A revolução industrial em Inglaterra

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Estatística

Documento 1

De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar da produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufacturas que eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura. A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos. Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

Causas da Revolução Industrial Inglesa A Inglaterra era um país unificado com uma situação política relativamente estável, livre de tarifas alfandegárias e com sistema de seguro e infra-estrutura bancária bem estabelecidos. No século XVIII tornou-se uma potência económica internacional dominante e acumulou grandes somas de capital. Além disso, o grande número de portos naturais e rios navegáveis, muitos ligados por novos canais significava que o consumo interno e o internacional estavam facilmente interligados. A existência de mão-de-obra abundante e barata foi também importante para o desenvolvimento da indústria. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade. O primeiro ramo da indústria a ser mecanizado foi o da fiação e tecelagem de algodão.

Em 1767, o inventor inglês, James Hargreaves criou a máquina de fiar, construída em madeira, usada pela indústria rural e doméstica. Em 1769, Richard Arkwright criou o tear hidráulico, depois aperfeiçoado e usado na indústria têxtil. Nesse mesmo ano, James Watt cria a máquina a vapor. A nova energia passou a ser utilizada nas máquinas de fiar e tecer. Em 1800, Londres chegou a ter 1 milhão de habitantes. Nessa época o desenvolvimento industrial e urbano deslocou-se para o norte do país. Manchester foi invadida por enorme massa de operários trabalhando em condições miseráveis. Mulheres e crianças enchiam as fábricas, com salários mais baixos que o dos homens. As condições de trabalho eram precárias e colocavam em risco a vida e a saúde do trabalhador.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download