Modelagem Matemática na construção civil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

A perspectiva é inserir a situação problema no cotidiano do aluno, gerando reflexão crítica e maior participação; e, despertar o interesse pela aprendizagem de modo que o conhecimento se dê de forma prática. Com esta experiência espera-se que o aluno reconheça a relação da matemática com a vida cotidiana de forma utilitária e que a aprendizagem seja prazerosa e significativa. Palavras-chave: Geometria. Situação-problema. Modelo matemático. Esta demonstração é formada por dois triângulos isósceles maiores e triângulos isósceles menores nas pontas, seguidos de trapézios (rosa), e ainda, polígonos irregulares e paralelogramos oblíquos (verde). Um modelo matemático, segundo Bassanezi (2004), é um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam, de forma simplificada, uma parte da realidade.

Seguindo essa linha de pensamento o orientador deve auxiliar o discente a chegar a um modelo que simplificará a situação problema de forma genérica, ou seja, o resultado obtido a partir de uma situação problema com medidas já conhecidas deve ser generalizado a todos os demais casos. Esta afirmação se justifica porque a indústria produz forro PVC de vários comprimentos e larguras, além disso, os cômodos onde são feitas as instalações também variam de comprimento e largura, o que favorece uma gama de representações geométricas e uma diversidade de medidas. Materiais e métodos: Este estudo realizar-se-á por meio de uma pesquisa de campo, que conforme Gil (2002) “[. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem (p.

Será utilizada como instrumento de coletas de dados observações do tipo participante, que para Marconi e Lakatos “Consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Ele se incorpora ao grupo, confunde-se com ele. Fica tão próximo quanto um membro do grupo que está estudando e participa das atividades normais deste” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. Além do registro das atividades produzidas pelos estudantes, seja por meio dos recursos midiáticos, seja por meio de material impresso ou manuscrito. No Ensino Médio, quando nas ciências torna-se essencial uma construção abstrata mais elaborada, os instrumentos matemáticos são especialmente importantes. Mas não é só nesse sentido que a Matemática é fundamental. Possivelmente, não existe nenhuma atividade da vida contemporânea, da música à informática, do comércio à meteorologia, da medicina à cartografia, das engenharias às comunicações, em que a Matemática não compareça de maneira insubstituível para codificar, ordenar, quantificar e interpretar compassos, taxas, dosagens, coordenadas, tensões, frequências e quantas outras variáveis houver (BRASIL, 2000, p.

Nessa perspectiva, a Modelagem Matemática como metodologia de ensino não é uma novidade. Sua essência sempre esteve presente nas práticas educativas com características experimentais e palpáveis (BIEMBENGUT, 2003). Figura 3 – primeira peça de forro Fonte: Geogebra É importante trabalhar as medidas dessa peça por meio de relações trigonométricas, perceba que a altura desse triângulo isóscele e retângulo coincide com a largura do forro PVC e este fenômeno se aplica a todas as demais peças de forro PVC. Obtemos as seguintes relações dessas medidas (demonstrações em anexo): O segmento T é o que fica adjacente à parede e o segmento C é adjacente a próxima peça de forro PVC todas as peças terão o comprimento lateral medindo T(demonstração em anexo), figura 4: Figura 4 – Montagem do forro Fonte: Geogebra É possível estabelecer uma progressão aritmética entre as bases de razão C (demonstração em anexo) logo é possível determinar o tanto de material para forrar os dois triângulos retângulos isósceles apresentado na figura 1.

O número de peças (N) necessárias para compor os triângulos retângulos isósceles maiores (figura 1) é obtido do cociente entre T e a largura do quarto (L), é importante ressaltar que esse quociente geralmente não irá resultar em um numero natural então é recomendável aproximação para o número natural menor: = n Como as bases das peças crescem em uma progressão aritmética é possível determinar a demanda de material para compor os triângulos retângulos isósceles maiores (figura 1) por meio de uma soma de uma PA: Adequando está fórmula aos nossos interesses temos que N representa o número de peças de forro, indicará a base da primeira peça de comprimento c, indicará o comprimento da enésima peça de comprimento (nc) e vai resultar na demanda de material necessário, vale ressaltar que o ressaltar que o resultado obtido deve ser multiplicado por dois, haja vista, existir dos triângulos retângulos isósceles maiores (figura 1).

Figura 4 – maneira de realizar os cortes das peças da folha de forro PVC Fonte: Geogebra Percebe-se que as partes em destaque de cor rosa são partes descartáveis, ou seja, um desperdício pequeno, porém inevitável. É muito importante que a folha de forro PVC tenha um comprimento x múltiplo de C, pois dessa forma se diminui o material a ser descartado. Aspectos associados à recidiva da hanseníase. Rev. Bras. Bio. São Paulo, v. Modelagem Matemática no ensino. ed. São Paulo: Contexto, 2003. BRAUMANN, C. Divagações sobre investigação matemática e o seu papel na aprendizagem da matemática. Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores. p. Lisboa: SEM-SPCE, 2002. D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática.

Modelagem matemática na inserção de tecnologias da informação para o ensino de geometria analítica. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. número 1 – 2013 Disponível em https://periodicos. ufpe. br/revistas/emteia/article/view/2241/1813. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

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