Três empresas aéreas low cost

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Economia

Documento 1

Por que lowcost? As empresas lowcost trabalham com um certo modelo de negócios: possuem uma frota padronizada, com geralmente um tipo de avião (Boeing 737NG ou Airbus A32F), para que não seja necessário gastar com treinamento, assim os pilotos, os despachantes operacionais de voos e os comissários são padronizados, da mesma forma que os prestadores de serviços e os equipamentos; as empresas preferem a utilização de websites, então não há investimento em lojas e as compras são realizadas todas online; o serviço de bordo é algo que geralmente não é cobrado, algumas empresas nem possuem; só há uma classe dentro do voo, com o maior número de assentos possível e eles ainda são mais apertados, ou seja, o custo operacional é reduzido, pois há mais pessoas no avião; essas empresas utilizam aeroportos menores, menos movimentados e mais baratos; focam o piso salarial de seus funcionários; oferecem voos em horários de pouco movimento; não há reserva de lugar.

Todo esse modelo de negócios serve para diminuir o custo da viagem, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Algumas empresas oferecem diferenciais para melhorar o conforto de seus passageiros, e outras empresas tentam retirar o máximo do conforto de seus passageiros, para diminuir cada vez mais o preço. A JetBlue por exemplo oferece algum entretenimento nos assentos de cada passageiro e mesmo assim é considerada uma empresa lowcost, já a Ryanair tem propostas para retirar assentos inclináveis, janelas, bolsos de assentos e coisas do tipo, além de ter propagandas de marcas próprias durante o voo, tudo para baratear o preço das passagens. Mas, apesar de oferecerem poucos luxos aos clientes, de baratearem o máximo que puderem, quando se trata de homologar e certificar a companhia aérea sob as regras 121, são exigidos para a empresa lowcost os mesmos termos de cumprimentos de regulamentação que são exigidos para as companhias legacy.

A Azul é a empresa que mais se assemelha com as empresas internacionais lowcost, mas ainda assim não se posiciona exatamente como uma. E mesmo com a Azul tentando se colocar como uma empresa que oferece serviços de baixo custo para seus clientes, competindo assim com as outras grandes companhias aéreas, o cenário da aviação nacional ainda está longe de ver companhias aéreas lowcost atuando. Alguns exemplos de companhias aéreas lowcost são a JetBlue e a Frontier Airlines nos Estados Unidos, a WestJet no Canadá, a SpiceJet e a GoAir na India, a Spring Airlines na China, a HOP! na França, a Vueling na Espanha, a Ryanair na Irlanda e a easyJet no Reino Unido. Até hoje, no Brasil, as únicas empresas que ofereceram voos que seguiram uma parte do modelo lowcost foram a Gol, pioneira, e a Azul, que tenta cada vez mais ganhar seu espaço no mercado.

48 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download