade. A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais.

O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo. VYGOTSKY, 1998, p. Nessa idade, já deslizam o mouse olhando apenas para o cursor na tela. Aos cinco, reconhecem ícones, sabem como abrir um software e começam a se interessar pelos primeiros jogos virtuais, como os de associação ou de memória.

” (MELLO e VICÁRIA, 2008, p. abud: Barbosa, et al. Desta forma os softwares educativos, auxilia no desenvolvimento infantil, pois permite que a criança ultrapasse seus limites e descubra coisas novas. gov. br/index. php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil&catid=195:seb-educacao-basica BRASIL, Ministério da Educação. Salto para o Futuro – Tecnologia digitais da educação. Boletim 19, ano XIX - Brasília: MEC, SEB, 2009 BRASIL. DE 4 DE ABRIL DE 2013. Altera a Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www. planalto. julhoadezembrode2003. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 1987. Pensamento e Linguagem.

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