A INFLUÊNCIA DA GESTÃO NO SUCESSO DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Planejamento é o meio de produção de planos de ação que operacionaliza diretrizes com vistas à sua concreção. A escola é uma instituição que tem uma estrutura organizacional, com o objetivo de promover a aprendizagem, dos conteúdos previstos na Lei de diretrizes e bases – LDB, aos estudantes de forma eficaz e articulada; sendo assim cabe à gestão garantir que o planejamento tenha como objetivo a melhor forma de ensino desses conteúdos, dentro de um determinado tempo. Planejar é fundamental para que a função didática, conteúdos e objetivos tenham completude, através de metodologias compatíveis a temática estudada e atendendo aos princípios existentes na LDB e dos objetivos pedagógicos Para gerir é necessário mobilizar procedimentos para atingir os objetivos da organização, ou seja, gestão escolar é muito mais além que administrar uma instituição é também ser mais abrangente, atingindo o papel transformador e pedagógico que uma escola exige.

Visando a funcionalidade do planejamento é fundamental conhecer as necessidades da comunidade escolar, desenvolver metas e prevenir-se contra ações e problemas que irão surgir ao longo do processo de gestão. O gestor é um articulador, um facilitador. No contexto de explicitar as funções do gestor escolar e defini-lo, destaca-se a obra de Ribeiro de 1986, Ensaio de uma teoria da Administração Escolar: “A administração escolar vai funcionar como um instrumento executivo, unificador e de integração do processo de escolarização, cuja extensão, variação e complexidade ameaçam a perda do sentido da unidade que deve caracterizá-lo e garantir-lhe o bom êxito. ” (RIBEIRO, 1986, p. Para Libâneo (2004), a gestão é uma tarefa administrativa e que requer altos desafios, e no âmbito escolar as dimensões são profundas, por tratar-se de uma instituição que articula todo o querer público, o pensar pedagógico e o dia-a-dia.

Vale destacar o que apresenta Libâneo: “A gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir objetivos da organização, envolvendo os aspectos gerenciais, técnico-administrativo e pedagógico. Para tanto é necessário que as escolas utilizem os objetos da gestão (processo, projeto, programa), para assim atingirem seus objetivos. ” (LUCK, 2009, p. Este destaque dado por Luck em sua obra é importantíssimo para o objetivo de nosso projeto de pesquisa, por enfatizar o planejamento entre aspectos fundamentais da gestão escolar. Esta obra de Heloísa Luck dá outros destaques ao tema planejamento/gestão: “Competências de planejamento e organização do trabalho escolar [. O DIRETOR: Estabelece na escola a prática do planejamento como um processo fundamental de gestão, organização e orientação das ações em todas as áreas e segmentos escolares, de modo a garantir a sua materialização e efetividade.

” (LUCK, 2009, p. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática pedagógica. ” (OSTETTO, 2008, p. No referencial teórico, podemos notar que há uma concordância na importância do planejamento escolar. Mas, poucos teóricos destacam essa relação com a gestão como Heloísa Luck executa em suas obras. Embora, este projeto de pesquisa estabeleça uma relação entre as bibliografias das temáticas e compreenda a ótica de gestores e docentes neste aspecto e relacione todo o processo pedagógico, de gestão e de planejamento. É extremamente, compreensível que não haja modificações relevantes no âmbito do contexto escolar analisado.

Mas, evidentemente a pesquisa poderá estabelecer novas concepções nesta relação que há entre a gestão escolar e o planejamento, demonstrando assim de maneira processual a relevância desta discussão. Justifica-se então a realização desta perquisição ao compreender que este tema é relevante no processo pedagógico, por estarmos tratando do gestor escolar, sua importância, sua influência em algo significativo como o planejamento escolar que é um item de vultosa magnitude no processo pedagógico. OBJETIVO GERAL O objetivo geral, deste trabalho, consiste em analisar o trabalho da gestão para conhecer as demandas relacionadas ao cumprimento do planejamento escolar, observando a influência da gestão no sucesso da execução do planejamento escolar. Gerir uma instituição de ensino envolve recursos materiais, financeiros e físicos.

Portanto, é fundamental que haja planejamento nestas esferas. Tendo em vista que o planejamento escolar não está apenas associado a sala de aula, é preciso compreender que gerir uma instituição de ensino e realizar planejamento também está associado a toda a organização da escola. Nenhuma organização terá êxito em seus objetivos se não realizar planejamento e ter registros eficazes e organizados. A falta de organização do sistema de gestão, pode provocar sérios prejuízos na vida escolar, levando a falta de credibilidade da escola. Sem contar, que o acesso a materiais digitais facilitam o processo de busca. Sendo assim, atualmente tem sido cada vez mais comum a necessidade que os gestores escolares tenham familiaridade com a informatização, até mesmo afim de acompanhar e orientar a secretaria da escola.

Ainda no âmbito de gerir processos é necessário que o gestor escolar tenha a ciência de todos os materiais didáticos que estarão à disposição dos educadores durante o ano letivo, dando-lhes total suporte ao longo de todo o processo. Além disso, deve-se existir o acompanhamento do bom uso dos materiais físicos, além de apresentar aos docentes como maneira de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos. Uma gestão que se preocupa também em formar uma cultura, pode em muito ser promotora de uma melhor conservação dos materiais que são utilizados durante o ano, garantindo assim uma melhor preservação dos recursos financeiros que podem ser revertidos para outros itens, bem como a geração de uma cultura de respeito e preservação dos materiais escolares.

Organizar todo o quadro de pessoal (professores e funcionários de apoio) 3) Estabelecer a cultura organizacional, bem como elaborar junto com o corpo docente o projeto político pedagógico e explicitá-lo a toda a junta de funcionários. Gerir conflitos, afim da manutenção da harmonia e trabalho em equipe não serem afetados. Estabelecer de maneira clara as funções de cada funcionário e suas esferas de atuação. Embora, é fundamental que o gestor tenha eficiência administrativa, isso não diminui sua importância no aspecto pedagógico, tendo em vista que esta toca diretamente a finalidade da educação. E neste quesito há aspectos interessantes na gestão escolar atual. Portanto, a metodologia que irá ser utilizado está acordo com a concepção de Ruiz (1991) sobre o assunto, correlacionando pesquisas bibliográficas e coleta de dados.

Entende-se assim, que desta maneira haverá a correta compreensão das obras já desenvolvidas na área, a exploração coerente do material teórica já elaborado e a análise da prática docente e de gestão no processo de planejamento escolar. Na pesquisa bibliográfica iremos explorar dentre outros, obras como Dimensões da gestão escolar e suas competências de Heloísa Luck ou Organização e Gestão da Escola de José Carlos Libâneo. Compreendendo ainda nesta analise obras de Ostetto. Todas estas serão enxergadas de maneira crítica, reflexiva e analítica afim de estabelecer uma correlação destas com o objetivo central da pesquisa. Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Editora Loyola, 2004.

J. C. Organização e Gestão da Escola. OSTETTO, L. E. Planejamento na educação infantil, mais que a atividade: a criança em foco. Santa Catarina: UFSC, 2008 RIBEIRO, J. Q.

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