Sexualidade e Escola: Percepção de pais/responsáveis sobre o Ensino Sexual na escola

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Essa curiosidade teve origem a partir de práticas de estágio desenvolvidas em uma escola pública nome da cidade. Através de observação e conversas com os (as) funcionários (as) da escola, e de contato com as redes de escolas do município, uma das problemáticas as quais constantemente emergiam como demanda relacionavam-se com a sexualidade. Se de um lado a comunidade escolar (e local, pode-se assim dizer) apresentava amiúde a demanda, do outro, existiam muitas barreias relacionadas a falta de compreensão do que viria a ser sexualidade e como ela poderia ser trabalhada tanto no âmbito familiar como escolar. Essa pesquisa será de grande importância para compreensão das relações estabelecidas entre a instituição Escola, filhos (a) e pais/responsáveis, permitindo através da percepção do público-alvo identificar seu grau de conhecimento acerca da sexualidade e se concordam com práticas educacionais que visem trabalhar tal temática.

O que poderá resultar em dados que corroborem com pesquisas já realizadas e contribuam para práticas interventivas que visem informatizar e qualificar, pais/responsáveis, professores (as) sobre a necessidade de uma educação livre de discriminações de gênero, que visibilize a diversidade existente e discuta os diferentes aspectos da sexualidade de forma transversal através do ensino. Respeitando-se as determinações estabelecidas pela RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016 do Conselho Nacional de Saúde que prevê os parâmetros de pesquisas envolvendo seres humanos. As atividades de campo serão desenvolvidas durante XXX, os dois primeiros para visita ao campo e observação e os outros 4 (quatro) dias para a coleta de dados. Sendo a data prevista para o início XXXXX à XXXX de segunda à sexta (dias de funcionamento da escola).

Caracterização da escola Nesse ítem você descreverá aspectos históricos e espaciais do espaço onde você realizará a pesquisa (A ex. Qual o nome da escola, breve histórico, características, público que a frequenta). Compreender esse aspecto tão importante para o desenvolvimento, permite construir espaços livres para o diálogo, de caráter preventivo e educativo conforme as faixas etárias adequadas para as crianças. Evitando assim o agravamento dos contextos de vulnerabilidade social a qual já podem estar expostas (RODRIGUES; WECHSLER, 2014). A escola nesse sentido exerce um papel de grande importância para em conjunto com a família, formarem uma base que prepare a criança para as relações sociais, afetivas e sexuais futuras. Embora a família seja o grupo social inicial a qual a criança deveria receber esse amparo, existem casos em que o âmbito familiar não possibilita um contexto de esclarecimento e acolhimento sendo a escola um ponto de apoio, não substituto, nesses casos.

Podendo contribuir também para o esclarecimento dessas temáticas para pais/responsáveis. Todavia a escola se apresentou como um local repleto de intencionalidade tanto no discurso como nas projeções arquitetônicas. Um modelo heteronormativo é reforçado e produzido a partir do discurso e a apropriação do conhecimento como poder, defini aquilo que é normal ou patológico, bom costume ou ato criminoso, apreciável ou repulsivo. Nesse sentido Foucault (1988, p. afirma que: Realmente as sexualidades múltiplas – as que aparecem com as idades (sexualidade do lactente ou da criança), as que se fixam em gostos ou práticas (sexualidade do invertido, gerontófilo, do fetichista. as que investem difusamente no relacionamento (sexualidade da relação médico-paciente, pedagogo-aluno, psiquiatra-louco), as que habitam os espaços definidos (sexualidade do lar, da escola, da prisão) – todas constituem o correlato de procedimentos precisos do poder.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. São Paulo: Atlas, 2016. Disponível em <http://conselho. saude. gov. br/resolucoes/2016/Reso510. pdf>. Guia para pesquisa de Campo: produzir e analisar dados etnográficos. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014. APÊNDICE QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO Nome: ____________________________________________________________ Idade:_____________ Sexo • Feminino • Masculino • Intersexo Raça/Etnia • Negro (a) • Indígena • Branco (a) • Oriental • Outros ____________ Estado Civil • Solteiro (a) • Casado (a) • Divorciado (a) • Viúvo (a) • Outro_____________ Tem filhos (as)? [ ] Não [ ] Sim. Se sim, quantos? ____________ Qual a faixa etária? ________________________________ Qual o ano de estudo? ______________________________ Escolaridade • Ensino Fundamental completo • Ensino Fundamental incompleto • Ensino Médio completo • Ensino Médio incompleto • Ensino Superior completo • Ensino Superior incompleto Local de Moradia Cidade______________ Bairro________________ Quantas pessoas moram na sua casa? (Contando com pais, irmãos ou outros parentes que moram em uma mesma casa)?________________ Com quem você mora? • Moro sozinho(a) • Pai / Padrasto • Mãe / Madrastra • Esposa / Marido / Companheiro(a) • Filhos (as) • Irmãos • Avô(ó) • Amigos ou colegas • Outros parentes ____________________ Ocupação • Trabalha • Desempregado (a) • Do lar • Autônomo (a) • Outros____________________________ Renda familiar mensal • Até 1 salário mínimo • De 1 a 2 salários mínimos • De 2 a 3 salários mínimos • De 3 a 3,5 salários mínimos • De 3,5 a 6,5 salários mínimos • De 6,5 a 10 salários mínimos • De 10 a 30 salários mínimos • Mais de 30 salários mínimos • Nenhuma renda ROTEIRO PARA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA • O que você compreende por sexualidade? • Você concorda que a escola deva trabalhar essa temática? Por que? • Você sabe se a escola desenvolve alguma atividade que se relacione com o tema, na escola? • Já fui procurada (o) por seu filho (a) para falar sobre a temática? • TCLE - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Convidamos o (a) Sr.

Eu,__________________________________________________________, fui informado sobre o que o pesquisador quer fazer e porque precisa da minha colaboração, e entendi a explicação. Por isso, eu concordo em participar do projeto, sabendo que não vou ganhar nada e que posso sair da pesquisa quando desejar. Este documento é emitido em duas vias que serão ambas assinadas por mim e pelo pesquisador, ficando uma via com cada um de nós. Data: ____/ ____/ _____ Assinatura do participante _________________________________________ Assinatura do Pesquisador Responsável Impressão do dedo polegar Caso não saiba assinar.

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