COACHING

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, “coaching é uma palavra que existe desde a idade média, quando era utilizada para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros, ou aquele que conduz o coche — que era como se chamavam as carruagens” (ISO, 2016, p. E nesta lógica, o coaching seria uma carruagem para levar a pessoa do ponto A para o ponto B, daí o surgimento desse nome. Todavia, atualmente, quando o termo coaching é abordado, a proposta é de se falar sobre uma opção, um estilo de vida. Diz respeito a uma formação em que os profissionais convidam as pessoas a se conhecerem mais, a se conectarem consigo mesmas, seja nas suas próprias histórias, na história de suas famílias, empresas, dentre outros.

No entanto, há que se ressaltar existirem diversas metodologias de coaching e o que realmente logra mudanças significativas no desempenho de outra pessoa não está tão direcionado à técnica, mas sim na estrutura das intenções internas com a qual se entrega. Conforme Pinheiro et al: “As mudanças podem ocorrer naturalmente em cada profissional e na equipe como fruto das transformações de cada um. Mas também podem ser fruto de um planejamento, como consequência de pressões da própria empresa ou externas a ela” (2016, p. Para isso há três pontos fundamentais para realmente se ter um impacto no trabalho deste profissional. O primeiro deles é o sentido comum. Por outro lado, o cliente precisa ter a clareza das evidências que estarão acontecendo em seu ambiente quando o resultado for alcançado.

A segunda ferramenta seria o folow up, ou seja, entre uma sessão e outra é necessário que o coach inicie realizando perguntas chaves que irão alinhar se o processo de coaching estará evoluindo ou não, e a partir disso analisar ser necessário algum ajuste a fim de potencializar os resultados desse cliente. As perguntas do follow up auxiliarão a validar se o coaching está alcançando os resultados e se o cliente estará sendo conduzido no caminho certo. Caso o cliente não tenha alcançado seus objetivos, é importante se saber os aprendizados que ele teve e o que poderá ser feito para ajustar este percurso para que assim ele possa melhorar seus resultados. Pinheiro et al explicitam que neste caso, na verdade, o que vai acontecendo nesse caminho “é a elaboração do Coachee de um esquema de aprendizagem novo para ele, que se torna, de alguma forma, uma chave do conhecimento de seu próprio jeito de ser e estar no mundo, que será utilizada, daí para frente, muitas vezes” (2016, p.

Por fim, a quinta ferramenta que está nas entrelinhas nas sessões de coaching estão relacionadas aos ganhos e perdas (ISO, 2016). Todo comportamento tem ganhos e perdas e muitas vezes aquele cliente estará receoso pelo fato de haver perdas envolvidas, podendo assim não querer abrir mão de nada. Logo, caberá ao profissional alinhar com este cliente os ganhos e perdas ao se tomar determinada decisão. Como é uma boa sessão de coaching Num diálogo ou sessão de coaching cabe ao profissional realizar algumas importantes perguntas, haja vista que a o foco de um coaching é saber como e o que perguntar. Isso implica que cabe a este profissional ser um notório especialista no processo e na conexão entre as pessoas, pois, se as perguntas são as respostas não haveria razão de se conectar na história do outro para gerar as respostas.

Os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao cliente. Manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que você tenha muito sucesso como coach” (ISO, 2016, p. O coaching existe para atemporalizar o tempo, ou seja, para distorcer o tempo. Ou seja, o coaching existe para que consigamos fazer as coisas mais rápido do que se as fizéssemos sozinhos. Portanto, o coaching é um processo que reúne um mix de ciências para potencializar por meio das ferramentas, para capacitar o ser humano e para criar um grande campo relacional entre duas ou mais pessoas a fim de gerar confiança mútua, e, portanto, para que as perguntas de uma conversa de coaching sejam perguntas tão profundas que aquele indivíduo, geralmente, não responderia para si mesmo.

Isso sem contar que essa formação é uma via de mão dupla: o especialista contribui para o crescimento de seu cliente e, ao mesmo tempo, evolui também” (ISO, 2016, p. Por fim, o círculo da monetização implica nos questionar se o público pagaria por uma dessas paixões que o coach optou. Referências: ABRACOACHING. Coaching: Eu faço acontecer. Disponível em: http://abracoaching. Disponível em: http://media. ibccoaching. com. br/pdf/ebook/e-book-tudo-sobre-coaching. pdf?utm_campaign=envio_dos_ebooks&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. br/livro/livro. pdf. Acesso em 03 de set. de 2017.

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