Excel Básico e Intermediário

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Então ira aparecer todos os programas e aplicativos instalados no se PC ou Notebook. Observe à figura ao lado: No menu que aparece procure a pasta do Microsoft Office e clique nela. E depois clique em Excel 2010 Veja imagem abaixo: Depois de carregar aparece a janela do Excel 2010. Colunas: São identificadas por Letras. Linhas: São identificadas por Números. Pode se mudar o nome de todas inclusive das novas que adicionar Também pode acrescentar mais planilhas na Guia Inserir Planilha. Esta guia permite inserir mais planilhas com a mesma quantidade de linhas e colunas. Observe que assim que você clicar na guia ira aparecer uma nova planilha, como mostra na figura acima. Referências Referência Relativa => A1. As letras e os números se alteram. Menor => Utilizada para procurar o menor valor de acordo com número determinado k; exemplo o quinto menor valor possível.

Menor(A1:A12;5). Maior => Utilizada para procurar o maior valor de acordo com número determinado k; exemplo o quinto maior valor possível. Maior(A1:A12;5). Funções Intermediarias Cont. PorcV => Utilizada para procurar valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada; =Procv(C3;Matriz;2) C3 => Valor Procurado; Matriz => Tabela onde valor será procurado; Obs. Onde Matriz, foi selecionada a tabela e dado nome a ela na caixa de NOME. Coluna da tabela onde será encontrada a resposta. Referências Relativas, Absolutas e Mistas. Agora iremos trabalhar com as formulas e referências para entender como funciona o Excel, iremos ver como se trabalha com as linhas e colunas. Formulas Vamos ver agora como as referências, realmente funcionam.

Veja a figura a seguir. Na figura acima vamos utilizar referencias relativas e mistas, vamos relembrar as referências: Referência Relativa => A1. As letras e os números se alteram. Mudam as letras e os números Referências Absolutas => $A$1. E a Função Soma aparece na célula selecionada, veja o exemplo a seguir. Neste exemplo vamos somar a coluna Total. E obteremos o resultado na célula abaixo dos valores a serem somados, o resultado deve aparecer ao lado da palavra Total Geral. Clique na célula e depois clique no botão Auto Soma. Veja como vai aparecer, é só apetar <Enter> que o resultado aparece. Essas funções podem ser usadas em todas as versões do Excel. Observe o quadro. Veja que para cada coluna da a uma formula ou função diferente para cada coluna ou linha da planilha em questão.

Veja a tabela que foi montada na planilha a seguir: Para colocar bordas selecione a tabela e clique no botão Bordas => E vai ficar assim como na figura abaixo: Agora iremos trabalhar uma tabela com formulas e funções As funções utilizadas são parecidas com a função no modo de utilização e execução da delas. Vamos ver como funcionam. SE => Conta valores de acordo com um critério determinado. CONT. NÚM => Conta números, somente números. Função “cont. se” para utiliza lá selecione os valores, neste caso os valores selecionados são da coluna Valor à vista, selecione os valores de B6 a B12. Veja como fica o resultado na figura abaixo: Inserir função é um botão que tem objetivo de ajudar a montar as funções do Excel, e também mostra as muitas funções existentes no Excel 2010.

Clique nesse botão para aparecer à janela Inserir função: Com a janela aberta, caixa Procure por uma função, digite nome da função que deseja usar. Ou então na caixa Selecione uma função para poder usa-la. Neste caso foi selecionada função SE. Com a função selecionada clique no botão OK. Inserindo Gráficos Primeiro selecione os valores que se deseja no caso a coluna votos. Observe a figura abaixo: Veja que foi selecionado os valores com o nome da coluna, assim irá aparecer o nome da coluna no gráfico que no caso é no formato Pizza. Faça como na figura abaixo: Essa é apenas uma das varias opções que se tem no grupo Gráficos: Monte a tabela abaixo a seguir e depois monte um gráfico, experimente se quiser as opções do Grupo Gráfico.

Agora vamos ver Filtros, utilizados para classificação. Primeiro selecione os títulos das colunas para poder usar os filtros. C11 => Data de Admissão B6 => Data Base 01/01/2002 B11 => Salário Bruto B7 => Aumento 10% As duas condições tem que ser verdadeiras para que o resultado apareça, Caso não se atenda uma das duas condições então o resultado é zero. Função SE e OU. Esta função OU é diferente da E, como pode observar então vamos ver como ela funciona. Veja o que significa a função: SE D3 for maior que B12 OU E3 for maior que B13, então E3 vezes B14 se não Zero. D3 => ano do carro B12 => ano base E3 => valor do carro B13 => valor base B14 => desconto Esta função também funciona em conjunto para dar os resultados, lembre se as funções sempre devem ser criadas a onde se pretende ter o resultado.

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