Pré-projeto educação nutricional
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Geografia
O desenvolvimento dos hábitos alimentares começa com a herança genética, que sofre diversas influências do ambiente: o tipo de aleitamento recebido; a forma como os alimentos complementares foram introduzidos no primeiro ano de vida; experiências quanto à alimentação durante a infância; costumes familiares e condições socioeconômicas, entre outros (RIGO et al. A alimentação da criança, do nascimento aos primeiros anos de vida, tem influencia ao longo da vida toda. A fase pré-escolar é um momento decisivo no desenvolvimento de hábitos alimentares, que tendem a permanecer na vida adulta, por isso a seriedade de estimular a ingestão de uma alimentação variada e equilibrada (BERNART; ZANARDO, 2011). Na educação infantil o brincar é empregado como ponto de partida para uma forma de aprender.
As atividades lúdico-pedagógicas em educação nutricional, feitas com os pré- escolares, faz-se mais efetivo e com melhores resultados que demais atividades. METODOLOGIA O projeto será executado na Pastoral da criança e do menor, localizada na Rua Água Férreas, 1285, Bairro Taquaral, em duas etapas e será realizado com as crianças de faixa etária compreendida entre 2 e 5 anos. Para a elaboração do projeto de Educação Nutricional, serão utilizados elementos didáticos em diferentes momentos dos encontros. A primeira atividade, no primeiro encontro, será uma avaliação do conhecimento das crianças sobre uma alimentação saudável, na qual os alunos deverão colorir os alimentos que eles julgam que não devem ser consumidos todos os dias, a partir de um bloco de desenhos entregues a eles.
Logo após, será desenvolvida a segunda atividade do primeiro encontro. Nesta, os alunos assistirão ao vídeo intitulado “O alimento e você”, produzidopor Walt Disney Word, que discute sobre os cinco principais grupos de alimentos que devem ser ingeridos todos os dias como, cereais, proteína, laticínios, hortaliças e frutas. C. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI ISSN 1809-1636. Alto Uruguai, vol. n. p. PUCCAMP, Campinas, 10(1): 5-19, jan. jun. BOTELHO, L. P. et al.
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