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PROJETO DE EXTENSÃO I - ADMINISTRAÇÃO

Modifique texto para não ter iguais. Portfolio Burguesia DADOS DO ALUNO: Aluno: [Nome completo] RA: [Número do RA do aluno] POLO / UNIDADE: CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I - ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. COMPETÊNCIAS: I - Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades; II - Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo; III - Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Planejamento e organização Aprendizado Ativo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. CONTEÚDOS: I - Sociologia, ética e direitos humanos; II - Teorias da administração; III - Comportamento organizacional. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. RELATÓRIO FINAL: Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): Local de realização da atividade extensionista: Durante a ação: Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: Resultado da ação: Conclusão: Depoimentos (se houver): RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: 1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () () 7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão…

Palavras: 2475Páginas: 9

PROJETO DE EXTENSÃO I PEDAGOGIA

Modifique texto para não ter iguais. Portfolio Burguesia Portfolio Individual – Projeto de Extensão – Pedagogia Relatório final O trabalho contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Meta 4.4 e 4.b CURSO: PEDAGOGIA – LICENCIATURA COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I – PEDAGOGIA PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia – Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. COMPETÊNCIAS: I – Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos; II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. PERFIL DE EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Pedagogia – Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Planejamento e organização Criatividade e inovação Tomada de Decisão OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Pedagogia – Licenciatura está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. CONTEÚDOS: I – Tecnologias e inovações em educação; II – Educação inclusiva e valorização da diversidade; III – Didática, planejamento e avaliação; IV – Políticas educacionais e ensino. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018. CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. TEMPLATE PDCA: Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 1. PLANEJAMENTO (PLAN) Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas. LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? IDEAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. PROTOTIPAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. IDEIAS E ANOTAÇÕES: 2. REALIZAÇÃO (DO) CRONOGRAMA: ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4 3. VERIFICAÇÃO (CHECK) Planejamento: Imersão realizada? () SIM () NÃO Ideação realizada? () SIM () NÃO Prototipação realizada? () SIM () NÃO Planejamento está ok? () SIM () NÃO Realização: Cronograma realizado? () SIM () NÃO Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Verificação: Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Projeto atende a proposta da instituição escolhida? () SIM () NÃO Houve necessidade de mudança de estratégia? () SIM () NÃO Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 4. AÇÃO (ACT) AÇÃO PROPOSTA: …

Palavras: 1925Páginas: 7

Portfolio ATIVIDADE PRÁTICA - CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

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Palavras: 2475Páginas: 9

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR UNOPAR ANHANGUERA Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. …

Palavras: 2200Páginas: 8

PORTFÓLIO ANÁLISE DE AULAS E METODOLOGIAS ATIVAS - TRABALHO INÉDITO

Portfólio Unopar - Anhanguera ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Por meio da leitura da Situação Geradora de Aprendizagem você deverá realizar a análise de UMA das aulas disponibilizadas, cujas temáticas são Agronegócio no Brasil e Crescimento Demográfico e, posteriormente, elaborar uma proposta de atividade avaliativa para UMA aula do Ensino Fundamental OU do Ensino Médio sobre o tem da aula analisada. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Você compõe o corpo docente de uma escola pública do município em que reside, e por se destacar enquanto docente de Geografia do Ensino Fundamental e Médio no uso de metodologias ativas para o desenvolvimento de suas aulas, foi convidado a realizar uma oficina sobre o uso de metodologias ativas em atividades avaliativas junto aos demais docentes da escola no momento do replanejamento para o 2o Semestre de 2022. Situação-Problema Sendo orientado(a) pela temática exposta suponha a seguinte situação: Imagine que para a realização da oficina que você foi convidado a ministrar, no momento de replanejamento para o 2o Semestre de 2022 na escola onde atua, terá que desenvolver exemplos de atividades utilizando metodologias ativas voltadas ao Ensino Fundamental OU ao Ensino Médio, para tanto, valeu-se de uma aula do 6 o Ano do Ensino Fundamental cuja temática é o Agronegócio Brasileiro OU uma aula do 1o Ano do Ensino Médio sobre Crescimento Demográfico. A partir da análise DE UMA dessas aulas você proporá atividades que sejam contextualizadas e interdisciplinares, tendo como base metodologias ativas para exemplificar junto aos demais docentes da escola possibilidades de utilização desse caminho metodológico. Orientações Para Execução do Trabalho [...]…

Palavras: 2750Páginas: 10

COMO ALINHAR SUA EMPRESA COM O RITMO DE CRESCIMENTO DO MERCADO

Vendo portfolio de todos os cursos, administração, pedagogia, entre outras áreas portfolio projeto tcc, provas e afins …

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TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE OBRAS LITERÁRIAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS

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Palavras: 3025Páginas: 11

COMO ALINHAR SUA EMPRESA COM O RITMO DE CRESCIMENTO DO MERCADO

PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR…

Palavras: 3575Páginas: 13

ESTÁGIO SPERVISIONADO GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO- MODELO PRESENCIAL UNOPARANHANGUERA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGÊNCIA ETAPA ENSINO MÉDIO- MODELO UNOPAR/ANAHAGUERA …

Palavras: 14025Páginas: 51

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE E O MONITORAMENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL

"Prezado (a) aluno (a), Seja bem-vindo (a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar individual (PTI) terá como temática central Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o monitoramento do território nacional. A escolha do tema visa proporcionar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na sequência" ... PORTFÓLIO UNOPAR/ANHANGUERA …

Palavras: 2475Páginas: 9

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES…

Palavras: 4400Páginas: 16

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA I EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL …

Palavras: 3850Páginas: 14

CST EM DESENVOLVIMENTO MOBILE

CST EM DESENVOLVIMENTO MOBILE PROJETO INTEGRADO Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Projeto Integrado é possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DO PROJETO INTEGRADO 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica da disciplina Projeto Integrado obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: ∙ Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas. ∙ Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). ∙ Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. ∙ Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. ∙ Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. PROJETO INTEGRADO 2. Leitura proposta Para atingir os objetivos deste projeto integrado, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância. ATIVIDADES Tarefa 1: O sistema operacional Android possui diversas ferramentas que visam a realizar a proteção do software e hardware. Algumas dessas ferramentas são: ∙ Design Review; ∙ Open Source e comunidade de revisão: ∙ Respostas a incidentes; Descreva as características de cada ferramenta listada anteriormente. Tarefa 2: Normalmente, desenvolvemos apps Android em Java por ser a linguagem padrão do Android Studio. Mas temos uma outra linguagem muito utilizada como alternativa: o Kotlin. Discorra sobre as principais características desta linguagem e finalize sua resposta indicando uma vantagem (se houver) de utilizá-la ao invés do tradicional Java. Tarefa 3: Gamificação é o uso das mecânicas de game em aplicativos e softwares. A ideia é encorajar os usuários a adotar comportamentos desejáveis por meio de técnicas que tiram vantagem das características psicológicas humanas. Essas técnicas encorajam o usuário a realizar tarefas consideradas normalmente entediantes como completar uma pesquisa, comprar algo, ou manter um cadastro atualizado. Explique detalhadamente o conceito de gamificação e escolha 3 aplicativos para realizar uma análise das técnicas utilizadas apontando as vantagens do uso das mesmas. Tarefa 4: PROJETO INTEGRADO Em aplicações Android podemos trabalhar com a persistência de dados locais por meio da criação de bancos de dados utilizando a biblioteca SQLite. Descreva as principais características do SQLite para aplicações Android, bem como as principais vantagens e desvantagens de sua utilização. …

Palavras: 3850Páginas: 14

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Portfólio interdisciplinar - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos…

Palavras: 3025Páginas: 11