A Importância da Música em sala de aula nos Anos iniciais e Ensino Fundamental

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Valéria da Costa Silva ; orientadora Professora doutora Ana Flávia Gomes Garcia. Itumbiara, 2011. f. il. Monografia ( Conclusão do Curso de Pedagogia ) – Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, 2011. Relações Bibliotecária Responsável: Terezinha Aparecida de Freitas Castro Piedade CRB/1 - 1384 Dedico este trabalho á Deus que nos capacitou para a realização deste. Ao meu querido pai, Edson in memorian) que colaborou para meu crescimento e realização deste sonho. A minha mãe e minha irmã que tanto amo e são meu alicerce e âncora em minhas decisões e apoio na realização deste trabalho. Agradeço a Deus pela direção, proteção, iluminação, misericórdia e capacidades. A coordenadora de curso e professora Vânia pelo carinho, auxilio, cuidado, apoio e conselhos.

Esta foi uma pesquisa de campo, descritiva, que teve como sujeito, professores de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de duas (2) escolas públicas de Itumbiara Goiás. Como consideração final entende-se que por meio da realização desta pesquisa que a música colabora intensamente na educação das crianças em nível dos Anos Iniciais, contribuindo para seu bom desempenho escolar, comportamento e relações interpessoais. Palavras-Chave: Música, Sala de Aula, Anos Iniciais, Ensino Fundamental. ABSTRACT The music is present throughout the environment that we live and part of the life of every being. Thus, its presence and influence have been discussed worldwide in treatments and therapies. Entretanto, ainda há algo a desejar. A música não tem sido usada de forma educativa, ou seja, principalmente em sala de aula, o uso da música não tem uma finalidade específica.

Seu uso é freqüentemente direcionado apenas para apresentações em festividades escolares, aulas de dança, e, raramente, nas aulas de Educação Física. Não é utilizada normalmente no que tange ao seu uso como forma de expressão, de descobrir talentos, dons, habilidades e ainda de promover a disciplina, principalmente nos anos iniciais, que é a base de toda a vida da criança. Pautado no tema que versa sobre a importância da música em sala de aula, estabeleceu-se uma definição a ser estudada neste trabalho de pesquisa denominada a influência da música em sala de aula dos anos iniciais. CAPITULO I 1. Revisão Bibliográfica. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capaz de expressar sensações, sentimentos, pensamentos, relacionamentos com som e silêncio.

Está presente em todas as culturas e situações como festas, rituais religiosos, apresentações cívicas e políticas. Permite a integração dos aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, interação e comunicação social, sendo uma das importantes formas de expressão humana, o que justifica sua presença na educação. O autor ainda cita em sua obra que, Pitágoras tinha a música e a dieta como um dos principais meios de limpar a alma e o corpo, harmonizarem a saúde e todo o organismo e possui grande influência sobre a mente humana. O autor ainda enfatiza que o homem primitivo dispunha de poucas palavras, e para expressar seus sentimentos usavam os sons e a música a fim de exprimir o Júbilo, a tristeza, o amor, os instintos, a crença, e o desejo de dançar.

Eles tinham a música como uma parte de sua vida, pois estava presente na alegria, na tristeza, na cerimônia fúnebre, na dança, no ritual e até na cura dos doentes através da melodia e do ritmo. Comenta alguns interessantes exemplos nos tempos históricos, bíblicos e até na atualidade, do efeito da música sobre o homem, como Davi que tocava harpa para banir os maus pensamentos do rei Saul; Farinelli que curava a melancolia de Felipe V, Timóteo que insultava por meio de certa melodia a fúria de Alexandre, o grande, e acalma-o por meio de outra. Os sacerdotes celtas educavam o povo por meio da música, a fim de acalmar os costumes selvagens (PUC, s. O artigo „A música é remédio contra o stress‟ (2010), disponível no site altaharmony, relata que a musicoterapia é extremamente útil no tratamento contra o stress e tem poderoso agente curativo.

E o devido emprego da musicoterapia é capaz de impedir o aparecimento de deficiências e cura não somente os sintomas, como a maioria de outros tratamentos, mas também a causa de todas as doenças e o seu uso harmoniza o ser. Já outro artigo encontrado na Apostila - Mantra e Musicoterapia (2009), intitulado „A musicoterapia‟, comenta-se ali que de acordo com os especialistas, a música desperta no ser humano alguns tipos de efeito como antineurótico, antidistônico, anti-stress, sonífero e tranqüilizante regulador psicossomático, analgésico, anestésico, equilibram o sistema cardiocirculatório e equilibra o metabolismo de maneira profunda. Atingem outros órgãos como o cérebro, hipotálamo, hipófise, cerebelo, córtex cerebral, tálamo, plexo solar, pulmões, aparelho gastrointestinal, sangue, pele, mucosas e o sistema imunológico.

E cita ainda, dando corpo a essa opinião que em sua obra, a visão de um médico polonês Andrzes Janicki, especializado em musicoterapia, que concluiu por meio de pesquisa que a música tem um grande domínio sobre o sistema central, endócrino, simpático e parassimpático, função psíquica e memória, tônus muscular, volume sangüíneo, estímulos sensoriais, glândulas sudoríparas, equilíbrio térmico e diminui o medo. As mães foram avaliadas em um estudo chamado de Mame (Musicoterapia no Aleitamento Materno Exclusivo). A pesquisa foi realizada pelos musicoterapeutas Martha Negreiros e Albelino Carvalhaes no ano de 2010, com a conclusão que, a musicoterapia trabalhava o emocional destas mães e contribuía para o aleitamento. A idéia principal dos musicoterapeutas na UTI neonatal nesta maternidade é que a música possa contribuir para aliviar a ansiedade, o medo e a tensão destas mães, pais, tios, irmãos, vizinhos e amigos.

Por isso trabalham duas ou três vezes por semana, os sons de violão, pandeiro, triângulo. Os médicos afirmam que a música é carregada de afeto e é apropriada para cada pessoa. a música está associada às tradições, culturas modificadas por meio de recursos diversos dos meios de comunicação, através de fitas, vídeos, rádio, tv, computadores, jogos eletrônicos, cinemas, publicidade, etc. Diante disso, as instituições de ensino precisam abrir espaço para o aluno trazer a música para a sala de aula, para seu desenvolvimento pessoal e produção. Possibilitando ao aluno construir hipóteses sobre o patrimônio musical da humanidade, a fim de aprimorar a avaliação de suas produções e dos outros, pois a interpretação, a composição e o improviso são os produtos da música.

Continuando com a idéia dos PCNS (1997), percebeu-se que a interpretação é importantíssima na aprendizagem, e é uma maneira de construir o próprio conhecimento musical. Os processos de composição e improvisação têm importância nas atividades em sala de aula. revela que a música tem seu lugar metodológico na expressão sonora, sentida, ouvida, cantada, interpretada, executada, ao alcance de toda percepção e sensibilidades normais, promove a criatividade, sensibilidade, motivação e disposição para ouvir, sentir e perceber. É uma forma das crianças descontraírem, sobretudo em nível dos anos iniciais. Pesquisas demonstraram que classes, ou escolas, cujas crianças cantam com freqüência, apresentam melhores rendimentos na aprendizagem ideativa (História, Geografia, Ciências). Portanto, o fundamento filosófico que justifica a inclusão da música na educação é o gosto da expressão e expansão de sentimentos, emoções e o prazer pessoal.

Pois, o mundo das artes no qual a música está inserida e em destaque - além de ser considerada a mais popular de todas as artes, é um convite à auto-superação, auto-aperfeiçoamento, autodisciplina, desafio constante à criatividade, autocontrole e capacitações. Por isso, é recomendado às crianças entre 0 a 6 anos, principalmente as músicas erudita e clássica, a fim de desenvolverem a estimulação cerebral auditiva, que são fundamentais para a aprendizagem. O autor considera a música como uma excelente fonte de trabalho escolar, pois transmite idéias, informações, participa da comunicação social. E deve usá-la de forma lúdica, espontânea, e inserida nos conteúdos escolares. Gardner (1997 p. apóia esta idéia quando considera a música como a mais formal das artes, a qual todas as demais se inspiram.

Seguindo o pensamento de Gardner, é nos primeiros anos de vida que crianças têm atenção aos estímulos musicais e, ao ouvirem a música, iniciam seus primeiros movimentos ao ir para frente e para traz, marchar, rolar. A maioria das crianças desenvolve primeiramente o estímulo musical, do que a fala, antes de falar elas já cantarolam o som que aprendem e ouvem. Entretanto, a maioria das crianças entre 4 a 6 anos, em diante, desenvolvem sua aptidão musical, estimulando a percepção. Para as crianças, nesta fase, os estímulos musicais são atrativos e envolventes, além de seus sentimentos serem ativados através da música. De acordo com uma pesquisa realizada por Werner, com crianças de 7 a 12 anos, conclui-se que há uma grande melhora na qualidade musical nesta idade.

que as habilidades estão ligadas ao saber, conhecer, fazer, conviver, ser e com a capacidade para lidar com situações simples e complexas no dia a dia. Já a competência, é algo que exige mais habilidade, a fim de lidar com o complexo. Já Macedo (1999, p. define que há pouca diferença entre habilidade e competência e que uma é complemento da outra. O autor ainda ressalta a habilidade como uma competência particular e específica e enquanto a competência é uma habilidade, de forma geral, pois, as habilidades são necessárias, mas não são suficientes, é preciso competência, ambos são inseparáveis. Portanto, disciplina é competência e qualidade de vida. Uma criança feliz é disciplinada. A disciplina aumenta sua felicidade. ” (TIBA, 2006, p. e 210). Essa educação pode ser promovida integralmente com o auxílio da música em sala de aula.

CAPÍTULO II 2. Metodologia e análise de dados da pesquisa Nesta segunda parte deste trabalho, trata-se dos caminhos percorridos na pesquisa, a aplicação dos questionários para que possa dar andamento aos propósitos deste trabalho, para tanto são apresentados a metodologia adotada bem como as análises dos dados recolhidos por meio da organização destes em gráficos. A metodologia é a parte mais complexa a ser adotada. Gil (1991, p. O estudo foi precedido de assinatura de Termo de Consentimento Informação Livre e Esclarecido, conforme determina a Resolução 0196/96 do Conselho Nacional de Ética para pesquisa com seres humanos. Após a aprovação do projeto, pelo Conselho de Ética do Iles/Ulbra – Itumbiara-GO. representados por orientações do Conselho Nacional de Ética para pesquisa com seres humanos, o mesmo foi aplicado com êxito nas escolas escolhidas, onde os 16 participantes da pesquisa participaram sem constrangimento.

Portanto, os resultados desta pesquisa serão expostos a seguir, em forma de gráficos. Para a pergunta 1- Você trabalha música em sala de aula com seus alunos? Levantou- se o seguinte gráfico: Gráfico 1: O trabalho de música em sala de aula. Como diz Bressan (1998 p. a música é um antídoto para os comportamentos indesejáveis como inibições, insegurança desenvolvimento do sistema nervoso, desenvolvimento da atenção expressão pessoal e intelectual, facilidade da aprendizagem, da coordenação motora, desempenho no processo de alfabetização, controle de energias. Além de garantir melhor aproveitamento das crianças na assimilação dos conteúdos das demais disciplinas, em especial da leitura, da silabação das palavras e das várias memórias: visual, tátil e auditiva que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da coordenação motora.

Para a pergunta 4- Você, ao trabalhar a música em sala de aula, está utilizando conteúdos de várias disciplinas? Levantou-se o seguinte gráfico: várias disciplinas? Sim. Promove a disciplina e contextualização. Não. Total Gráfico 4: A interdisciplinaridade ao trabalhar com a música em sala de aula. O gráfico acima revela que entre os 16 participantes da pesquisa apenas 1 respondeu negativamente a esta pergunta e 1 aponta o uso da música apenas na Educação Infantil, pois no 1º ano aprende-se a ler e escrever. Porém, os restantes dos participantes (14) responderam afirmativamente. Sendo que, nas justificativas de suas respostas, 7 acrescentaram que o trabalho com a música em sala de aula favorece a interdisciplinaridade, 3 acreditam que a música promove a interação, participação e prazer na aprendizagem, 1 sugere que a música facilita a aprendizagem e memorização, 1 afirma que oportuniza o trabalho corporal e social e 2 acreditam que a música promove a disciplina e contextualização.

Assim, de acordo com a análise dos dados desta pesquisas, os resultados aqui encontrados ajudaram a encontrar resposta para o problema desta pesquisa, ficando comprovado que a música auxilia no desenvolvimento de habilidades da criança dos Anos Iniciais, os pesquisadores reconhecem os benefícios e colaboração da música no desenvolvimento intelectual, social, pessoal e em sala de aula da criança nos anos iniciais de sua vida escolar. E, segundo os objetivos específicos desta pesquisa, mostraram, através da música, aperfeiçoar a desinibição da criança, a criatividade, a capacidade de integração, de expressão musical e corporal, a percepção através dos sentidos da visão e audição; valorizar o humanismo, a sensibilidade e a interação, melhorar o autocontrole e a disciplina em sala de aula, a fim de tornar o ensino atraente e a escola um lugar agradável, interessante e alegre.

Enfim, a pesquisa foi singular para a pesquisadora, com resultados diretos, transparentes, claros e coesos com relação aos objetivos deste trabalho, enriquecendo-o, complementando-o e sanando o questionamento do problema proposto neste trabalho de pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho de monografia para conclusão de curso, compreende-se que, a Revisão Bibliográfica para a realização da pesquisa, contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre os efeitos da música na vida de todo ser humano e o gosto apaixonante pelas canções. Pois, a música nos conduz a expressar sentimentos, sensações e pensamentos, nos torna sensíveis e afetivos, conforta, alivia, acalma, ameniza, relaxa fisiológico e psicologicamente, alerta, estimula, contribui na liberação hormonal bom funcionamento cerebral, refina a percepção, reduz a dor, e enriquece nossos relacionamentos e interações.

Entretanto, de acordo com a metodologia aplicada neste trabalho e análise dos dados das pesquisas, as respostas aqui encontradas contribuíram para localizar a solução para o problema desta pesquisa, ficando comprovado que a música auxilia no desenvolvimento de habilidades da criança dos Anos Iniciais, o reconhecimento dos pesquisados sobre os benefícios e colaboração da música no desenvolvimento intelectual, social, pessoal e em sala de aula da criança nos anos iniciais de sua vida escolar, o quanto a música estimula a leitura e a escrita, melhora a capacidade de memorização e raciocínio, qualifica o vocabulário e escrita, promove a concentração, coordenação motora, movimento corporal, exercita a audição e atenção e auxilia no desenvolvimento lingüístico e cognitivo da criança e seu rendimento escolar.

Enfim, a pesquisa foi singular, com resultados diretos, transparentes, claros e coesos com relação aos objetivos sugeridos neste trabalho, enriquecendo-o, complementando-o e sanando o questionamento do problema proposto de pesquisa. E, de acordo com os objetivos específicos desta pesquisa, mostraram, através da música, aperfeiçoar a desinibição da criança, a criatividade, a interdisciplinaridade, a capacidade de integração, de expressão musical e corporal, a percepção, estimulo da visão e audição; valorizar o humanismo, a sensibilidade e a interação, melhorar o autocontrole e a disciplina em sala de aula, a fim de facilitar o ensino e promover um ambiente descontraído e aconchegante dentro e fora da sala de aula. Entende-se dessa forma que a música é fundamental para o desenvolvimento das crianças, devendo ser integrada as atividades programadas e diárias da escola.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BEYER, Esther e KEBACH, Ana Claudia Spech. Págs. a 37,64 e 68,71 e 72. BURGARDT, Lílian. Novos métodos de aprendizagem ganham espaço no desenvolvimento das competências alunos. universia. com/Revista/Crescer. Acessado em: 27/10/2010. GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano: um estudo psicológico artístico / Tradução: Maria Adriana Veríssimo Veronense. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. www. prenatalsaudemental. com. br >. Acessado em 27/10/2010. PIRES, Dorotéia Baduy. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. www. scielo. br/scielo. v. il. SANTOS, Rosangela da Glória. Os benefícios da música para o ser humano. blogs. Atual. e ampl. – São Paulo: Integrare Editora, 2006. ZEVALLOS, Pablo. Os benefícios da música para a fala, leitura e escrita.

Música. Autor desconhecido. pucsp. br/cuca/download/a_musica. pdf>. scribd. com/Apostila-Mantra-eMusicoterapia->. Acessado em: 27/10/2010. APÊNDICE Graduação em Pedagogia INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA – GO CURSO PEDAGOGIA Instrumento de investigação e coleta de dados Pedimos sua colaboração para coleta de dados destinada a um estudo cientifico dentro do Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido em nossa Instituição de Ensino Superior, ILES – ULBRA. Esclarecemos que sua identidade será preservada, nós, a aluna: Valéria da Costa Silva e orientadora Profª.

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