TCC RH Comportamento Organizacional

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Palavras-Chave: Comportamento Organizacional, Motivação e Desempenho. ABSTRACT As organizations transform in relation to the constant changes in the organizational landscape, the ideal for quality, manpower and performance must in general follow the growth of a company, but during this performance used to progress is always barriers and obstacles. The content presented here aims to emphasize the importance of Organizational Behavior during this process of constant changes, where the professional as a whole interferes in a significant way in the results, being able through this knowledge to create more effective ways of management and motivation in the development of the processes. The field of study investigates the impact of individuals and groups on behavior within organizations for the purpose of using knowledge and promoting the improvement of organizational effectiveness. Keywords: Organizational Behavior, Motivation and Performance.

O estudo aborda a problemática de qual é a importância do Comportamento Organizacional para o desenvolvimento das empresas? O conteúdo apresentado possui como objetivo principal a análise dos fatores que influencia para o desenvolvimento das organizações se utilizando dos conceitos do comportamento organizacional. Por meio do comportamento organizacional pode-se resolver questões relacionadas ao comportamento no trabalho como o absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Através do comportamento organizacional se é possível trabalhar a motivação, liderança, melhoria na comunicação interpessoal, melhoria dos processos, a interação entre o grupo de trabalho, melhorias no planejamento e qualificação do indivíduo. De inúmeros fundamentos o comportamento organizacional envolve fatores como valores, conduta, e também as atitudes dos indivíduos.

Tais atitudes podem ser favoráveis e desfavoráveis, pois apresentam como uma pessoa se sente em relação a alguma coisa. As organizações buscam sempre o aumento da produtividade, aumentando a capacidade de produção individual e coletiva. Desta forma, as empresas tentam oferecer um bom lugar para se trabalhar, pois pesquisas apontam que lugares melhores para se trabalhar oferecem melhores desempenhos de negócios. Dentre os desafios que as empresas passam estão melhorias no atendimento, desenvolvimento de competências, estar preparado para inovar e mudar, conviver com relações temporárias de trabalho, lidar com teletrabalho, ficar atento a dilemas éticos empresariais e compreender as necessidades dos trabalhadores de equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Esse estudo permite que as empresas melhores as previsões sobre os comportamentos, oferecendo oportunidades para os futuros gestores de empresas, a mesma permite melhoras na qualidade e produtividade, por meio da implementação de programas de mudanças planejadas (UNIVESP, 2014).

Dentro das organizações a análise desses fatores de certo modo não é uma tarefa fácil, pois as organizações são compostas de diversos aspectos, devido a essa complexidade são estudas por psicólogos, sociólogos, economistas, antropólogos, gestores entre outros. Durante a execução dos objetivos, podem ocorrer tensões nos grupos, pois as pessoas possuem seus próprios valores e convicções (ALBUQUERQUE ; PALACIOS, 2003). Saber lidar com as diversidades encarando a variedade das percepções, fornecem na relação dos grupos maior confiabilidade e sucesso nas ações (ALBUQUERQUE; PALACIOS, 2003). INTERAÇÃO DOS GRUPOS E COMPORTAMENTO O comportamento dos indivíduos representa características que refletem significativamente quando se encontram em um grupo. Cada qual possui sua personalidade, porém a forma como lidamos com a nossa interação apresenta o resultado de nossa interação, ou seja, o comportamento de um indivíduo também é fruto da interação com as demais pessoas (ALBUQUERQUE; PALACIOS, 2003).

A forma como uma pessoa se relaciona, e a formulação de suas caraterísticas como pessoa são determinadas e criadas através das circunstancias dos grupos e referências (ALBUQUERQUE; PALACIOS, 2003). Não adianta o uso de força ou estímulos externos, para se obter a motivação, estes fatores só conseguirão colocar a pessoa em movimento mecânico, será necessário respeitar suas diferenças individuais, seus valores e maneiras próprias e garantir a ela um trabalho que lhe permita conciliar seus objetivos individuais com os objetivos organizacionais. Será abordado abaixo sobre o conceito de empreendedorismo. Segundo Caravantes (2011), o mercado está cada vez mais competitivo onde as organizações precisam buscar novas estratégias e processos inovadores para atingirem um diferencial de mercado dentre elas medidas que alcance a interação dos grupos no meio organizacional necessitando então de ferramentas que contribuam para esse processo: Administradores: para gerir o setor; Psicólogos: para avaliar cada colaborador, coletivamente e individualmente, encontrando formas de motivação para esses colaboradores, além de um levantamento do clima organizacional; Antropólogos e Sociólogos: para observar os aspectos coletivos de comportamento; Pedagogos: responsável pelo treinamento e desenvolvimento de materiais aos colaboradores, cartilhas, apostilas, dentre outros.

São diversos os fatores que influenciam a forma com que o ser humano se interage e apresenta melhor desempenho nas organizações, de acordo com Caravantes (2011) estão dentre os fatores internos: • Ambiente de trabalho – onde estabelece o grau de relacionamento entre os indivíduos, para realização de suas atividades individuais ou coletivas; • Assistência aos colaboradores – todos os benefícios oferecidos pela organização (assistência médica, assistência hospitalar, assistência dentária, dentre outros); • Burocracia – está relacionada a todas as atividades realizadas pelos colaboradores; • Cultura organizacional – avalia a grau de influência que as práticas e costumes, exercem sobre os colaboradores e as atividades exercidas diariamente; • Estrutura organizacional – avalia o grau de relacionamento, capacitação de todos os elementos que interferem nas atividades da organização; • Segurança profissional – avalia o grau de demissão sem motivo percebido pelos colaboradores; • Vida Social – avalia o nível de satisfação dos colaboradores.

Os fatores externos referentes à família, a política e a economia e sua vida social também influencia na forma como as pessoas desempenham sua atividade no dia-a-dia assim como também sua vida social são aspectos importantes nesse contexto. Segundo HUNTER (2004, p. liderança representa a sua capacidade de influenciar pessoas a agir. O estilo da liderança promove a unidade do grupo, que estimulado e bem aproveitado quanto às suas capacidades, consegue de forma natural gerar o comprometimento espontâneo, credibilidade e confiança de maneira mútua. O fator liderança gera um fator primordial dentro do contexto organizacional, onde as empresas podem ser consideradas fortemente dentro do segmento que atuam pela responsabilidade e esforços da equipe, pelo seu comprometimento e eficácia nos empregos dos recursos de capital humano que dispõe.

O principal objetivo de um líder é conseguir que todo o dinamismo presente nas pessoas capazes se transforme em uma ação coordenada de objetivo sólido que supra as necessidades de mercado e o desenvolvimento das empresas (ROBBINS, 2002). Verificamos que hoje fica difícil definir precisamente os dois tipos como absolutos para classificar uma liderança, pois verificamos que um líder pode possuir um pouco dos dois gêneros apresentados, tendo “mesclado” seu estilo, no decorrer dos anos (CHIAVENATO, 2005). O mesmo também varia seu estilo conforme o grupo que está coordenando, podendo este ser motivado ou não, comprometido ou não, inovador ou não, capacitado ou em desenvolvimento, sendo necessário que o mesmo por si se adeque na melhor estrutura para que a equipe consiga desenvolver as atividades e alcance juntamente o resultado esperado (HUNTER, 2004).

Em todos os tipos de liderança, podemos dizer que o objetivo buscado acaba por ser o mesmo, sendo eles, o desenvolvimento da empresa, a estruturação do departamento, o desenvolvimento do capital humano, a busca pela motivação e satisfação em realizar as tarefas, entre outros. Porém se deve ter a ciência que a ação de um líder reflete diretamente ao seu grupo, e consequentemente ao desenvolvimento e sucesso dos processos organizacionais. Fica claro assim a concepção de que um líder deve desenvolver sua sensibilidade e percepção, buscando identificar em sua equipe e cada indivíduo exclusivo de sua personalidade, sabendo assim como a melhor forma de atuar e desenvolver a mesma. Levando em conta que as organizações passaram a existir muito tempo antes da Revolução Industrial, é possível concluir que a preocupação com o aspecto motivacional do comportamento humano no trabalho represente um fato bastante recente.

As ações que busquem essa motivação dos colaboradores, visando buscar seus esforços e explorar sua criatividade têm sido pelas empresas uma maneira de estratégia de diferencial às demais organizações, uma liderança efetiva e uma equipe motivada se tornou um fator primordial para o desenvolvimento mais assertivo dos processos, se tornando dentro deste conceito uma estratégia de negócios valiosa. A mesma tem sido estuda pelos gestores de estratégias e planejamento e muito resultado positivo tem sido alcançado através deste trabalho (HUNTER,2004). As empresas por muito tempo não mantinham a preocupação de olhar as pessoas como um elemento primordial da empresa, somente se preocupando com o trabalho exercido e esperando atingir seus resultados (KOONTZ,1987). Com o passar do tempo este conceito foi se aprimorando, e foi analisado que dentro do ambiente corporativo o incentivo e satisfação do capital humano traz um beneficio uma perspectiva maior de sucesso que apenas ensinar um procedimento e pedir a execução da mesma.

Segundo Bergamini (1997, p. A motivação para um trabalho depende do significado que cada qual atribui a essa atividade. A motivação é considerada agora como um aspecto intrínseco às pessoas; ninguém pode, por isso mesmo, motivar ninguém, sendo que a motivação específica para o trabalho depende do sentido que se dá a ele. O indivíduo tende a buscar sua motivação como produto no ambiente cultural onde vive, de maneira que as percebam seu trabalho e através de como encaram sua vida, havendo forças motivacionais quando mesmo encontra a devida importância para tal evento pessoal (BERGAMINI, 1994). Para que a motivação auxilie a vencer desafios e atingir os objetivos, é o impulso para realizarem um trabalho com qualidade, e ser reconhecido pela sua competência (BERGAMINI,1997).

A avaliação de desempenho permite que sejam avaliadas as fraquezas dos funcionários e suas limitações para localização dos pontos de melhorias, avaliando as necessidades de adoção de um treinamento, alterações de estratégias e atribuições de funções, melhorias na gestão entre outros. Segundo Periard (2011), existem variadas formas de realizar a avaliação de desempenho, variando de acordo com a necessidade do gestor, dentre os métodos mais comuns de avaliação estão: • Escalas gráficas de classificação; • Escolha e distribuição forçada; • Pesquisa de campo; • Incidentes críticos; • Comparação de pares; • Auto-avaliação; • Relatório de performance; • Avaliação por resultados; • Avaliação por objetivos; • Padrões de desempenho; • Frases descritivas; • Avaliação 360 graus; • Avaliação de competências; • Avaliação de competências e resultados; • Avaliação de potencial; • Balanced Scorecard.

Embora há diversas maneiras de avaliar o desempenho individual ou em equipe dentro de uma empresa, todos os métodos atribuem grande importância nas informações que serão avaliadas, sendo possível a identificação de talentos, análise do comportamento e as qualidades atribuídas à cada indivíduo (PERIARD, 2011) Por meio da avaliação de desempenho é possível que a empresa consiga realizar por meio dos feedbacks o que espera do funcionário, atribuindo ao as responsabilidades do desempenho da própria empresa. Essa avaliação permite que demostre a importância do funcionário para que os resultados ocorram, pois mostra ao mesmo como seu desenvolvimento é importante dentro da organização (SEBRAE, 2016). Na análise de desempenho são avaliados de acordo com Marques (2016): • Absenteísmo (faltas) e no que elas impactam tanto para os indivíduos quanto para a corporação; • Participação ativa nos projetos em andamento e de como os talentos da empresa tem sido usado na resolução de problemas e criação de novas soluções.

Por meio dessa avaliação é possível identificar o perfil predominante de cada colaborador, a mesma é eficaz para acompanhar o desempenho dos colaboradores. Entre as citações apresente um parágrafo escrito com as suas palavras contextualizando a citação apresentada. Segundo Chiavenato (1999) a avaliação de desempenho possui papel fundamental no reconhecimento individual, melhorando sobre todos os aspectos as questões sobre a motivação, comportamentos e clima organizacional, buscando atingir os seguintes objetivos: • Harmonizar os objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos da organização; • Facilitar o diálogo entre os colaboradores e os superiores hierárquicos; • Promover a motivação dos colaboradores; • Incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores; • Identificar necessidades de formação e avaliar a sua eficácia; • Promover o auto aperfeiçoamento; • Dar oportunidade aos colaboradores de conhecerem o que os superiores hierárquicos esperam e pensam do seu desempenho através de feedback contínuo e dar oportunidades aos dirigentes e chefias de transmitir e clarificar os objetivos e a razão das suas exigências; • Contribuir para a determinação da promoção e progressão nas carreiras e validar o recrutamento e a seleção de pessoal; conclusão O comportamento organizacional de acordo com o contexto apresentado refere-se ao estudo dos comportamentos dentro de uma organização, onde podemos analisar que diversos fatores acarretam a determinação do mesmo dentro da equipe, assim como os comportamentos considerados positivos são influenciados por contextos relacionados a liderança, motivação, desempenho dentre outros.

Diante o estudo, podemos verificar e concluir que a aspectos voltados há um trabalho em equipe onde há comunicação e compreensão da busca pelos mesmos objetivos por todos que participam do processo em si, favorecem o desenvolvimento das metas e resultados, além de promover o conhecimento e a troca de experiências, criando uma dinâmica eficaz entre os grupo e equipes. A liderança exerce também um papel fundamental sob esse aspecto, onde o mesmo é responsável por fazer com que essas relações acabem contribuindo pela necessidade empresa, fazendo com que os indivíduos possam trabalhar em harmonia, acarretando também no processo de motivação dos colaboradores. Acesso em 13/09/2017. BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Motivação nas Organizações. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Disponível em: <http://www.

rh. com. br/Portal/Lideranca/Artigo/3274/os-desafios-dalideranca-contemporanea. html>. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas: O Passo decisivo para a administração participativa. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. atual”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. ESPINDOLA, Maria B. OLIVEIRA, Annévia P. V. O Monge e o executivo: Uma história sobre a essência da Liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. KOONTZ, Harold. Administração de recursos humanos: desenvolvimento de administradores. ed. com. br/portal/rh-gestao-pessoas/principais-metodos-avaliacao-desempenho-funcionarios/>. Acesso em 14/10/2017. PERIARD, Gustavo. Avaliação de desempenho – O que é e como funciona. webnode. com. br/200000007-a626ea7210/Comportamento%20Organizacional. pdf>. Acesso em 11/10/2017. administradores. com. br/artigos/carreira/o-que-e-comportamento-organizacional/84615/>. Acesso em 13/09/2017. UNIVESP, Centro Paulo Souza. Porto Alegre: Artmed, 1998. SEBRAE, Tipos de avaliação de desempenho. Ano 2016. Disponível em: < https://www. sebrae.

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