Introdução a Durkheim

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Medicina

Documento 1

O autor aponta o caráter geral e evolutivo da divisão do trabalho, ao passo que especifica sua vertente social da vida humana. Durkheim irá ressaltar o caráter moral da divisão do trabalho a partir da dicotomia de que se é desejável ou não caminhar no sentido da divisão do trabalho, uma vez que o desenvolvimento do homem a partir desse fator irá moldar sua constituição. Aponta o fato da crescente divisão do trabalho como cada vez mais a base da ordem social. Aponta que o mundo encara de uma forma critica aqueles que andam na corrente contrária da divisão do trabalho, de tal forma que se demonstra a valorização moral da divisão do trabalho. “ Por isso, o ideal moral, de uno, de simples e de impessoal que era, vai se diversificando cada vez mais.

“ Se tantas controvérsias se produziram acerca do caráter moral da civilização é porque, com demasiada frequência, os moralistas não têm critério objetivo para distinguir os fatos morais dos fatos que não o são. Costuma-se classificar de moral tudo que tem alguma nobreza e algum preço, tudo o que é objeto de aspirações um tanto elevadas, e é graças a essa excessiva abrangência da palavra que se fez a civilização entrar na moral. Mas o domínio do ético está longe de ser tão indeterminado; ele compreende todas as regras de ação que se impõe imperativamente à conduta e a que está vinculada a uma sanção, mas não vai além disso. Por conseguinte, já que nada há na civilização que apresenta esse caráter de moralidade, ela é moralmente indiferente.

Portanto, se a divisão do trabalho não tivesse outro papel além de tornar a civilização possível, ela participaria da mesma neutralidade moral.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download