Curriculum e avaliação

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Nome completo do Professor Cidade-XX 2018. FERNANDES, Cláudia de Oliveira, FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre Currículo: Currículo e Avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. Relatam que para é necessário que o conceito de avaliação seja explícito no interior da escola, saber qual a sua função, para que é realizada e qual o lugar na o processo de ensino aprendizagem. Outros aspectos que são levados em consideração são: Exclusão: a avaliação tem sido mais frequentemente usada como instrumento da meritocracia, da discriminação e, no limite, da exclusão. Neste caso, ela funciona como julgamento, desencadeando aspectos negativos quanto ao desempenho humano. Construção da autonomia do estudante: o professor em sala de aula deve estabelecer um vínculo de mediador e assim pouco a pouco despertar a autonomia em seus educandos.

No entanto, é necessário que os alunos além de ter autonomia eles façam uma auto avaliação, ou seja, é a oportunidade onde o aluno tem para refletir sobre o seu comportamento e sua dedicação aos estudos, e para o professor identificar quais os pontos que pode trabalhar com esse aluno para ajuda-lo a melhorar posteriormente. Os autores ainda relatam que a auto avaliação não está sendo utilizada no dia a dia em sala de aula, sendo ela uma prática de construção do conhecimento de forma mais criativa e a maneira mais fácil de torna o aluno cada vez mais autônomo, mais críticos. O processo de avaliação como um todo não acaba na utilização de alguns instrumentos supracitados e com as análises dos resultados, avaliar é tomar decisões a partir dos resultados.

OUTROS ESPAÇOS DE AVALIAÇÃO O ambiente de avaliação mais falado nesse livro foi a sala de aula, mas, sabemos que estamos sendo avaliados em todos os lugares, em casa, no trabalho, na rua e etc. E a avaliação realizada na escola é denominada como avaliação institucional, onde o projeto político-pedagógico é construído coletivamente e que devem orientar os professores que estão diretamente ligados na formação de seus estudantes. QUESTÕES PARA REFLEXÃO Os autores mostram neste tópico algumas situações que acontecem no dia a dia em nossas escolas, onde o objetivo deles é fazer com que o leitor reflita sobre as atitudes dos alunos.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download