A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A todos educadoras que sentem a necessidade a necessidade da existência de um material como fonte de apoio e pesquisa a pratica educativa com o intuito de inovarem suas metodológicos e também ,a todas as crianças de nossa pré-escola , pois estas têm o direito de uma educação de qualidade. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. pág. OBJETIVO. pág. IMPORTÂNCIA DO RNCAR PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL. pág. BRINCAR E ESCOLA. pág. RESUMO Este trabalho trata de um tema que já se tem muitos estudos e pesquisas, mas pensamos que ainda se faz pertinente discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, haja vista que a causa da educação infantil vem primando por ma escolarização precoce das crianças.

Sendo assim ,os objetivos da pesquisa são:averiguar como as atividades lúdicas podem ser excelentes recursos pedagógicos no contexto da educação infantil; orientar o educador infantil,quanto a relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança;apontar alternativas de trabalho e,por final, elaborar uma proposta de atividades lúdicas para os educadores de Educação infantil. Apresentamos ainda o Projeto,como um recurso lúdico metodológico,descrevendo sua organização na escola e no espaço de sala de aula. Discutimos ,ainda,sobre possíveis proposta de atividades lúdicas o espaço da instituição abordando a faixa etária de 4 a 5 anos. Deste modo, apresentamos proposta de atividades lúdicas com a finalidade de orientar o professor quanto à relevância do lúdico para o desenvolvimento da criança, apresentando assim, sugestões de atividades dentro dos eixos temáticos Matemática, Artes, Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita e Música.

Assim, a discussão empreendida nesse estudo esta relacionada a uma pesquisa, cujo foco de analise voltou-se para a questão da importância do lúdico mais especificamente para as praticas educativas na educação infantil. Portanto, o brincar, enquanto fator referente à atividade lúdica deve condicionar a educação numa perspectiva de emancipação por meio da experiência. Oliveira(2000 p. defende que: (. educadores precisam fomentar situações cotidianas imaginar criar reaproveitar. No primeiro capitulo, brincar e a criança discutiram e que é especificamente o lúdico como também a importante do brincar para o desenvolvimento da criança, o significado desta atividade para a criança e algumas sugestões será apresentada a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento da criança. No segundo capitulo, brincar e Escola descreveram sobre Brincar na Escola apresentando o projeto como um recurso metodológico lúdico bem como descrevemos sobre a organização deste trabalho na escola e em sala de aula.

No terceiro capitulo, são apresentadas alternativas lúdicas para educação infantil. Tais propostas de atividades lúdicas são direcionadas para criança na faixa etária de 4 a 5 anos ,bem como as mesmas são propostas a partir dos eixos temáticos a fim de averiguar como estas contribuem para o desenvolvimento da criança. E por final, nas considerações finais identificamos que a atividade lúdica e uma medida que renova e inova o trabalho na educação infantil e que trabalhar a partir do lúdico requer entender o que a criança necessita para se desenvolver enquanto m adulto critico e ativo. Portanto a partir das 6 atividades sugeridas,pretendemos lançar uma alternativa de trabalho ao professor de educação infantil. Pág. BRINCAR E A CRIANÇA 2.

Jogos Brincadeira e Brinquedo De acordo com Chateado (1987 p. no Frances “jouer” significa tanto jogar quanto brincar bem como representar, no português ora utiliza-se de um termo ora de outro, porem o caráter lúdico da educação infantil se constitui através de todas estas praticas questão essenciais para o desenvolvimento infantil se constitui através de todas estas praticas que são essências para o desenvolvimento da criança. A IMPORTANCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL No que se refere ao desenvolvimento infantil brincar oferece contribuição em vários aspectos e a falta desta atividade pode ocasionar graves consequências para o futuro da criança em desenvolvimento. Teles (1997 p. apresenta algumas consequências em torno da falta do brincar na infância que leva a criança a desenvolver determinadas posturas como a falsidade: a dissimulação; a agressividade sexual; vícios; neuroses; falta de iniciativa; isolamento; timidez; preguiça; ou lentidão; falta de criatividade.

Portanto, é necessária que se promovam condições para que o brincar aconteça na vida da criança, sem que esta atividade tomada como algo. Pág. E ,assim Kishimoto (2001 p. nos chama a atenção para o preocupante fator de que na pré-escola o brincar, provem de uma natureza livre,deste modo parece incompatibilizar-se com a busca de resultados dos processos educativos. Porem os professores precisa atentar-se para o desenvolvimento do brincar também enquanto instrumento mediador de conhecimento e não só como atividade de horas livres. O professor de educação infantil precisa desenvolver certa sensibilidade, gente a criança e seu processo de desenvolvimento, de modo que este consiga romper com o comodismo e sua alienação frente ao processo educacional, pois tais postas prejudicam a ludicidade e acaba reduzindo a educação pré-escolar a praticas maçantes de ensino, proporcionando as crianças atividades que limita a reduzem sua capacidade de experimentação e exploração do mundo sem que estas possam estabelecer relação e desenvolver experiências.

Porem é claro que não se pode considerar o brincar como único recurso metodológico de ensino, mas é possível sim constatar que o brincar possui sua importância no que se refere à imaginação, fantasia, divertimento, alegria e prazer durante o aprendizado das crianças. Além da preocupação com estes elementos apresentados aqui na estruturação dos projetos toma-se relevante pontuar alguns itens referenciais na configuração deste trabalho. Definir o Problema: Barbosa e Horn (2008 p. afirmam que a escolha do problema do tema para um projeto pode ser feita coletivamente pela comunidade escolar. Também o professor os pais e a comunidade podem propor projetos para o grupo de crianças. Por exemplo, uma gincana, uma olimpíada uma atividade desenvolvida que gerou outras indagações. É necessário então que nas instituições de educação infantil, as crianças tenham condições de participarem de atividades que deixem florescer o lúdico.

Podemos observar mais atentamente: 1) A importância da repetição que ocorre durante a brincadeira, fato este que não deve ser simplesmente ao prazer propiciado pelo exercício, mas trata-se acima de tudo de uma forma de assimilar o novo; 2) O valor da imaginação e o papel a ela atribuído querem no desenvolvimento da inteligência das crianças quer no processo de aprendizagem do ponto de vista da formação de conceitos, ou seja, compreender como ocorre o processo de representação da criança e seu alcance, uma vez que ela consegue combinar simultaneamente o pensamento a linguagem e a fantasia 3) Na brincadeira a criança tem a oportunidade não apenas de vivenciar as regras impostas, mas de transforma-las recria-las acordo com as suas necessidades de interesse ainda, entende-las.

Sendo a brincadeira resultado de aprendizagem dependendo de uma ação educacional voltada para o sujeito social criança ,devemos acreditar ,que adotar jogos e brincadeiras como proposta curricular, possibilita a criança base para subjetividade e compreensão da realidade concreta. È preciso então, que os professores se coloquem como participantes acompanhando todo o processo da atividade mediando os conhecimentos por meio da brincadeira e do jogo, afim de que estes possam ser reelaborados forma rica e prazerosa. Consideramos que o lúdico precisa notar as atividades em todos os sentidos de modo que as crianças reconheçam a escola como um espaço de exploração e experimentação. ● BRASIL Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 8. de 13 de julho de 1990. ● Lei 8. de outubro de 1991. ed. Tradução de Guido de Almeida São Paulo Summus,1987.

● FRIEDMANN Adriana O direito de brincar a brinquedoteca 4 Ed. São Paulo Scritta; Abring. ● KISHIMOTO. Tizuko Morchida ( ORG) Jogo ,brinquedo, brincadeira e a educação.

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