TCC Viva Melhor Sempre com ênfase no Mix de Marketing

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Orientador: Adilson Carlos Yoshikuni. Mestre TERMO DE COMPROMISSO O aluno Cleber Augusto Costa Maloca Sanches, abaixo-assinado, do Curso de MBA em Gestão Empresarial, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada ESUP – Escola Superior de Negócios localizada em Av. Antônio Fidélis, 515 - Parque Amazônia na cidade de Goiânia, estado de Goiás, no período de 05/2012 a 09/2012, declara que o conteúdo do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Portal Viva Melhor Sempre com Ênfase no Mix de Marketing, é autêntico, original, e de sua autoria exclusiva. Goiânia, 16 de julho de 2012. Cleber Augusto Costa Maloca Sanches DECLARAÇÃO O aluno Cleber Augusto Costa Maloca Sanches, abaixo-assinado, do Curso de MBA em Gestão Empresarial, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada.

Assim, MC Carthy desenvolveu os 4 Ps, Richers, um professor brasileiro os 4 As, e Lauterborn, mais recentemente, os 4 Cs. Cada uma acaba representando um melhor papel em usos específicos. Cabe ao profissional de Marketing determinar qual o melhor modelo para ser usado naquele projeto. Enquanto os 4 Ps são reconhecidos internacionalmente, os 4 As se mostraram eficazes no Brasil, enquanto que os 4 Cs, mais do que um composto de Marketing, se torna apropriado para um "Composto de Vendas". ABSTRACT With increasing age of the audience the best in the consumer market and increasing longevity, the accumulation of financial resources, the spread of internet in all of Brazilian society, and little competition expertise in selling and valuing older people came to the opportunity to develop a virtual portal exclusively for this market as promising.

Tabela 04 – Cadeia de Valor. Tabela 05 – Análise Ambiental Interna. Tabela 06 – Análise de SWOT. Tabela 07 – Cenário da Análise SWOT. Tabela 08 – Projeção de cenários. Visão 14 2. Missão 14 2. Filosofia do negócio 15 2. Análise Ambiental Externa 15 2. Análise de Mercado 17 2. Análise de SWOT 34 2. Cenário da SWOT 36 2. Diagnóstico da SWOT 38 2. Projeção de cenários 38 3 CAMADA OPERACIONAL 39 3. Ações estratégicas 39 3. Arquitetura Organizacional 52 3. Gestão de competência 54 CONCLUSÃO 56 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 57 VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO 60 1 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO A Empresa Viva Melhor Sempre desenvolverá um portal voltado para a melhor idade que oferecerá produtos e serviços direcionados a essa faixa etária que se torna cada vez mais expressiva no País. A Empresa Viva Melhor Sempre nasce com o objetivo de oferecer através de um portal virtual o acesso ao melhor do entretenimento, informações, produtos e serviços com a comodidade e praticidade da internet, a fim de atender e satisfazer as pessoas da melhor idade, para que vivam com mais qualidade.

Serão disponibilizados serviços e produtos voltados para o divertimento, saúde, viagens, academia especializada, transportes para eventos dentre outros. O acesso à internet nunca foi tão barato, comum e difundido na sociedade, hoje pessoas se relacionam, compram, vendem, leem, estudam e trabalham através de sites, cotidianamente. Há profissionais do ramo da saúde, jurídico, tecnologias, vendas e administração, todos agregarão para que o objetivo de prestar serviços e vender produtos de qualidade, gerando satisfação e o bem estar do cliente, seja alcançado. Há grande integração e trabalho em equipe por parte dos integrantes, que desde o início, se sentiram responsáveis pelo sucesso e aprimoramento do negócio. O desenvolvimento deste projeto foi pautado pela ética e comprometimento, buscando provar através de pesquisas, análises técnicas internas e externas à corporação e definições de estratégias, planejamentos e metas, o negócio, sua viabilidade e aderência ao mercado.

O mercado é promissor, pois a concorrência ainda não despertou para o novo nicho que se formou. A melhor idade ainda não teve suas necessidades e desejos atendidos por uma organização que procure, exclusivamente, seu bem-estar, dignidade e integração com a sociedade, utilizando-se da célere internet. Filosofia do Negócio A Empresa Viva Melhor Sempre valoriza o individuo na melhor da idade proporcionando-lhe dignidade, segurança e qualidade de vida; Trabalhamos em equipe através de uma gestão integrada, participativa e comprometida com os resultados esperados pelos clientes, fornecedores e colaboradores; Buscamos a ética e respeito nos relacionamentos interpessoais com o objetivo de manter uma conduta transparente, honesta, coerente e responsável; Temos compromisso com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, visando à satisfação dos clientes e de todos os envolvidos nos processos; Estabelecemos parcerias com fornecedores que relevam o bem-estar do ser humano e da sociedade gerando benefícios mútuos; As relações com nossos clientes, fornecedores e colaboradores são baseadas na confiança, moralidade, credibilidade e cooperação recíproca.

Somos uma empresa cidadã, preocupada com os valores e costumes da sociedade; Nossa gestão protege o meio-ambiente, evitando quaisquer condutas que possam lesá-lo, procurando a sustentabilidade de nossos projetos e processos internos; Trabalhamos para obter lucros através de inovações mercadológicas, atendendo aos clientes com excelência, respeitando a comunidade e o meio-ambiente, desenvolvendo tecnologias e serviços ainda não identificados pelos concorrentes; Valorizamos o bom relacionamento com os concorrentes, entendo que todos podem e devem coexistir saudavelmente e prosperar no nosso nicho de mercado; A divulgação do portal será sempre coerente com realidade dos produtos e serviços oferecidos, sem jamais coagir ou ludibriar o cliente; A gestão financeira da empresa será baseada em transações legais, cumprimento da legislação brasileira, responsabilidade, procurando sempre um crescimento saudável e sustentável; Todas as informações obtidas dos clientes através do portal serão utilizadas apenas para fins comerciais, sendo guardado sigilo e segurança sobre as mesmas.

CAMADAS ESTRATÉGICAS E TÁTICAS O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente. Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc. Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento; Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumí-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. O comportamento do consumidor inclui ainda o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações.

Em vez de influenciar os consumidores, as organizações eficazes têm adotado uma proposta de marketing total em relação ao desenvolvimento de produtos, inovação, pesquisa e comunicação. Por procurar os métodos que permitem aos consumidores influenciar a organização em relação a produtos, preços, promoções e operações que interessam aos consumidores, as organizações mais facilmente vão satisfazê-los, criando fidelidade à marca e aumentando o faturamento. As empresas do século XXI orientadas para o marketing vão focar mais em permitir que os consumidores as influenciem do que em como elas podem influenciar os consumidores. Preço Processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação.

Exemplos claros são as famosas "lojas de fabrica" e os próprios prestadores de serviço que executam o serviço diretamente ao consumidor, como os cabeleireiros e dentistas. A distribuição indireta é quando o produtor utiliza-se de distribuidores para vender o produto ou serviço ao consumidor, que são os casos de supermercados, conveniências e até as próprias livrarias. Comunicação (promoção) Inclui a propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca-a-boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes métodos de promoção do produto, marca ou empresa. Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido.

Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto. Cada elemento do mix de marketing contém infinitas alternativas. Por exemplo, um produtor pode fazer e colocar um ou muitos produtos no mercado, e eles podem estar relacionados entre si ou não. Os produtos podem ser distribuídos pelos atacadistas, para varejistas sem o benefício de atacadistas ou até mesmo diretamente para o consumidor final. Finalmente, das várias alternativas, a administração deve selecionar uma combinação de fatores que vão satisfazer os mercados-alvo e atingir os objetivos de marketing e da organização. A comunicação é o momento da sedução que visa empolgar o cliente a comprar o serviço ou produto.

Ela precisa ser objetiva e clara para informar os principais pontos e dar oportunidade para que o consumidor fantasie a oferta, sentindo-se envolvido e comprometido com ela. E por último o custo não pode estar acima das possibilidades e expectativas do comprador. Viabilizar um projeto pode depender de um controle perfeito de custos. Como poderemos observar no quadro abaixo os 4 C’s e 4 P’s, complementam-se mostrando duas perspectivas de visão para os profissionais de markerting, a da empresa e a do cliente. Após reavaliação dos produtos com base nas informações obtidas via pesquisa de marketing (análise) e reformulação da linha de produtos para adequá-la melhor às mudanças do mercado (adaptação), ocorre à ativação. Nesta etapa, os meios de comunicação da empresa também serão reavaliados e, se necessário, reestruturados para que o produto chegue de forma adequada ao consumidor em potencial e, por meio da comunicação, seja visto como atraente.

A área de vendas, assim como a de produto, publicidade e distribuição ou logística são as grandes responsáveis pela ativação do produto. Esta função é exercida por meio de um instrumento denominado composto de comunicação e faz parte de um conceito mais amplo de composto de marketing. É o processo de adequação das linhas do produto ao serviço da empresa ao meio ambiente. gov. br), Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de 2011 (www. ibge. gov. br),Somatório Pesquisa e Informações (www. Análise de Mercado O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida. A população brasileira vive, hoje, em média, 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. O público alvo do negócio é de aproximadamente 390.

trezentos e noventa mil) pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010. O Portal Viva Melhor Sempre terá como foco de atuação a região metropolitana de Goiânia, que confirma a tendência de crescimento do público alvo, comprovado na Tabela 01. O percentual de clientes que acessam a internet é de 38%, de clientes que não acessam é de 31% e dos clientes que acessam às vezes é de 17%. Estima-se que na Região Metropolitana de Goiânia 148. idosos acessam a internet. Os dados revelam que a quantidade de pessoas que não acessam a internet é considerável, apesar de ser menor em relação àquelas que acessam. Deve-se então trabalhar esses clientes para descobrir os motivos pelos quais não acessam, seja por dificuldade técnica ou financeira e procurar dar tratamento a esse impasse.

com viagens por ano. O percentual de pessoas do público alvo que gasta de R$ 200,00 a R$ 500,00 com lazer por mês é de 45%, 33% gasta de R$ 500,00 a R$ 2. e de 22% que diz não gastar qualquer valor. Desta feita, deve-se oferecer produtos e serviços variando na faixa de R$ 200,00 a R$ 500,00 mensalmente a fim de ganhar o mercado que se mostra. Nota-se que 59% das pessoas da melhor idade tiveram acesso a portais virtuais especializados na melhor idade e 42% não conhecem nenhum portal do tipo. Pontos Fortes (Forças): • Maior portal voltado para a melhor idade; • Grande facilidade de uso; • Colunas escritas por especialistas de diversos segmentos; • Presente em várias capitais; • Informações úteis para as pessoas da melhor idade; • Presente em redes sociais; • Agenda Cultural por cidade; • Enquetes; • Murais; • Comunidades, rede de amigos, bate-papo e opiniões; • Receitas; • Vídeos sobre a melhor idade; Pontos Fracos (Fraquezas): • Não tem como foco prestação de serviços e venda de produtos voltados para o seu público alvo.

Meios de Lucratividade: • Através de links de divulgação de parceirias. Portal da Terceira Idade (www. portalterceiraidade. com. Portal Cuidar de Idosos (www. cuidardeidosos. com. br) Foco • Informações e dicas para pessoas da melhor idade. Divulgação de profissionais dedicados em prestar serviços para pessoas da terceira idade. Tabela 03 - Análise de Atratividade segundo as 5 Forças de Porter Concorrentes Nível de Rivalida-de Ameaça de Novos entrantes Ameaça de Substitutos Poder de Compra do Comprador Poder de Compra do Fornecedor Total Portal Mais de 50 4 2 5 2 3 16 Portal da Terceira Idade 4 2 5 2 3 16 Portal Turismo na Terceira Idade 3 2 4 2 1 12 Portal Cuidar de Idosos 3 2 4 2 2 13 Total 14 8 18 8 9 57 1 - MUITO IMPORTANTE / 2 - IMPORTANTE / 3 - MODERADAMENTE IMPORTANTE / 4 - LIGEIRAMENTE IMPORTANTE / 5 - SEM IMPORTÂNCIA De acordo com a tabela acima, o Nível de Rivalidade entre os concorrentes existentes a nível de Brasil (pois na Região Metropolitana de Goiânia não foram identificados concorrentes) varia entre moderadamente importante e ligeiramente importante, já que não há possibilidades de fusões, não há previsão de alteração legal, não há grande diferenciação entre os serviços oferecidos que fortaleça a rivalidade.

Existe uma probalidade de novas empresas entrarem para concorrer no setor de atuação da Empresa Viva Melhor Sempre, porquanto o capital de investimento é pequeno, não há barreiras de entrada, não existe tecnologia patenteada, não há complexidade na formação de parcerias, ou seja, deve-se ter um cuidado vista a facilidade de novos entrantes. Conforme tabela identificou-se que a ameaça de substitutos é pequena, visto que se trata de um negócio inovador, que já é o substituto no mercado. Feita análise percebe-se que nível de influência dos clientes no momento da compra é grande, apesar de que os concorrentes não oferecem diversidade de produtos e serviços especializados para a melhor idade. De acordo com o levantamento reiteramos que os fornecedores da Empresa Viva Melhor Sempre que são os Parceiros anunciantes têm força de influência no negócio, pois como a empresa não produzirá qualquer tipo de produto ou serviço ficará dependente daqueles.

Será utilizada a internet como canal de distribuição para esse mercado, o que configura uma meta desafiadora para empresa em virtude da quebra de paradigmas da população da melhor idade. Core Business da empresa Viva Melhor Sempre Atualmente, existem diversas empresas de prestação de serviços e comercialização de produtos na internet, porém, devido ao crescimento constante da população da melhor idade, foi observado que nenhuma empresa virtual centraliza em único portal serviços e produtos exclusivamente para esse público. O foco da empresa será em disponibilizar para os membros cadastrados no portal da melhor idade: informações, promoções e descontos em produtos e serviços. Os assinantes do portal, através do pagamento da anuidade e vouchers terão direito ao uso de serviços com período de validade de um ano.

Portfólio O portfólio da Empresa Viva Melhor Sempre oferecerá os seguintes serviços e produtos, abaixo relacionados: • Pacotes turísticos; • Academias especializadas; • Médicos direcionados ao público da melhor idade com sistema de atendimento domiciliar (Home Care); • Festas e eventos exclusivos; • Divulgação promocional de produtos; • Convênios com empresas de planos de saúde e odontológico; • Informações sobre saúde e lazer. Gerenciamento da Marca: Atividades relacionadas ao posicionamento, fortalecimento e divulgação da marca no mercado. Gerenciamento de Clientes: Atividade relacionada ao gerenciamento das informações relativas aos clientes, direcionando-lhes serviços adequados a cada perfil. Promoção/ Divulgação: Atividades de promoção e divulgação do portal e de seus produtos e serviços. Imagem Corporativa: Atividade de manutenção da percepção positiva e real da empresa.

Qualidade no serviço: Atividade de monitoramento da qualidade empregada nos serviços oferecidos pelo portal. Contas a pagar e receber: Atividade relacionadas a organização e ordenação das contas a pagar e receber. Gestão Financeira: Atividade relacionada a gestão do capital financeiro com responsabilidade, voltada para a auto sustentabilidade. Análise ambiental interna Após a análise das forças e fraquezas da Empresa Viva Melhor Sempre, segue abaixo a tabela: TABELA 05 – Análise Ambiental Interna MAPA DE FORÇAS E FRAQUEZAS POR RECURSOS Cadeia de Valor Recursos Capacidade Grau da Competência 0 a 100 IDEAL Variação Ideal X Competência Potencial Melhoria FRAQUEZA <= 50 e FORÇAS > 50 Parcerias Padrão de Qualidade Manter a qualidade dos produtos e serviços prestados 60 100 40 40% FORÇA Parcerias Política de Relaciona-mento Estabelecer bom relacionamento interpessoal com os parceiros 60 80 20 25% FORÇA Marketing Promoção/Divulgação Promover e Divulgar o Portal e seus serviços 40 80 40 50% FRAQUEZA Marketing Imagem Corporativa Criar percepção positiva e real da empresa 50 90 40 45% FRAQUEZA Marketing Gerenciamento da Marca Posicionar e Divulgar da marca no mercado 40 80 40 50% FRAQUEZA Vendas Inovações Inovar os produtos e serviços oferecidos pelo Portal 70 90 30 34% FORÇA Tecnologia Desenvolvimento de Software Desenvolver e manter o portal 80 100 20 20% FORÇA Tecnologia Banco de Dados Armazenar e gerenciar informações dos usuários 60 80 20 25% FORÇA Tecnologia Segurança da Informação Garantir segurança na navegação do portal 50 90 40 45% FRAQUEZA Finanças Contas a pagar e receber Organizar e ordenar contas a pagar e a receber 60 80 20 25% FORÇA Finanças Gestão Financeira Gerir o capital financeiro responsavelmente 70 80 10 13% FORÇA EXCELENTE – 81 a 100; OTIMO – 61 a 80; BOM – 41 a 60; REGULAR – 21 a 40; RUIM – 1 a 20.

Fatores críticos de sucesso São áreas de trabalho, condições e atividades fundamentais que quando desempenhadas com eficiência levam a corporação ao sucesso competitivo no mercado. Os Fatores Críticos de Sucesso da Empresa Viva Melhor Sempre são: 1. A tabela 10 demonstra o Plano de Ação traçado para a empresa utilizando a técnica 5W2H. TABELA 09 – Plano de Ação META: Definir ações estratégicas buscando viabilizar a comercialização do portfolio com inovação e desenvolvimento das competências internas da empresa ITEM O QUE COMO POR QUE QUEM 1 Suprimentos de ativos fixos: Adquirir máquinas para equipe de desenvolvimento, materiais de escritório e locar um imóvel para sediar o escritório da empresa Viva Melhor Sempre. Realizando cotações, analisando valores e formas de financiamento para pessoa jurídica.

Escolher um imóvel em um local mais afastado para obter um custo menor com aluguel. Obter um local próprio para atendimento de clientes, fornecedores, parceiros e suporte a usuários, bem como maquinário necessário para desenvolvimento do portal. Leonan A partir do Plano de Ação foi desenvolvido o Cronograma a ser seguido para implantação das ações traçadas, demonstrado a seguir na Tabela 11. Para realização do Cronograma foi utilizado o software Microsoft Project. TABELA 10 – Cronograma (Microsoft Project) 3. Projeção financeira Esta etapa tem por objetivo verificar os aspectos econômicos e financeiros da Empresa Viva Melhor Sempre para avaliar a viabilidade do negócio pelos próximos cinco anos, que visa obter ganhos financeiros e auto-sustentabilidade num cenário positivo que se mostra ao final do período.

Estrutura de Capitalização 3. A estrutura física será pequena, porém adequada a demanda e as minúcias do negócio. Desta forma, segue abaixo a projeção de despesas no 1º ano, conforme demonstrando na tabela 13A até tabela 13G. Estimativa dos investimentos fixos TABELA 12-A – Imóveis Nº Descrição Qtde Valor Unitário Total SUB-TOTAL (A) 0,00 TABELA 12-B – Máquinas Nº Descrição Qtde Valor Unitário Total 1 Impressora Multifuncional 2 500,00 1. SUB-TOTAL (B) 1. TABELA 12-C – Equipamentos Nº Descrição Qtde Valor Unitário Total 1 Ar condicionado 3 2. TABELA 12-G TOTAL DOS INVESTIMENTOS FIXOS TOTAL DOS INVESTIMENTOS FIXOS (A+B+C+D+E+F): 62. Capital de Giro TABELA 13 - Estimativa Estoque Inicial Nº Descrição Qtde Valor Unitário Total 1 Pacote Turístico 4 150,00 600,00 2 Academia 13 50,00 650,00 3 Home Care 7 100,00 700,00 4 Festas e Eventos 5 120,00 600,00 TOTAL 420,00 2. TABELA 14 - Investimentos Pré-Operacionais Descrição Valor Despesas de Legalização 3.

Obras civis e/ou reformas 5. Divulgação 10. LUCRO OP. BRUTO 18. Despesas Fixas e Outras 13. LUCRO OP. LÍQUIDO - EBITDA 4. RECEBIMENTOS OPERACIONAIS   26. DESEMBOLSO DE CAIXA   26. Despesas Fixas e Outras Despesas   13. Fornecedores *   13. FLUXO DE CAIXA GERADO   69. Preço unitários dos produtos e (ou) serviços em R$ ANO 1 ANO 2 ANO 3 ANO 4 ANO 5 Pacotes Turísticos 150,00 180,00 210,00 240,00 270,00 Academias 50,00 80,00 110,00 140,00 170,00 Home Care 100,00 130,00 160,00 190,00 220,00 Festas e Eventos 120,00 150,00 180,00 210,00 240,00 • Definição do Preço de Venda A partir dos dados do item anterior, pode – se realizar a seguinte análise por produto: Preço de venda – custos fixos – custos variáveis = Lucro líquido. Asim pode se visualizar com clareza qual o preço de vendas ideal a ser praticado. Para definir, portanto o lucro líquido desejado e possível por serviço, reorganizamos a planilha de gastos acima, de forma a observar os custos totais por serviço unitário, separando custos fixos e variáveis, incluindo despesas nestes dois subitens: • Payback, VPL e TIR Recebimentos - entradas Entradas Entrada acumulada Payback 1 - Ano (6.

Ano 5. Ano 22. Caixa 70. Contas a Receber 3. Estoques 1. REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13 PERMANENTE 18. Ativo Permanente 21. PATRIMÔNIO LÍQUIDO 76. Capital Social 70. Lucro do Periodo 6. Lucros ou (Prejuízos Acumulados) 0 0 6. Conclusão Analisando-se os resultados, após algumas simulações, concluímos que o negócio projetado é viável econômico e financeiramente, a partir das premissas colocadas para o negócio. Os planos estratégicos deverão ser formulados uma vez ao ano, em Janeiro, logo no início da competência anual. E deverão ser revistos ao final de cada trimestre, a fim de checar e controlar sua fiel execução se há desvios e o que deve ser feito para saneá-los. Processo de Comunicação de Estratégia A estratégia desenvolvida será comunicada aos colaboradores da organização através de palestras, intranet e mídia interna.

O Balanced Scorecard será utilizado para mensurar a interação e vinculação da comunicação da estratégia, através de seus indicadores e controle desses. Processo de avaliação do desempenho O processo de avaliação de desempenho ocorrerá em todos os níveis da empresa, tais como diretoria, gerências e níveis operacionais. Tem a função de dar o suporte necessário aos demais departamentos, assim como acompanhar o andamento das atividades da empresa. Responde pelas seguintes atividades: • Difunde a missão, visão e filosofia do negócio entre os colaboradores; • Definição dos planos de ação e ações estratégicas gerais para o negócio; • Acompanhamento dos ganhos financeiros e crescimento no mercado. Desenvolvimento A Gerência de Desenvolvimento é responsável pela manutenção de todos os softwares que compõem o portfólio da empresa.

• Acompanhamento do desempenho do software e sua usabilidade; • Definição de melhorias e revisões nos softwares. Finanças A Gestão de Finanças é o departamento responsável pela saúde financeira da empresa. Este se baseia no estudo e descrição de funções e considera as capacidades individuais que o colaborador possui em desempenhar a mesma função em diferentes realidades, sem reduzir a sua produtividade, pois sabemos que os nossos colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso da organização. Será realizada anualmente a avaliação de desempenho de todos os colaboradores no âmbito 360º e na sequencia deverá ser dado o feedback aos colaboradores, e se preciso elaborar um plano de ação para atuarmos nos pontos fracos identificados durante a AD. Tal pratica propicia melhoria continua na atuação dos profissionais, melhorando o desempenho dos mesmos.

Serão criados indicadores que possibilitem mensurar a qualidade no serviço prestado pelos colaboradores e percebendo o desempenho na execução do serviço, será trimestralmente avaliados os seus resultados, possibilitando a empresa implementar a política de premiação (viagens, jantares, brindes, convites, entre outros) com pratica de reconhecimento pelo comprometimento e qualidade no que foi produzido. Semestralmente será realizado o LNT junto aos colaboradores (Levantamento de Necessidades de Treinamento) e elaboraremos na sequencia um cronograma com treinamentos mapeados, permitindo de forma periódica a devida capacitação dos funcionários. aarp. org/ Acesso realizado em: 05/09/2011 http://www. estadao. com. br/noticias/impresso,renda-da-3-idade-atinge-r-75-bilhoes-por-mes,537004,0. br/imprensa/mulheres-ampliam-participacao-no-mercado-de-trabalho. htm Acesso realizado em: 19/10/2011 http://www. ibge. gov. br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza. org/artigos/artigo132. shtml Acesso realizado em: 25/10/2011 http://www.

estadao. com. br/noticias/impresso,renda-da-3-idade-atinge-r-75-bilhoes-por-mes,537004,0. com. br/artigo/gerencia/eap-a-estrutura-analitica-do-projeto Acesso realizado em: 18/11/2011 http://www. avellareduarte. com. br/projeto/planejamento/planejamento6/planejamento6. turismonaterceiraidade. com Acesso realizado em: 08/03/2012 http://www. cuidardeidosos. com. br Acesso realizado em: 08/03/2012 http://www. uff. br/cneg/documentos/anais_cneg4/T7_0096_0265. pdf Acesso realizado em: 03/04/2012 http://pt. wikipedia. org/wiki/Balanced_scorecard Acesso realizado em: 03/04/2012 VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO Dear Cleber A C M Sanches, Your document has been handed in to Ephorus and your teacher Adilson Carlos Yoshikuni (pinayoshikuni@terra.

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