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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS ÓSSEO E MUSCULAR

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teóricos e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) será: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS ÓSSEO E MUSCULAR. Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre. ATIVIDADE(S) PRODUÇÃO TEXTUAL Elabore um texto sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento dos tecidos ósseo e muscular. O texto deve conter entre 6 e 8 páginas, considerando a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais. Para auxiliar na elaboração da introdução, procure abordar os seguintes pontos: a) Conceitos de jogos e brincadeiras e como eles se relacionam com as atividades/exercícios físicos. b) Importância da prática de atividade/exercício físico para a saúde do ser humano. c) A utilização dos jogos e brincadeiras como forma de atividade/ exercício físico para as crianças. d) As possibilidades de utilização dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento dos tecidos ósseos e musculares das crianças. Para a elaboração do desenvolvimento, busque abordar os seguintes pontos: a) Os tipos de atividades/exercícios físicos que se relacionam com o desenvolvimento e fortalecimento do tecido ósseo e que tipo de jogos e brincadeiras poderiam ser utilizados para alcançar este objetivo. b) O que ocorre com o tecido ósseo estimulado pelos jogos e brincadeiras com características de atividade/exercício físico. c) Os tipos de atividades/exercícios físicos que se relacionam com o desenvolvimento e fortalecimento do tecido muscular e que tipo de jogos e brincadeiras poderiam ser utilizados para alcançar este objetivo. d) O que ocorre com o tecido muscular estimulado pelos jogos e brincadeiras com características de atividade/exercício físico. Nas considerações finais do texto apresente suas principais informações desenvolvidas no texto sobre o assunto que você pesquisou, leu e escreveu. Observação: Os pontos mencionados acima são para auxiliar na produção textual. Assim, outros pontos sobre o assunto podem ser somados a estes e também fazer parte da produção textual. Utilize os livros e os artigos disponíveis na biblioteca da instituição de ensino e não se esqueça de colocar as citações e referências dos autores e obras utilizadas como base para a produção textual…

Palavras: 2750Páginas: 10

PORTFÓLIO CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTFÓLIO CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA: PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico- práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) será: “CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA: PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA”. Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a Educação Física seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produçãotextual, tendo como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre. ATIVIDADE(S) Prezados alunos, a produção textual que será construída neste trabalhio tem como eixo entral a situação problema descrita abaixo. A primeira tarefa do grupo então, é conhecer este contexto. Vamos lá: SITUAÇÃO-PROBLEMA: “Um novo semestre se inicia e os professores da Escola de Ensino Fundamental “Novos Tempos” se organizam para o planejamento do tema: “Copa na Escola”. A instituição de ensino, por ser uma instituição de educação formal, prevê que os docentes trabalhem de maneira interdisciplinar, de forma que, ao redor de temas geradores, cada disciplina curricular possa desenvolver os seus saberes e conteúdos de ensino. Neste sentido, considerando que a Copa do Mundo é um evento internacional, envolvente, esperado e apreciado por milhões de pessoas, inclusive os brasileiros, cada disciplina escolar irá discutir temas e assuntos pertinentes aos saberes escolares, alcançando os objetivos educacionais previstos para cada área do conhecimento. Neste contexto, os professores de Educação Física também deverão se organizar, estudar e apresentar suas propostas de intervenção didática, abordando a temática “Copa na Escola” junto aos alunos do Ensino Fundamental”. Vamos pensar juntos e ajudá-los neste contexto? Atividade 1 : Produção Textual Sabemos que o esporte é um grande fenômeno sociocultural e ainda continua sendo um dos conteúdos mais ensinados nas escolas, nas aulas de Educação Física, sendo o futebol o esporte esperado por grande parte dos alunos. No entanto, de acordo com as mudanças ocorridas na área frente à promulgação de documentos educacionais oficiais que trazem diretrizes para o seu ensino na escola, convido você a refletir e a sistematizar esta temtática a partir da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, o grupo de estudantes deverá: Constuir um texto sobre os objetivos do ensino do esporte na Educação Física escolar tomando como referência a s orientações enunciadas na Base Nacional Comum Curricular. O texto deve conter de 05 a 06 páginas, considerando a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais. Para auxiliar na elaboração do seu texto, procure abordar os seguintes pontos: Quais são as finalidades a serem alcançadas pela Educação Física na escola e como os esportes se inserem neste contexto; Quais são os objetivos e habilidades gerais do ensino do esporte na escola, a partir da BNCC; Quais as diferenças entre o esporte na escola e o esporta da escola, e quais articulações podem ser feitas com a BNCC? Para realizar esta produção o grupo deverá acessar a Base Nacional Comum Curricular e também ler os artigos mencionado logo abaixo. O texto deverá versar obrigatoriamente sobre os três pontos levantados acima. Os artigos servirão como apoio e podem ser citados e devidamente referendados na produção textual. Outros aspectos sobre o assunto podem ser somados a estes e também fazer parte da produção textual, buscando-se novas referências bilbiográficas. Poderão ser utilizados os livros e os artigos disponíveis na biblioteca da instituição de ensino, sendo que as citações e referências das obras utilizadas como base para a produção textual não poderão ser esquecidas. ATIVIDADE 02– Construção de uma proposta de intervenção didática com o tema: “Copa na escola” Considerando as competências e habilidades para o ensino da Educação Física e para o ensino do Esporte “Futebol” na escola, bem como diante das diversas possibilidades de vivências práticas (competitivas e cooperativas) e temas a serem discutidos, analisados e reconstruídos pelos alunos no campo escolar, convido o grupo de trabalho a organizar uma proposta de intervenção didática com o tema: “Copa na escola”. O grupo deverá construir uma sequencia de três aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental, na qual o tema da Copa do mundo seja priorizado. Para isso, o grupo deverá debater e escolher: A série escolar ao qual se destina a intervenção didática (escolher entre o 1° ao 9 °ano do Ensino Fundamental); Descrever um objetivo geral para alcançar com a sequências de três aulas, este objetivo irá guiar a construção dos demais planos de aulas, conectados com o tema: “Copa na escola”. Construir três planos de aulas, cada aula possuindo os seus objetivos específicos (os quais devem estar voltados para alcançar objetivo geral, destacado no tópico anterior). Para cada plano de aula o grupo de deverá descrever no mínimo duas atividades que serão realizadas na aula. É importante descrever as atividades da aula em seus detalhes, explicar o desenvolvimento da mesma (introdução da aula, perguntas a serem feitas aos alunos, tarefas que serão feitas na aula), descrevendo as ações que serão feitas pelos alunos do ensino fundamental, e as ações que serão feitas pelos docentes (perguntas, organização e exposição de temas, exposição de vídeos, fotos ou texto). Se forem utilizados textos, figuras, vídeos, deverão ser apresentados no plano de aula, devidamente Para cada plano de aula deverá ser apresentado a forma de avaliação dos estudantes; A partir dos estudos feitos no curso até este momento, priorize em sua intervenção didática ações inovadoras e desafiadoras, conectadas ao contexto atual, podendo ainda utilizar as tecnologias digitais e ter como prioridade as ações investigativas como centro do processo do aprendizado!…

Palavras: 3300Páginas: 12

PORTFÓLIO DIREITO À ALIMENTAÇÃO REFLEXÃO SOBRE A PROTEÇÃO SOCIAL E O PAPEL DO ESTADO

PORTFÓLIO DIREITO À ALIMENTAÇÃO. REFLEXÃO SOBRE A PROTEÇÃO SOCIAL E O PAPEL DO ESTADO CURSO: SERVIÇO SOCIAL SEMESTRE: 3º E 4º A proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática: “Direito à alimentação. Reflexão sobre a proteção social e o papel do Estado”. Caro discente, à partir do tema proposto, o desafio é refletir sobre a temática no Brasil, refletindo a luz dos conteúdos despertados e aprofundados nas disciplinas sobre o direito à alimentação, atualmente inscrito junto aos direitos fundamentais em nosso pacto de Estado – Constituição Federal de 1988 (Segurança Alimentar) – mas violado continuamente na história do Estado brasileiro, submetendo a população a penúria, humilhação e violência que gira em torno da existência material humana. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Leia e interprete a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Caro discente. Vivemos tempos excepcionais. A convivência em sociedade nos revela os potenciais e desafios humanos hodiernos que mesmo se manifestando nestes com grande expressão não são necessariamente novos. Conforme estamos veiculando no curso deste o início de suas formações, o estágio de desenvolvimento das forças produtivas atingem um crescimento fantástico, com uso de tecnologias jamais pensadas – em termo de senso comum – o que possibilita as diferentes sociedades submeter os desafios impostos pela natureza aos desejos e necessidades humanas. Também não é necessariamente novo à vocês que mesmo neste estágio de desenvolvimento as contradições se revelam cada vez mais agudas atingindo as diferentes dimensões da vida, de acesso ao universo cultural produzido historicamente, acesso aos mais diferentes espaços territoriais e suas incontáveis belezas e riquezas, bem como aquelas mais elementares que nos possibilitam a existência material, como a alimentação. Buscando na concepção da natureza e do objeto do Serviço Social – hoje compreendido seu objeto como a Questão Social – oferecer elementos para a formação dos discentes, para que junto com as demais especializações do trabalho que se inserem neste objeto, oferecer aqueles que vivem do trabalho recursos de proteção social e uma sociabilidade que satisfaça em maiores patamares as necessidades dos coletivos a que pertencem – classes sociais. Assim, após a leitura (obrigatória do texto) o desafio é refletir sobre o “Direito à alimentação. Reflexão sobre a proteção social e o papel do Estado ”. Reflita sobre a seguinte situação-problema: Considere a seguinte SP. A legislação social brasileira se inscreve entre uma das mais avançadas do mundo, mesmo assim, é explicito em nosso cotidiano as diferenças para acessar elementos básicas a condição de existência, tais como o abrigo/habitação, água adequada ao consumo e alimentação em qualidade e quantidade suficientes. Neste sentido é que materializamos aqui uma situação hipotética que, embora hipotética se materializa nos mais diferentes espaços de convivência no país, trazendo desafios ao universo do Serviço Social enquanto elemento mediador entre o aparelho do Estado e a sua sociedade. O Sr. Joaquim, após ser diagnosticado com uma doença que o impossibilita para a sua função de operador de máquinas – função esta que realizou por mais de 15 anos de sua vida – requereu o direito a auxílio doença e/ou aposentadoria por invalidez para o trabalho e descobriu que o empregador não recolheu suas contribuições previdenciárias junto ao Instituto Nacional de Previdência Social. Tal situação gerou o indeferimento do pedido uma vez que este senhor não figura no rol dos segurados deste Instituto – o que em tese de imediato, o priva da inserção da proteção previdenciária brasileira naquele momento. Mesmo sabendo que esta situação é um conflito jurídico de obrigações não cumpridas em partes por representantes da empresa em que foi explorado por 15 anos de sua vida, e já movendo uma causa jurídica junto ao Ministério do Trabalho para o reconhecimento de suas funções e contribuições, o senhor Joaquim necessita existir. Pois bem. O Sr Joaquim requereu junto a uma das unidades de proteção social de seu município auxílio para poder acessar alimentação, visto que: sua situação de saúde o impede de trabalhar (não somente em sua especialização da divisão do trabalho), o mesmo tem 62 anos de idade, não possui residência própria, está ocupando uma parcela de área de preservação permanente (fundo de vale) sem acesso a energia elétrica e consumindo água de uma mina (a qualidade da água não foi atestada, visto que esta mina passa entre diferentes barracos cujo o destino de esgoto é por meio de fossas), não possui uma companheira fixa, seus filhos romperam vínculo face a um processo de violência domiciliar que cometeu contra a antiga companheira quando ainda estava trabalhando. Assim, refletindo sobre o texto indicado, sobre a situação problema, o desafio é que você estabeleça conexões entre a proteção social coletiva e a sua manifestação individual. O concreto se apresenta aqui na expressão hipotética do Sr Joaquim, mas reproduzido em diferentes tonalidades singulares nas mais diferentes regiões. Em seguida construa o texto, cujo o foco principal é o acesso a alimentação adequada. Esta aproximação do cotidiano concreto que hipoteticamente foi exposta aqui deve servir de exemplo para a construção textual. Se necessário para a produção textual, utilize outras referências e articule o conteúdo da Situação Problema com as disciplinas cursadas no semestre dissertando no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) páginas, apresentando: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências, sem contar as a Introdução, a conclusão e as Referências. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Para lhes auxiliar na elaboração da intervenção didática, vocês devem realizar as seguintes etapas: Leitura dos seguintes materiais: (Indiquem aqui referências bibliográficas de suas disciplinas afetas a temática) Após o processo de reflexão, deem início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo 1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolvam uma produção de no mínimo 5 laudas e no máximo 8 (sem contar introdução, conclusão e referências bibliográficas). Passo 2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, em itens separados, conforme as normas da ABNT. Passo 3: Contemplem as questões abaixo e relacionem com os materiais indicados. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto: (Indique aqui reflexões de acordo com o conteúdo das disciplinas dos docentes, afetas ao tema) Neste semestre a disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço irá destacar a erosão do dito “Serviço Social Tradicional” bem como os desdobramentos da profissão para adequação dos desafios impostos entre a década de 1950 a 1980 no Brasil. Com isso, para além do registro histórico evolutivo da profissão, com relação a confecção do trabalho, desejo que vocês reflitam sobre o papel do Estado e do Serviço Social no conjunto a proteção social . Quanto mais temos as nossas necessidades físicas satisfeitas, mais temos condições de refletir sobre nossa sociabilidade e trabalhar no sentido de uma melhor sociedade. Assim, com relação ao processo evolutivo do Serviço Social, como nos articulamos historicamente com a proteção social? Como o Estado brasileiro lidou com os movimentos sociais (a exemplo do Movimento Contra a Carestia)? Qual era o cenário do Brasil com relação ao acesso a alimentação na década de 1970 e como o Estado brasileiro mediou esta situação? Sociologia Crítica. Diferentes teorias clássicas e contemporâneas refletem sobre a organização societária. A partir dos estudos realizados na “Sociologia Crítica”, descreva suas potencialidades e debilidades para a compreensão da sociabilidade e como elas ajudam a refletir sobre o fenômeno da fome e da miséria, particularmente na situação do Brasil e do Estado social. Ciência Política. O contexto atual, de crises econômica e sanitária potencializadas pelas políticas neoliberais, suprimem cada vez mais as condições dignas de vida dos(as) trabalhadores(as) e ataca sistematicamente os direitos sociais. Ao atacar os direitos sociais, ataca diretamente a constituição da Democracia e da República brasileira, pois rompe com os princípios que asseguram a dignidade e igualdade de direitos entre os cidadãos. Considerando esse breve apontamento acerca do sucateamento sistemático aos direitos sociais, a disciplina de Ciência Política pode contribuir com a análise a partir do debate sobre a necessidade de manter as instituições democráticas e republicanas, que podem ser um “sopro” de esperança neste cenário de precarização da vida social. Feito esta reflexão inicial, explique sobre a importância de um Estado Democrático de Direto para a manutenção dos direitos sociais. Antropologia: Na disciplina de Antropologia discutimos aspectos relevantes que podem te ajudar a construir o pano de fundo histórico e social onde se dá o processo de aprofundamento das desigualdades e concentração de renda, levando grande parcela da sociedade a uma alta vulnerabilidade, como a extrema pobreza. Você pode aproveitar os conteúdos da disciplina para contextualizar a importância do Estado e suas políticas frente a um mundo do trabalho que se apoia na exploração da mão de obra em detrimento do lucro do capital. Você pode demonstrar como as crises no mundo do trabalho afeta de forma diversa as diferentes classes sociais…

Palavras: 3575Páginas: 13

O exercício da Profissão do Podólogo

Em 2018, o Conselho Federal de Biomedicina regulamentou o exercício da profissão de Tecnólogos em Podologia e Técnicos em Podologia. É muito positivo quando existe um conselho profissional fiscalizando o exercício da profissão. Em princípio, ajuda regular e a implementar a qualidade do atendimento. O momento é inicial e esperamos que em breve tenhamos maiores detalhes de como será o processo. Regras mais rígidas beneficiam profissionais mais qualificados Se você é podólogo e está atualizado não tem o que temer! Ao contrário, os profissionais mais competentes tendem a ser escolhidos e aqueles que comentem erros e estão fora das recomendações acabam por sair do mercado. Ainda é muito cedo para dizer qual o rumo exato e quanto tempo isso vai levar para acontecer. Biossegurança também deve ser prioridad…

Palavras: 3025Páginas: 11

O ensino de língua portuguesa em contexto de ensino remoto considerando a necessidade de adequação da didática e prática docente

Desse modo, o Plano de Ensino que você irá elaborar deverá levar em conta esse cenário desafiador e propor um trabalho que mobiliza o Podcast, por ser uma ferramenta de fácil acesso, gratuita, além de permitir que os arquivos em áudio possam ser produzidos como parte das atividades pedagógicas, pois trabalha com a oralidade, a criatividade, a escrita e a leitura. Assim, você poderá compreender as potencialidades do Podcast, enquanto um recurso tecnológico, a ser explorado no ensino-aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

A fome e as opções brasileiras de pacto e proteção social

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “A fome e as opções brasileiras de pacto e proteção social”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizarem suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A relação da LGPD e o contexto social brasileiro

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como orientação a discussão sobre: “A relação da LGPD e o contexto social brasileiro”. Esta temática mostra-se relevante neste momento pois, com o avanço da tecnologia, as empresas passaram a realizar a coleta de dados pessoais de inúmeros usuários com as mais variadas finalidades, não sendo difícil reconhecer o alto valor agregado que esses dados possuem na era das comunicações digitais e como eles podem impactar diretamente a vida privada e a intimidade dos usuários. …

Palavras: 2750Páginas: 10