PTI - Pedagogia - 23 trabalhos feitos para baixar

Mais de 15.000 projetos prontos para uso

Trabalhos acadêmicos prontos para se inspirar

PalavrasChoose values from min to maxminmax
1 página = 275 palavras

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Neste sentido, disserte sobre a clientela que ingressa no setor público e…

Palavras: 550Páginas: 2

PRODUÇÃO TEXTUAL ENSINO FUNDAMENTAL

Em se tratando de exclusão da formação de grupos em função do…

Palavras: 1100Páginas: 4

TRABALHO TEXTUAL ENSINO FUNDAMENTAL

Tomando por base essa ideia, Gallo (2006) apud Farah (2010) defende que…

Palavras: 1375Páginas: 5

Prática de formação pedagógica

Segundo Fontes (2009), os quatro pilares da educação contemporânea, citada pela Organização…

Palavras: 2200Páginas: 8

A escolarização de jovens e adultos

AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE________________6 3 PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE___________________6 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________7 5 REFERÊNCIAS_______________________________________8 1…

Palavras: 2475Páginas: 9

Aspecto filosofico,sociologicos e pedagogicos da educacao infantil

F. Bastos de Almeida. SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. DESENVOLVIMENTO…

Palavras: 2750Páginas: 10

A importância da EJA e o papel do professor nessa modalidade de ensino

CONCLUSÃO ________________________________________________ 09 4. REFERENCIAS _______________________________________________10 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho estudo tem por…

Palavras: 2750Páginas: 10

Tendências pedagógicas

Logo após isso, Carolina pontuou que a professora não aceitava os questionamento…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ENSINO

CONCLUSÃO ________________________________________________ 09 4. REFERENCIAS _______________________________________________10 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho objetiva apresentar uma…

Palavras: 2750Páginas: 10

Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar

A diferença de igualdade de gênero, principalmente na fase escolar, pode causar…

Palavras: 3025Páginas: 11

Diversidade e igualdade de gênero, com foco na fase da adolescência

Tutor(a)EaD -Dalila Cristina de Campos Goncalves SÃO PAULO 2019 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 3. CONCLUSÃO 12 4. REFERÊNCIAS 13 INTRODUÇÃO Consta nesse…

Palavras: 3575Páginas: 13

DIVERSIDADE CULTURAL E RACIAL

DIVERSIDADE CULTURAL NA SOCIEDADE E NA ESCOLA 5 2. O PRECONCEITO RACIAL: RACISMO NA…

Palavras: 3575Páginas: 13

PLURALIDADE CULTURAL e MULTILETRAMENTO

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 REFERENCIAL TEÓRICO 5 3 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 8 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 5 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo, além…

Palavras: 3850Páginas: 14

Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental Curso: Pedagogia Semestre: 3° / 4° sem A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos essa temática para favorecer a reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional, visando a articulação com as competências gerais e componentes curriculares apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovada em 2018, a BNCC apresenta competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, entre elas, a competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento e componentes curriculares que estabelecem competências específicas articuladas com as competências gerais. Para garantir o desenvolvimento dessas competências específicas, os componentes curriculares apresentam um conjunto de habilidades (aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos) que se relacionam a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), que são organizados em unidade temáticas (arranjo de objetos de conhecimento) de acordo com as especificidades de cada componente curricular. A língua portuguesa é um dos componentes curriculares da área de Linguagens e a finalidade das experiências relacionadas a esse componente é possibilitar, aos estudantes, a participação de práticas de linguagem diversificadas que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas (BRASIL, 2018). As vivências oportunizadas no componente curricular Língua Portuguesa devem contribuir com a ampliação dos letramentos nas diversas práticas sociais e esse letramento contribui de modo significativo com o processo de alfabetização, visto que o letramento e a alfabetização são interdependentes e indissoci veis ” agda l a eti a o e letramento camin os e descamin os , n. 29, 2004). Considerando que a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e procura contemplar a cultura digital no contexto da sala de aula, observa-se a importância de refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisar ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o interesse e aprendizagem dos alunos. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização e o envolvimento em práticas diversificadas de letramentos, nos anos seguintes, o trabalho está pautado na progressão do conhecimento pela consolidação das aprendizagens anteriores, na ampliação das práticas de linguagem e na experiência estética e cultural dos alunos, assim, os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala de aula, considerando as especificidades da etapa a ser trabalhada. Atuando como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Paula percebeu o interesse que seus alunos têm por celulares, tablets, computadores e outras ferramentas digitais. Então, decidiu estudar sobre como essas ferramentas poderiam ser utilizadas no processo de alfabetização e letramento dos alunos e nas avaliações realizadas. A partir desse interesse, a professora decidiu matricular-se em um curso de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de seu município que irá abordar esses e outros assuntos pertinentes ao tema. Ao final do curso de formação, os cursistas terão que apresentar uma atividade final como resultado das reflexões e aprendizagens realizadas. SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Durante o curso de formação continuada, Paula teve a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, refletir sobre a importância da avaliação no processo educacional, realizar leituras sobre a utilização da tecnologia no contexto educacional, conhecer aplicativos, plataformas digitais, jogos on-line, entre outras ferramentas que poderiam ser utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Para receber a certificação do curso, os professores inscritos devem se reunir em grupos para elaborar um plano de aula, voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino Fundamental, que contemple práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades presentes no componente curricular Língua Portuguesa, bem como outras informações contidas no modelo de plano de aula a ser produzido, estabelecendo paralelos com a alfabetização e o letramento e com a utilização de ferramentas tecnológicas. Como você realizaria a proposta? ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Gestão e Sustentabilidade, Salvador – BA, no 1 2o) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização (A introdução deverá ter 1 lauda). 3o) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades indicadas a seguir (O desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas): a) elaboração de um texto sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino Fundamental utilizando ferramentas tecnológicas (tablets, computadores, aplicativos, jogos on- line, sites, lousa digital, entre outros, considerando as especificidades do processo de alfabetização e letramento dos alunos). 4o) Para finalizar, você deve fazer as Considerações finais apresentando a sintetização dos elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda). 5o) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. …

Palavras: 3025Páginas: 11

PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL

PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL CURSO: PEDAGOGIA 4° e 5° semestre …

Palavras: 2475Páginas: 9

Portfólio A importância do lúdico na Educação Infantil

Disciplinas: Aprendizagem da Matemática; Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; Corpo e Movimento; Educação de Jovens e Adultos; Ludicidade e Educação; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil; Letramentos e Alfabetização…

Palavras: 3300Páginas: 12

A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola

Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas “assistindo” as atividades recreativas, impedida de participar da interação com outras crianças, seja no intervalo das aulas da escola ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças com deficiência encontram para se divertirem nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também é utilizado para o desenvolvimento de atividades escolares…

Palavras: 3300Páginas: 12

A aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que estes fazem parte do nosso cotidiano…

Palavras: 2750Páginas: 10

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) abordará o protagonismo juvenil no contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão. …

Palavras: 4125Páginas: 15

PTI "A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”

Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas…

Palavras: 2475Páginas: 9

Estágio Educação Infantil

Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios. A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar. Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique na respectiva pasta para visualizar o texto. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativoargumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio…

Palavras: 5500Páginas: 20

PORTFÓLIO Licenciatura 3°/4° A importância da ludicidade na Educação Infantil

Prezado aluno e aluna, Seja bemvindo a este semestre! A Produção Textual Interdisciplinar Individual importância da ludicidade na Educação Infantil (PT I ) terá como temática A . Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e e aprendizagens vivenciadas nesta etapa. , consequentemente, para as descobertas Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições lúdicas. se rela Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que ciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que aquilo que é s ignificativ o e verdadeir o . Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade tornase ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum C urricular, “[...] A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, e ? possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções” Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. : A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secreta Base Nacional ria de Educação Básica, 2018). Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincade iras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que evidenciam esse viés com a ludicidade. O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem, estão diretamente ligadas à ludicidade. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Gerado ra de Aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. Pedagogia 2° e 3° Semestre

Prezados alunos, Sou Formado em Logística e ADM pela Unopar. Portfolio Burguesia. Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar terá como tema A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. A partir deste tema, objetivamos promover a reflexão sobre a necessidade de o professor conhecer e efetivar teorias que valorizam a formação do pensamento crítico, a partir da participação ativa do aluno no contexto da sala de aula. Todavia, é preciso considerar que os indivíduos não nascem educadores, mas tornam-se na medida em que se educam, também no contato com o outro, sendo este um processo permanente de apropriação, mediação e transformação do conhecimento e construção da identidade docente. Para isso, faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo relacional, contextual e intencional. Segundo Sacristán (1999), a educação “[...] não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que nos rodeiam, mas uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e que leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo, de caminhos”. (GIMENO SACRISTÁN, 1999, p. 37). (GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999). …

Palavras: 2200Páginas: 8