Surrealismo

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Várias atividades foram realizadas por uma plêiade de jovens poetas franceses, pintores, fotógrafos, artistas diversos e intelectuais de outras nacionalidades, dentre os quais, se destacavam Max Ernst, alemão, Man Ray, americano e Picasso, espanhol. Embora Breton, tivesse a preocupação em demarcar as diferenças dos movimentos surreais e do dadaísmo, muitos historiadores da arte não consideram que haja uma linha tão definida que os separe, dado que muitos artistas que passearam por movimentos vanguardistas anteriores apresentaram obras ditas surrealistas, como Picasso, Francis Picabia, Max Ernst entre outros. Embora, os expositores surreais tentassem evidenciar os distanciamentos entre o que propunham e os dadaístas, tiveram suas trajetórias marcadas pela figura de Tristan Tzara, acontecimento que demarca a não causalidade entre o dadaísmo e o surrealismo, pois a experimento tomado por base deste último, a escrita automática, já teria acontecido antes, com a famosa receita de Tzara para compor um poema original tirando palavras aleatórias recordadas de um jornal.

Tal constatação foi a mesma realizada por Breton e Soupault, cujos textos foram publicados na Littérature, já mencionada anteriormente. Assim como o dadaísmo, o surrealismo rejeita as convenções burguesas no campo estético e moral, bem como as políticas que levaram ao desastre da guerra. O objetivo primário do surrealismo era de expor e obter uma revolução cultural que contestasse as formas correntes de se expressar, sentir, pensar sempre dentro de uma lógica difícil, carregada, positivista soberana. O movimento, inicialmente poético, ampliou-se, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), num vasto movimento de protesto global, que visa subverter não apenas as formas artísticas, mas também as bases intelectuais e intelectuais, moral da sociedade moderna. O surrealismo, após a revolução da pintura cubista e da arte abstrata na década de 1910, foi o segundo nascimento da arte moderna.

Vale demarcar que, desde os primeiros instantes, o surrealismo se destacou como um dos mais intensos e instigantes movimentos da modernidade – o que lhe fez cautelas e mesmo reações contrárias por parte de diversas esferas da intelectualidade francesa. Isso porque não compreendiam esta busca pela liberdade criativa que só residiria dentro do subconsciente. Os quais consistiam em um método que explorava a escrita sem pretensões lógicas, dantes se apresentava como uma experiência libertadora e livre a mente entra num estado de Automatismo psíquico em estado puro mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral.

BRETON, 1924a/2001, p. O exercício da escrita automática consistia em escrever sob o ditado das frases inconscientes ou de chance que a razão nunca teria produzido. Breton acreditava que a escrita grupal era mais eficiente para esta técnica. Em uma carta a Stefan Zweig no dia seguinte, Freud confessa: "Até então, eu estava inclinado a considerar Os surrealistas, que parecem ter me escolhido para o seu santo padroeiro, como tolos absolutos (digamos 95% [. Mas ele havia mudado de ideia diante da incrível técnica do pintor e do interesse analítico do trabalho que lhe foi apresentado. ” 1 BRETON, Andre. Manifesto do Surrealismo, Nau Editora. Rio de Janeiro, 1924. Surrealismo e o Novo mundo. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

48 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download