TCC - Gestão ambiental - 163 trabalhos feitos para baixar

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Proposta de revitalização de áreas degradadas : Estudo de caso do Igarapé do Mindú

Lócus de estudo 1 3. OBJETIVOS 6 3. Objetivos específicos 6 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. Histórico socioambiental do processo…

Palavras: 16225Páginas: 59

Meio ambiente e sustentabilidade

Neste sentido o presente estudo buscou, caracterizar as nascentes e indicar algumas…

Palavras: 3300Páginas: 12

Incêndio Florestal: uso de retardantes químicos de longa duração em combates a INCÊNDIOS florestais no Brasil

Desta forma, os meios aéreos requisitados e a disposição dos bombeiros, geralmente,…

Palavras: 4950Páginas: 18

Dinâmica do desmatamento, estudo de caso do parque estadual de Guajará Mirim

Unidades de Conservação. Áreas protegidas do estado de Rondônia. Criação do Parque…

Palavras: 5775Páginas: 21

CADASTRO DE IMÓVEL RURAL

e os Decreto 4. e 5. Este trabalho, deve ser entregue ao…

Palavras: 4125Páginas: 15

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL REALIZADA COM FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE ÁGUAS LINDAS GO

Desta forma, o presente artigo tem como objetivo principal pesquisar o nivel…

Palavras: 6050Páginas: 22

Projeto de Extensao - programa de inovacao e empreendedorismo modelo 2

Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia - Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Projeto de Extensao - programa de inovacao e empreendedorismo modelo 1

Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia - Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. …

Palavras: 1925Páginas: 7

TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

O Transtorno Global do Desenvolvimento representa uma condição referente à variados distúrbios que envolvem dificuldades na comunicação, no comportamento social e motor. …

Palavras: 6600Páginas: 24

A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ESPECIAIS NOS ANOS INICIAIS

O presente artigo busca em seu corpo discutir e refletir a respeito da inclusão nas séries iniciais do ensino fundamental e como promover esta inclusão diante de uma sociedade que ainda não aprendeu a respeitar as diferenças, além do que é um assunto atualmente muito debatido entre os estudiosos e pesquisadores…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO NEURO PSICOPEDAGÓGICA NOS CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O presente artigo, tem por objetivo analisar a teoria de alguns estudiosos sobre a importância do trabalho Neuro psicopedagógico clínico nos casos de dificuldade de aprendizagem. Visa compreender aspectos sobre a aprendizagem humana, como esta acontece, sendo um dos eixos estudados durante o curso, bem como analisar sobre os estilos de aprendizagem e a importância do neuro psicopedagogo nesse sentido. O trabalho aborda ainda sobre a função no Neuro psicopedagogo e as principais atribuições no contexto educacional, com base nas orientações e princípios do presente Código de Ética do Neuropsicopedagogo articulado pela SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia). …

Palavras: 2750Páginas: 10

OS DESAFIOS PARA O SUCESSO DA INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR

O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar o histórico da inclusão, bem como os desafios que ainda perpetuam nesse cenário e impedem o sucesso da Educação Inclusiva na rede regular abordando leis, decretos e atitudes que a beneficia, remetendo a uma reflexão para todos os envolvidos no processo educativo. Com base na bibliografia estudada é perceptível que, apesar das várias legislações, convenções e decretos, a inclusão ainda enfrenta desafios que, nem sempre dependem desses documentos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

ATIVIDADES LÚDICAS PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA OBESIDADE INFANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Diante da realidade vista nas creches, escolas e ruas, percebe-se um aumento significativo de crianças com sobrepeso e obesidade infantil. No mundo atual, a oferta de alimentos com alto nível de açúcar, gordura, sódio e outros componentes que colaboram com o aumento de peso corporal, estão cada vez mais expostos. E a população adulta, sendo neste caso os pais ou responsáveis ou até mesmo a população infantil estão se sujeitando e rendendo ao fácil acesso e praticidade que os mesmos oferecem. CUIABÁ, 2018 ENTREGUE A UNIGRAN - NOTA ( 9.5)…

Palavras: 4400Páginas: 16

Síntese: Educação Como Prática da Liberdade cap. 4

Aqui está uma breve síntese do capítulo 4 do livro Educação Como Prática de Liberdade/Paulo Freire. …

Palavras: 275Páginas: 1

Objetivos da neuropsicopedagogia no ensino escolar.

O presente trabalho de conclusão de curso vem a tratar da importância da neuropsicopedagogia em face ao ensino escolar. Tendo como objetivo principal demonstrar a relevância do neuropsicopedagogo em face ao ensino/aprendizado nos centros educacionais. No que tange métodos metodológicos foram utilizadas a metodologia de revisão bibliográfica, que possibilita compreender as pesquisas existentes. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si. …

Palavras: 4950Páginas: 18

A ARTE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo desta pesquisa foi investigar como a arte pode atuar como um meio facilitador de inclusão social no ensino fundamental. Como metodologia, a pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico e narrativo. Foram consultadas as bases LILACS e MedLine (por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS) e SciELO (Scientific Electronic Library On Line), Google Academic, assim como livros relacionados ao tema. Foram utilizados os descritores isolados ou combinados: arte, inclusão e ensino fundamental. Foram inclusos artigos dos últimos 10 anos no idioma português. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Este artigo reflete sobre a importância da família na vida escolar enquanto os filhos estão na escola, observando que os pais têm uma maior compreensão e consciência do ensino e aprendizagem de seus filhos, pois na maioria das vezes todos colocam a responsabilidade da escola principalmente no professor assume que passa a maior parte do tempo na escola com as crianças. Com o objetivo de analisar a relação entre casa e escola, valorizando diferentes contextos familiares, este trabalho busca embasamento teórico por meio de levantamento bibliográfico gráfico para entender como os dois coexistem e se relacionam nas instituições de ensino, visto que são os primeiros em vida, família Dificuldades de conexão e cooperação, cada família em seu papel e missão de desenvolvimento pessoal global. A importância das escolas na concretização e presença das famílias nas atividades escolares é atualmente menos efetiva e favorável aos percursos escolares das crianças, com as famílias a participarem e a unirem-se na vida escolar dos filhos, conscientes do seu compromisso com a educação dos filhos. Então a escola tem que estar aberta para ouvir, conversar e responder com clareza a tudo, sempre trocar informações, ser coerente na educação dos filhos, construir uma escola participativa e um ambiente acolhedor onde todos se sintam bem, essa aliança é fundamental para uma educação melhor, não é uma tarefa fácil, e é um desafio que os educadores e as famílias devem enfrentar…

Palavras: 4125Páginas: 15

Uso da gestão ágil no ensino de crianças

QUANDO POR VENDIDO 1 VEZ EU RETIRO DO MERCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A gestão ágil é uma metodologia que pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de gestão ágil no ensino, identificando suas vantagens e desafios. …

Palavras: 6325Páginas: 23

Another Brick In The Wall

Resenha sobre a segunda parte da música “Another Brick In The Wall”, de Pink Floyd…

Palavras: 550Páginas: 2

Crimes nas escolas brasileiras

Descrição do trabalho Crimes nas escolas brasileira,como influência a vida dos estudantes…

Palavras: 275Páginas: 1

ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS, MODELOS EPISTEMOLÓGICOS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Temos consciência que o processo de ensino e aprendizagem engloba um conjunto de questionamentos como por exemplo a própria definição do que é aprender e ensinar. A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem são dois conceitos que não podem ser estudados separadamente, principalmente quando abordamos o contexto escolar. Segundo Libâneo (1994), os seus métodos devem ser revistos a cada momento, o ato de ensinar não pode ser algo estagnado, mas precisa passar por reformulações constantes para que a aprendizagem do aluno seja alcançada. O desenvolvimento humano é visto como um processo em constante transformação e ao mesmo tempo uma construção do sujeito permeado por mudanças resultantes das condições biológicas, sociais, culturais, econômicas. Segundo Libâneo (2005) as teorias da aprendizagem são modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar os processos de ensino-aprendizagem. Segundo ele é comum, com o avanço do saber científico, que uma teoria suceda a outra, colocando-se em oposição a sua antecessora. Sabe-se que o sujeito participa ativamente na construção da cultura escolar e que a escola necessita garantir que ele participe de novas culturas e que compreenda a existência da diversidade cultural que os rodeiam. Para uma melhor compreensão da inserção do currículo na escola e para compreendermos a sua importância no processo de ensino e aprendizagem faz-se necessário destacar o conceito e a definição do que é currículo. Antes de se falar propriamente sobre alfabetização, precisamos entender que as discussões sobre alfabetização, no sentido de que todos têm o direito de saber ler e escrever fluentemente, tiveram início com as preocupações com o analfabetismo da população. Assim segundo Rosa (2021) na multimodalidade, são criados novos significados, construídos socialmente. Desenvolver o letramento multimodal seria, portanto, ter conhecimentos acerca de como se dá essa comunicação para além da leitura e escrita convencional…

Palavras: 3850Páginas: 14

EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES: Práticas lúdicas que atravessam a infância em meio à pandemia Covid-19

A turma para atividade escolhida e para o infantil 5, a qual está na fase pré-operatória concreta o período é caracterizado por crianças de dois anos a sete anos e suas características são: função simbólica, ela não vai funcionar através das ações mais e sim por meio mais conceitual e representacional, ela tira dos objetos as informações, sua dificuldade são as operações. Nesse período, ocorre a representação que são: a imitação diferida, o jogo simbólico, o desenho, a imagem mental e a linguagem falada, linguagem de pensamento, tornando também seres sócias, avanço da inteligência, contração ilimitada, a reversibilidade é incapaz de resolver operações, os raciocínios transformações sem êxito, ou seja, suas dificuldades são em operações. Os Sentimentos surgem aqui juntos com as representações e a linguagem fazendo uma estabilidade, além de que começa ter desenvolvimentos cognitivos como motor, egocêntrico cooperação e codificação de regras…

Palavras: 2750Páginas: 10

Percepções dos Profissionais de Educação da Cidade XXXXX citar cidade Sobre a Educação Inclusiva projeto de mestrado

Projeto de mestrado bem escrito. Aqui tem apenas alguns trechos. Trata-se de uma pesquisa qulitativa com professores da rede publica sobre educação inclusiva. …

Palavras: 3300Páginas: 12

Educação inclusiva: reflexões e possibilidades

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 1925Páginas: 7

A FUNÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O presente artigo busca realizar reflexões acerca de temas ligados diretamente à didática e à psicologia da educação dentro da organização escolar assim, diante das investigações e levantamentos teóricos objetivou mostrar quais são os principais fatores que influenciam à prática docente quando falamos de alfabetização e letramento e ao mesmo tempo justificar a utilização da didática e da psicologia para o desenvolvimento da inteligência e da integração dos alunos na educação básica. Sabemos que cada criança tem seu tempo para aprender a ler e a escrever. As atribuições do supervisor escolar está atrelada à coordenação e a articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo o ele juntamente com a direção escolar, responsável pela gestão pedagógica, tendo como eixo principal da gestão pedagógica o planejamento, implementação e desenvolvimento das ações dentro do espaço educacional. Em toda sala de aula, há uma heterogeneidade que deve ser respeitada pelo professor, porém todos devem ser instigados a aprender e a ser protagonistas desse aprendizado, compartilhando suas experiências e vivências. A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que professor e aluno se encontram imersos, e neste senário a educação se desdobra em múltiplos contextos que a organização escolar vive e participa…

Palavras: 3850Páginas: 14

Relações Educadores-Educandos na EJA: aprendendo a Pedagogia da Autonomia na práxis

Relações Educadores-Educandos na Educação de Jovens e Adultos: aprendendo a “Pedagogia da Autonomia” na práxis…

Palavras: 550Páginas: 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Alguns problemas de aprendizado que os adolescentes e até mesmo adultos apresentam, derivam de uma formação inicial deficitária de alfabetização e letramento, onde questões não foram completamente solucionadas. Essas questões precisam ser melhor trabalhadas nos anos iniciais dos alunos pelos profissionais responsáveis. Com isso, como a alfabetização e o letramento precisa ser inserido na educação nos anos iniciais para uma formação completa?…

Palavras: 4950Páginas: 18

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCACAO INFANTIL

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura em Pedagogia. …

Palavras: 7700Páginas: 28

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA : O USO DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Um TCC voltado para tecnologia e educação, bastante citação e preveamente aprovado…

Palavras: 11000Páginas: 40

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA NA SALA DE AULA

Trabalho supervisionado e orientado por banca avaliadora, classificação nota 100…

Palavras: 2475000Páginas: 9000

A Influencia da Tecnologia na Educação Básica

O presente artigo teve como o objetivo, analisar a pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida no curso de Especialização em Educação Fundamental. O artigo investigou como a escola usa as tecnologias digitais para expandir as aptidões das crianças, evidenciando as contribuições pedagógicas das tecnologias na Educação Fundamental. …

Palavras: 302500Páginas: 1100

A MÚSICA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGIA

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 7150Páginas: 26

O aluno autista e sua inclusão na Educação Infantil

A educação infantil é uma etapa importante para as crianças, propiciando condições para aprendizagem, desenvolvimento motor, troca interpessoal e promovendo diversidade entre os pares. Esta fase do desenvolvimento significa pensar nas possibilidades e práticas que conseguem envolver e despertar o interesse das crianças com transtorno do espectro do autismo na rotina escolar. A inclusão escolar de crianças com autismo na educação infantil vem acontecendo de forma gradual em todas as fases da educação. Os educadores e as práticas pedagógicas são a base para a concepção do trabalho com as crianças com TEA, auxiliando na solução das dificuldades impostas na sua vivência física, mental, emocional e social, sendo assim, o apoio da família é a base para que esse trabalho seja realizado com sucesso, trazendo benefícios para a criança, transformando-o em um cidadão capaz de ver o mundo conforme sua realidade. …

Palavras: 8525Páginas: 31

O aluno autista no contexto da educação escolar

Autismo consiste em uma multiplicidade de prejuízos nas áreas de comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamentos e interesses. Entendido como uma desordem de cunho neurobiológico, trata-se de um distúrbio de desenvolvimento permanente e severamente incapacitante, isto é, não se tem comprovação cientifica para a sua cura. Aparecem características importantes entre as crianças com autismo, essas individualidades demonstram-se essenciais em três aspectos, onde se destacam relações sociais, ocasião em que a criança autista tem dificuldade em se relacionar. O educador necessita compreender melhor o que é autismo para ter condições de criar no cotidiano das suas aulas melhores estratégias de inclusão do portador de autismo na escola regular. É preciso, levar em conta a função social da escola, pois, esta deve oportunizar cada vez mais experiências pedagógicas que aumentem a inclusão, buscando meios para receber crianças autistas. O planejamento para atender a criança com autismo precisa ser estruturado conforme ela se desenvolve, é possível promover uma transformação na representação social sobre a criança com autismo…

Palavras: 8525Páginas: 31

Redação "coringa"

Uma redação "coringa" seria aquela que é capaz de se adaptar a qualquer tema proposto, mantendo uma estrutura coerente e uma escrita clara. Para elaborar uma redação assim, é importante que o candidato tenha boa capacidade de síntese e argumentação, além de conhecimento dos principais problemas e temas atuais…

Palavras: 275Páginas: 1

A escola e a inclusão do autista

O presente estudo tem como objetivo analisar as mudanças promovidas pelas políticas de inclusão em relação ao acesso e permanência da criança com autismo na escola regular. Abordará o conceito de autismo e o diagnóstico diferencial, em seguida trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial que aborda a Inclusão Escolar de crianças com autismo. Para que haja a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso/permanência da criança com autismo. Adaptações no currículo são necessárias para desenvolver sua autonomia, ultrapassar seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar o autismo e a inclusão contribui para ampliar o conhecimento na área, contudo é necessária a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. janeiro de 2023, Jundiaí nota 10…

Palavras: 8250Páginas: 30

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A redação que escrevi trata sobre o papel da tecnologia na educação. …

Palavras: 275Páginas: 1

TCC Artigo Cientifico Análise Sobre o Ensino Público no Brasil

Amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado como trabalhos acadêmicos diversos. Conteúdo didático moderno, contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2475Páginas: 9

Texto de língua de sinais

Texto sobre língua de sinais …

Palavras: 275Páginas: 1

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Nessa redação, abordei como a tecnologia pode ser usada como uma ferramenta poderosa para tornar o processo de aprendizagem mais interativo e enriquecedor para os estudantes, através da ampliação do acesso a recursos e informações e da utilização de ferramentas de ensino e avaliação online. …

Palavras: 275Páginas: 1

A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O objetivo deste trabalho é disponibilizar informações sobre as características do Transtorno do Espectro Autista e possibilidades de intervenções psicopedagógicas. Este documento se fundamentou em pesquisa bibliográfica de autores que abordaram o tema. O autismo é um transtorno do desenvolvimento estudado pela ciência há mais de seis décadas. Além disso, podemos afirmar que é uma condição que afeta o desenvolvimento humano de forma global, apresentando um complexo quadro de sintomas que repercute no padrão evolutivo e comportamental das pessoas diagnosticas com este transtorno. A Psicopedagogia surgiu com a necessidade de um profissional que atendesse crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, por meio de uma linha tênue entre a psicologia e a pedagogia. Para tanto, para compreender os problemas de aprendizagem, inicialmente é necessário saber como acontece o processo de aprendizado do sujeito. Desta forma, o psicopedagogo se destaca como o profissional que irá investigar como ocorre o aprendizado, bem como atuará de forma preventiva para evitar déficits de aprendizagem…

Palavras: 4950Páginas: 18

EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO NA SALA DE AULA

EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO NA SALA DE AULA TRABALHO DE ENSAIO ACADEMICO FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO ENTREGA 11/22 NOTA ALCANÇADA 10,0…

Palavras: 2475Páginas: 9

TCC - Psicomotricidade na Educação Infantil

TCC - Psicomotricidade na Educação Infantil (revisão bibliográfica)…

Palavras: 10175Páginas: 37

O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho estuda as dificuldades de ensino frente à pandemia, trazendo entrevistas com professores e entendendo a realidade de desfalque de estrutura e equipamentos, fazendo com que fossem necessárias uma série de mudanças e adaptações para que o profissional conseguisse realizar seu trabalho mesmo perante os problemas, trazendo os alunos para a aula conforme as possibilidades, fornecendo o máximo de conteúdo online disponível durante a pandemia. …

Palavras: 9075Páginas: 33

ATIVIDADES LÚDICAS NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho trata do lúdico na educação infantil. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A escola e o jogo

A vida do ser humano sempre foi influenciada pelos jogos. Na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Os jogos invadem o nosso dia a dia, cada vez mais no mundo moderno, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais). E a escola não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta geração. Cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. realizado em Jundiaí/ SP em agosto de 2022 nota 10…

Palavras: 12925Páginas: 47

A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a necessidade do psicopedagogo dentro do ambiente escolar procurando elucidar como sua atuação e intervenção poderiam auxiliar ou não o aluno com dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo comportamentais. A crescente tendência de valorização à diversidade tem resguardado o direito da pessoa à educação com variantes educacionais respaldadas em lei. Ainda citando Lima, 2021, o papel integrador da criança com a sociedade não está na educação especial e sim nas mãos das instituições de ensino regulares, as especializadas em uma determinada deficiência ou as voltadas aos transtornos globais de desenvolvimento e com superdotação. Portanto, o atendimento educacional à criança com autismo, precisa se valer de estratégias bem elaboradas para o desenvolvimento da aprendizagem, o que inclui ainda, a preparação uma abordagem multidisciplinar. Constatou-se neste trabalho que a educação contribui na promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos, através de atividades bem elaboradas e apropriadas na aprendizagem de conhecimentos e no desenvolvimento social através da aquisição de habilidades. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre a escolarização de crianças com autismo para que as escolas possam investir na mudança estrutural, se especializem e que utilizem estratégias adequadas para cada aluno…

Palavras: 3850Páginas: 14

O ENSINO DE ARTE E A SUA FINALIDADE PARA EDUCAÇÃO

Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando quais são as concepções de ensino, da referida área na tentativa de conceituar a arte como tradução de pensamento humano e sua importância para a educação básica. Podemos dizer que a arte, é um agrupamento de meios e procedimentos através dos quais se torna possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica. Através da Arte, é possível desenvolver a criatividade, percepção, imaginação, senso crítico, apreensão da realidade. Assim, ao tratar do ensino de Arte, a BNCC apresenta cinco unidades temáticas onde estão contidas as quatro linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música, ampliando também para as Artes Integradas. A leitura do texto da BNCC, sobre o Componente Curricular Arte, permite observar que a concepção de Arte presente nesse documento está reduzida ao ensino dessa disciplina à pura expressão livre, sem a preocupação de proporcionar aos estudantes um entendimento mais consistente da forma na Arte, portanto, os estudantes terão uma formação limitada. Contudo, a BNCC é apenas a base, ela não tem função de impedir as reflexões críticas e éticas e em relação ao do ensino de arte no Brasil. A arte é um modo de conhecimento do mundo, uma maneira de se instalar nele. Por meio da arte atribuem-se significados ao mundo, examinam-se possibilidades de ser ainda não realizadas, criando-se, desse modo, novos objetos ou eventos que serão passíveis de novas interpretações por parte do público. Pensar a educação hoje é considerar a formação integral do cidadão, ou seja, abranger os âmbitos cognitivo, sensível e afetivo…

Palavras: 4675Páginas: 17

Música na Educação Infantil Novas Perspectivas

Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o quanto a música é importante para a humanidade e consequentemente no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo. O que é musicalizar? É tornar a criança sensível e receptiva aos sons, é promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela, é fazer com que ocorra uma apreciação afetiva, para despertar o indivíduo a um mundo prazeroso e satisfatório, tanto para a mente como para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. Várias pesquisas foram feitas sobre a importância da música na Educação Infantil. Estudiosos se dedicam a entender como a música faz bem para o desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo analisar a literatura especializada mostrando que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, despertando e desenvolvendo na criança o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. O aprendizado realizado com música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motor e convívio social. Feito em Jundiaí, em março de 2022, nota 10…

Palavras: 10725Páginas: 39

Avaliação da Aprendizagem Novas Perspectivas

O presente trabalho abordou o tema avaliação enfoques, perspectivas e dimensões. Parte da definição e fundamentação de diversos pesquisadores. Aborda as duas perspectivas principais de avaliação: classificatória e formativa. A perspectiva classificatória é analisada partindo das idéias de Ralph Tyler. A avaliação é enfocada como verificação das respostas certas ou erradas dos alunos onde são tomadas decisões relativas ao aproveitamento escolar. A perspectiva formativa é analisada como um processo de aprendizagem que passa a acompanhar a reformulação de hipóteses em diferentes áreas do conhecimento, como uma forma de favorecer a descoberta de solução na reformulação de hipóteses já formuladas. É enfocada ainda a partir das idéias de avaliação formativa de Michael Scriven. O presente trabalho foi entregue em junho de 2022, em Jundiaí, recebeu nota 10…

Palavras: 20075Páginas: 73

Possibilidades de Intervenção do Psicólogo Escolar na Educação Inclusiva

Possibilidades de Intervenção do Psicólogo Escolar na Educação Inclusiva…

Palavras: 825Páginas: 3

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com as mudanças recorrentes no ambiente escolar constantemente, é fundamental que novas formas de desenvolvimento devem ser utilizadas e difundidas. Uma dessas táticas é usar jogos e brincadeiras, trazendo ludicidade às atividades pedagógicas. Para melhorar o interesse das crianças nas atividades em sala de aula, as brincadeiras devem corresponder com a fase de desenvolvimento das crianças. Com isso, qual a participação que os jogos e as brincadeiras possuem no desempenho e desenvolvimento das crianças na educação infantil?…

Palavras: 4675Páginas: 17

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE ASPEGER

O presente projeto de conclusão de curso tem como tema central a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Asperger. O trabalho teve com objetivo principal de reconhecer a inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, como principio educacional fundamental ao desenvolvimento integral do ser humano…

Palavras: 1650000Páginas: 6000

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS UM DESAFIO PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

O cenário pandêmico atual fez com que o modelo contemporâneo das mais diversas áreas se adaptassem na busca por atender as determinações legais, que foram tomadas devido o contexto atual de restrições que objetivam prevenir a disseminação mundial do Covid-19, causado pelo novo Coronavírus. Doença essa que vem provocando uma pandemia mundial e tem afetando os mais diversos setores sociais e econômicos. Diante desse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou ações de proteção preventivas ao contágio e disseminação do vírus que além de medidas de higiene, as ações para o controle determinam a quarentena e o isolamento social, que levaram a suspenção das atividades presenciais de vários seguimentos, inclusive a educação. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo Curso: Licenciaturas Semestre: 8° A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que vocês possam consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica…

Palavras: 3300Páginas: 12

ELEMENTOS AFRO BRASILEIROS ENCONTRADOS NO CATOLICISMO BRASILEIRO

O Brasil é a maior República Federativa da América do Sul. É um dos países mais populosos do mundo e um dos mais multirraciais. Com cerca de 45% da população composta de afrodescendentes, recebeu imigrantes da Itália, Espanha, França, Japão e muito mais, por isso mesmo, riquíssimo em cultura, em culturas! Logo, considerar em Brasil é analisar a brasilidade, tradições, costumes, crenças, sentimentos, língua e linguagens…

Palavras: 1650Páginas: 6

Educação de Jovens e Adultos

O estudo para jovens e adultos garante ao cidadão o acesso integral ao ensino, sem limitações ou restrições. Uma das principais características em que o ensino na modalidade EJA é designado para os alunos que passaram da faixa etária considerada normal mostrando dessa forma que deve-se ser empregado um modelo de ensino que possibilite a trazer esse aluno para o ano escolar que mais esteja em concordância com sua idade. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INF

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em propostas de Educação Infantil. Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). …

Palavras: 3575Páginas: 13

Projeto de trabalho Prática Acadêmica

1.1. Área em que o projeto Será Aplicado: Educacional. …

Palavras: 1100Páginas: 4

TCC Avaliação na Educação Infantil

Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, tendo como tema Avaliação na Educação Infantil. Obtive nota 10 com esta Pesquisa Científica…

Palavras: 6325Páginas: 23

EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO EM AÇÃO

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo principal, estudar a Inclusão digital e os seus desafios para democratização. O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 6325Páginas: 23

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL…

Palavras: 5500Páginas: 20

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL…

Palavras: 5500Páginas: 20

Gestão Democrática em Prol da Cidadania Crítica

Este estudo discute a gestão democrática como propiciadora do exercício e da formação da cidadania crítica. A gestão democrática é aliada com a cidadania, no intuito de entender como uma escola em processo de democracia pode contribuir para o exercício e a formação da cidadania. Aborda-se a escola como espaço social, e como tal discute a importância da participação da comunidade como um todo, destacando as ações necessárias para que essa participação seja possível. São apontadas na realidade a inércia e as dificuldades presentes na prática de uma gestão democrática, bem como os ganhos para a educação e a formação cidadã quando se viabiliza este processo, apontando as ações presentes em prol da cidadania crítica. Na realidade das escolas são analisados os dados obtidos na busca de uma escola democrática. O estudo procura refletir a gestão democrática, a fim de que essa não seja vista como uma utopia, mas sim como realidade (ainda que em passos difíceis de ser implantada), podendo contribuir significativamente para construção de cidadãos críticos e participativos…

Palavras: 5500Páginas: 20

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas…

Palavras: 3575Páginas: 13

A importância da ludicidade na Educação Infantil

Seja bem-vindo a este semestre! A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas e aprendizagens vivenciadas nesta etapa…

Palavras: 2750Páginas: 10

QUAL A FINALIDADE DA PSICOMOTRICIDADE DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

A finalidade da educação psicomotora não é a aquisição de habilidades gestuais. Entretanto, o trabalho psicomotor, resulta numa melhor aptidão para a aprendizagem, dentro do respeito ao desenvolvimento da criança…

Palavras: 2200Páginas: 8

Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Semestres: 5° / 6° sem

PORTFOLIO BURGUESIA. SEU MELHOR CONCEITO Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Semestres: 5° / 6° sem Curso: Pedagogia Disciplinas: • Adolescência e Juventude no século XXI • Temas atuais em Educação • Gestão Educacional • Pedagogia em espaços não escolares • Relações Interpessoais e Administração de Conflitos…

Palavras: 3575Páginas: 13

SER E PERMANECER Uma perspectiva a respeito do educador da Educação Infantil

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO DE POS GRADUAÇÃO " RELAÇÃO COM O SABER" DA UFSCAR…

Palavras: 8250Páginas: 30

O homeschooling: benefício da inovação ou limitação das relações humanas de crianças e adolescentes da mesma faixa etária

O homeschooling ou ensino doméstico/domiciliar é a modalidade de ensino fora do regime tradicional da escola, cuja custódia da educação é de total responsabilidade dos pais, e o governo exige apenas uma avaliação de desenvolvimento anual. …

Palavras: 550Páginas: 2

Trabalho de Pedagogia Disciplina História da Educação

Atividades da disciplina História da Educação, curso Pedagogia…

Palavras: 3025Páginas: 11

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TCC para pós graduação em Supervisão Escolar. Retrata como proceder com a avaliação nas séries finais em ano de pandemia…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NOTA 10 O presente artigo tem como tema a importância da afetividade na aprendizagem, tendo como objetivo analisar e discutir a importância do desenvolvimento de um bom relacionamento afetivo entre professor e aluno, e, como essa relação pode contribuir na sala de aula de maneira receptiva e encantadora, percebendo que o desenvolvimento afetivo está simultaneamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. A pesquisa realizada teve como principal objetivo buscar informação comprovadas na área da Educação sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem da criança A metodologia empregada baseou-se na pesquisa bibliográfica onde procurei me apropriar em vários autores que apontam de como trabalhar as dificuldades através da afetividade. Mas para isso o professor deve estar envolvido de forma afetiva com seu aluno para poder diagnosticar qual o seu quadro de dificuldade e também de potencialidade. …

Palavras: 4400Páginas: 16

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

nota 10 O Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) constitui um dos mais importantes transtornos relacionados ao desenvolvimento humano. A criança que apresenta esse transtorno se depara com dificuldade na relação familiar, escolar e social, o que pode acarretar muitas consequências no seu desenvolvimento. O presente trabalho objetiva apresentar uma análise construtiva em relação aos alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. Este estudo também vai descrever o comportamento e as características desses alunos, bem como procurar melhorar a qualidade do ensino que lhes é oferecida, visto que este é um dos maiores desafios para o professor. O resultado deste estudo baseia-se em uma melhor compreensão do tema onde ficou demonstrado a importância que os profissionais psicopedagogos, a escola, a sociedade e o governo, precisam dar para os alunos com TDAH, a fim de fazê-lo cada vez mais digno de todo e qualquer cidadão…

Palavras: 3575Páginas: 13

O LÚDICO E O IMAGINÁRIO COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

NOTA 10. O jogo é uma forma de oferecer as crianças um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador, mas planejado. Professores ocupados em alfabetizar de modo tradicional, esquecem que as crianças têm seu tempo e precisam de estímulos, deixando de lado os jogos, sendo estes instrumentos fundamentais para a alfabetização e o letramento. Tanto na alfabetização quanto no letramento, os jogos são coadjuvantes, representando mais do que uma mudança de concepções, e sim baseada numa mudança de valores. O jogo passa a ser mais que uma atividade recreativa, começa a fazer parte da cultura da criança. Esta pesquisa tem por objetivo estudar, compreender, perceber, como a ludicidade e o imaginário pode auxiliar o professor em sala de aula para que o aluno possa de maneira produtiva desenvolver a aprendizagem, contribuindo de maneira positiva no processo de alfabetização e letramento. …

Palavras: 3850Páginas: 14

As novas tecnologias aplicadas a educação

O acelerado avanço tecnológico tem impactado profundamente a sociedade, atualmente vivencia-se a era do conhecimento. Tais transformações têm gerado questionamentos em várias áreas do conhecimento, inclusive na educação básica. Uma vez que, a educação objetiva formar cidadãos críticos, preparados e conscientes para exercer o seu papel social. Sendo assim, para acompanhar esse processo de inovação é preciso à inserção de novas metodologias que promovam o desenvolvimento do aluno, garantindo lhe mais autonomia no seu processo de aprendizagem. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade e a negligencia desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais acarretando um ensino anacrônico. Neste sentido, defende-se as Metodologias o trabalho teve nota 10. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas

Trabalho com nota máxima pela a instituição de ensino, perfeito para ser usado como base para a elaboração de um novo trabalho, o trabalho não possui plágio…

Palavras: 3025Páginas: 11

Relatório de Estágio - Gestão Educacional

Devido a Covid-19, o estágio de Gestão Educacional foi realizado em projeto de pesquisa, contendo: Introdução. 1 Relato das pesquisas obrigatórias. 2 Perguntas e respostas sobre regimento escolar: -O que é PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? -A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? -A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? 3 Perguntas e respostas sobre atuação da equipe diretiva: -Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola? -Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes? 4 Plano de ação. Conclusão. O arquivo em word e já está em formato da ABNT, não possui plágio, conteúdo totalmente autoral…

Palavras: 4400Páginas: 16

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

A ideia principal é transmitir sobre os benefícios que traz na criança ao se contar uma história, também sobre como o professor mediador deve contar histórias para atingir as habilidades necessárias por meio de referências bibliográficas. O TCC foi apresentado à Faculdade Anhanguera dia 07/12/2020 com obtenção de nota máxima. O trabalho não contém plágio e será disponibilizado em Word formatado de acordo com a ABNT…

Palavras: 6600Páginas: 24

A FALTA DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO

Este artigo tem a temática: A falta da Diversidade Linguística no Livro didático e objetiva identificar a forma que a diversidade linguística vem sendo trabalhada no livro didático, bem como a dificuldade do professor diante da variação linguística apresentada pelos alunos. Para a realização deste trabalho foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica produzida por pesquisadores que se destacaram no assunto. A investigação desenvolvida mostrou que existem diversos fatores que produzem diferenças na linguagem das pessoas, como por exemplo, fatores regionais, culturais, etc, que condicionam diferentes formas de expressão de cada falante. Além disso, as informações adquiridas revelaram a contribuição da Linguística no ensino da Língua Materna e mostrou que, embora alguns avanços, a instituição de ensino ainda está presa à gramática normativa, desprezando a linguagem popular usada pelos alunos das classes menos privilegiadas, dificultado assim, o aprendizado e a interação social dos estudantes, pois a influencia do material didático sulista quase que na sua totalidade é a peça fundamental nesse resultado. Por meio do estudo apresentado foi possível compreender o quanto é fundamental considerar a variação linguística pertinente à língua portuguesa, sendo necessário trabalhar com as variantes linguísticas no contexto escolar como meio de socialização e valorização cultural…

Palavras: 5225Páginas: 19

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAS

EDUCAÇÃO INCLUSÃO…

Palavras: 5775Páginas: 21

Tcc pronto

trabalho sobre as doencas vividas pelos professores , projeto incluso…

Palavras: 6875Páginas: 25

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL: A SALA DE AULA VIRTUAL E SEUS DESAFIOS

A inclusão digital vem sendo discutida desde há muito tempo atrás, pois, essa inclusão como próprio nome já diz, trata-se de como o ambiente digital tem se imposto e incluído no decorrer dos tempos. Falar de inclusão sem falar de seus desafios, seria desassociar a própria palavra inclusão. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Discussões sobre a implementação do programa

É uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, o qual foi corrigido por professores de redação. A nota obtida foi 880…

Palavras: 275Páginas: 1

Bullying nas escolas

Trabalho sobre bullying nas escolas. O trabalho aborda : A origem do termo bullying Dados estatísticos Medidas que a escola pode tomar para reduzir o preconceito entre os alunos Causas e consequencias do bullying Depoimentos de alunos que sofreram bullying etc 7 páginas: 1 introdução 4 desenvolvimento 1/2 conclusão 1 e 1/2 + referências bibliográficas …

Palavras: 1375Páginas: 5

O INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DO LÚDICO

Trabalho de conclusão de curso de pedagogia sobre leitura e lúdico, de cunho bibliográfico, que foi desenvolvido em 2019 e obteve nota 10,0…

Palavras: 14300Páginas: 52

SUPERVISÃO ESCOLAR

TCC (revisão bibliográfica) sobre o papel do Supervisor Escolar dentro das instituições de ensino. Trabalho inédito, não foi apresentado em lugar algum. No conteúdo deste trabalho falamos sobre alguns desafios que enfrenta o Supervisor Escolar e o que ele precisa fazer para vencê-los. Os principais deles são abordados: a formação continuada dos professores, a articulação entre todos os setores envolvidos na prática escolar e o planejamento democrático-participativo. O trabalho está em word, podendo ser editado, já tem as páginas de capa, contra-capa, dedicatória e agradecimentos para serem editadas com suas informações…

Palavras: 8250Páginas: 30

EGOÍSMO

Redação breve , abrangendo o assunto "Egoísmo" …

Palavras: 275Páginas: 1

A importância da escola na vida do aluno e seus reflexos na sociedade

Trabalho desenvolvido para aprovação em vestibular. Dezembro/2019 Local de entrega: Unisa-Universidade de Santo Amaro Nota de aprovação:8…

Palavras: 550Páginas: 2

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Copyspider 0,9 nota 10 Universidade Anhembi - 2018…

Palavras: 11000Páginas: 40

Implicações do Bullying na Educação Infanto Juvenil

TCC de pedagogia, sobre bullying e suas implicações no processo de aprendizagem. Contem: Resumo Em Português; Introdução; Desenvolvimento; Fundamentação Teórica; Material E Métodos; Considerações Finais e Referências …

Palavras: 4950Páginas: 18

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

A marca identitária do coordenador pedagógico na escola. Uma abordagem personalista. O currículo oculto de uma escola se mostra pelas ações de todos os atores educacionais envolvidos na comunidade escolar, assim como na forma como são tratados os reflexos e resultantes destas ações. Dentro deste espectro, o coordenador pedagógico influencia determinantemente no fluxo de informações que perpassam as relações entre professores, diretores, supervisores, alunos e familiares. Sua forma e estilo de gerenciamento garantem não apenas o sucesso das propostas estabelecidas no projeto político pedagógico e no regimento interno da escola, como também afeta nas estruturas identitárias da instituição. …

Palavras: 5500Páginas: 20

DEMO, Pedro; Pesquisa e tomada de decisão, INEP, Brasília, Junho de 1987

Resenha…

Palavras: 275Páginas: 1

Inclusão

Trabalho de conclusão de curso sobre Inclusão, que representa hoje um dos marcos da conquista pela igualdade de direitos, e gradativamente, vem conquistando espaço nos discursos das políticas públicas, nas iniciativas de líderes da sociedade, ou mesmo em movimentos da própria classe…

Palavras: 8525Páginas: 31

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS

Esta pesquisa buscou refletir sobre quais as contribuições do brincar para os educandos da Educação Infantil, destacando os seus principais elementos, tendo como objetivo geral compreender as principais contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil de 4 a 5 anos. E os objetivos específicos foram os seguintes: contextualizar historicamente o brincar na Educação Infantil de 4 a 5 anos; identificar as principais diretrizes do brincar para o desenvolvimento da Educação Infantil e por fim descrever as contribuições do brincar na prática educativa, desenvolvida na Educação Infantil. A metodologia tratou-se de uma revisão bibliográfica de autores que discutem o objeto de estudo e fontes legais atuais, tendo como os principais autores utilizados, tais como: Barbosa (1997), Barros (2009), Dias (2013), Freire (1996) e entre outros. Podemos concluir que o brincar contribui de uma maneira significativa para o processo de construção de identidade da criança, na sua socialização o meio, além de propiciar elementos de contribuição no campo cognitivo, social e emocional. Porém para que este direito seja efetivado na prática são necessários investimentos públicos do Estado para melhoria da escola e da formação continuada dos professores. Palavras-chave: Brincar na Educação Infantil; Contribuições; Desenvolvimento; Papel do professor. …

Palavras: 9350Páginas: 34

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PRINCÍPIOS

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PRINCÍPIOS…

Palavras: 825Páginas: 3