FICHAMENTO DURKHEIN
Educação e sociologia, trad. Lourenço Flho, Edições Melhoramentos, SãoPaulo, 4ª Ed. PP. FICHAMENTO: “A PALAVRA educação tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo, para designar o conjunto de influências que, sobre nossa inteligência ou sobre a nossa vontade, exercem os outros homens, ou, em seu conjunto, realiza a natureza”. pág. A história da educação antiga, não pode deixar indiferente a nossa cultura moderna. Somos grego-latinos, pois o essencial da nossa civilização veio deles. “Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda. Seria necessário definir, agora, a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração”.
pág. ” (pág. Nessa fase da vida, as crianças estão construindo o seu eu, ou seja, a sua identidade. Eles estão descobrindo o mundo e fazendo algumas escolhas relacionadas ao jeito de ser e estar com o outro. Sendo assim, constrói-se o personalismo. “Como Rousseau já dizia, para satisfazer às necessidades da vida, a sensação, a experiência e o instinto podem bastar, como bastam aos animais. A educação, é o meio que transmite conhecimentos para os homens se orientarem perante o meio em que vivem. “Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.
” (pág. Para que se dê a transformação social, deve-se primeiro, a mudança pessoal.
901 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download