A psicologia da educação

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nesta área, os conhecimentos são produzidos de acordo com procedimentos definidos, que se referem à alguns fenômenos ou conjunto de fenômenos que constituem a realidade, fundamentados em questões tanto ontológicas, epistemológicas, metodológicas quanto éticas, sendo de suma importância, considerar todas as diversas concepções, abordagens e teorias que compões esta importante área de conhecimento. Desta forma, a Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma de conhecimento, que tem como foco a produção de saberes relacionados aos fenômenos psicológicos que constituem todas as etapas do processo de educação. Ainda segundo Antunes (2007), embora conceitualmente estas duas áreas possam ser confundidas, a Psicologia da Educação/Educacional, a Psicologia Escolar são coisas distintas. A Psicologia escolar pode ser definida pelo âmbito profissional pois conta com um campo de ação determinado, a escola, e todas as inter-relações que nela se estabelecem.

A psicologia escolar tem como base sua área de atuação nas fundamentações teóricas adquiridos através da área da Psicologia da Educação e por diversas e distintas outras subáreas da psicologia que são igualmente necessárias para o bom desenvolvimento das atividades. “os alunos deveriam ser expostos a um modelo de aperfeiçoamento humano para poderem desenvolver sua parte da natureza humana essencial. ” Segundo Bock (2003), esse modelo de desenvolvimento era posto em pratica pelos professores juntamente com alguém escolhido para dar nome à escola, uma figura que deveria ser e que deveria ser cultuada e os efeitos destes métodos deveriam ser divulgados aos alunos para que eles conhecessem e soubessem sempre que modelo a seguir, por este conjunto de razões, as escolas públicas sempre levam o nome de alguém (geralmente de um homem) considerado aprimorado pela cultura (BOCK, 2003), este nome, regia princípios, e regras rígidas para que os alunos pudessem corrigir seus desvios, regia ainda princípios e códigos morais estabelecidos, impostos, divulgados e repetidos exaustivamente.

Hoje, a Psicologia da Educação utiliza princípios e informações que as pesquisas psicológicas oferecem sobre o comportamento humano. Esta abordagem tem como objetivo tornar mais eficientes os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, constituindo-se, então em um ramo da Ciência Psicologia “que tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, dos quais derivam princípios, modelos, teorias e procedimentos de ensino assim como métodos práticos de instrução e avaliação. E por fim, estuda as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam. B. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, Marisa E. M. ANTUNES, Mitsuko A. Psicologia educacional. ed. Trad.

Denise Duarte, Mônica Rosemberg, Taís Silva Monteiro Ganeo; rev. téc.

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